Está querendo discutir por horas a fio? Aqui pode ser o seu lugar!

 1+2=7
  •  23870 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Não que eu seja monarquista, mas analisando aquela época e toda história do Brasil Republica, só vejo pontos negativos do golpe inconstitucional dos militares sobre a monarquia.

     Afternoon
  •  5530 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Brasilzão era temido, se não me engano foi além de ser a 5a economia e 3a marinha do globo

    Mas tivemos bons imperadores e imperatriz, o que não garante que se manteria assim
    Dantasv2  isso

     Locke
  •  15577 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Afternoon escreveu: Brasilzão era temido, se não me engano foi além de ser a 5a economia e 3a marinha do globo

    Mas tivemos bons imperadores e imperatriz, o que não garante que se manteria assim
    É bem difícil um monarca constitucional ser ruim a ponto de ser pior que um chefe de estado republicano, por algumas razões. A principal é que como não há coisa pública e seu mandato é vitalício, não há incentivo para espoliar e sabotar o Estado e seus bens, pois isto equivale a sabotar as próprias posses e dos herdeiros. Compare com um chefe de estado republicano, que por permanecer apenas quatro (ou oito) anos, sem garantia alguma de que seu grupo ou família manterá o comando, sente-se incentivado a saquear o que for possível. Um herdeiro da monarquia também deve estudar e dedicar-se desde muito cedo para assumir o posto.
    coffee  isso

     Afternoon
  •  5530 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Locke escreveu:
    Afternoon escreveu: Brasilzão era temido, se não me engano foi além de ser a 5a economia e 3a marinha do globo

    Mas tivemos bons imperadores e imperatriz, o que não garante que se manteria assim
    É bem difícil um monarca constitucional ser ruim a ponto de ser pior que um chefe de estado republicano, por algumas razões. A principal é que como não há coisa pública e seu mandato é vitalício, não há incentivo para espoliar e sabotar o Estado e seus bens, pois isto equivale a sabotar as próprias posses e dos herdeiros. Compare com um chefe de estado republicano, que por permanecer apenas quatro (ou oito) anos, sem garantia alguma de que seu grupo ou família manterá o comando, sente-se incentivado a saquear o que for possível. Um herdeiro da monarquia também deve estudar e dedicar-se desde muito cedo para assumir o posto.
    Já considerei esses pontos, mas ainda com essas peculiaridades existiram monarcas ruins... nosso principe poderia simplesmente ter um filho burrão e manipulável

    Teria que ser uma constituição bem enxuta mesmo, pq um rei burro não é impichavel como a dilma foi
    Mucamo  isso

     coffee
  •  5141 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Afternoon escreveu:
    Locke escreveu:
    Afternoon escreveu: Brasilzão era temido, se não me engano foi além de ser a 5a economia e 3a marinha do globo

    Mas tivemos bons imperadores e imperatriz, o que não garante que se manteria assim
    É bem difícil um monarca constitucional ser ruim a ponto de ser pior que um chefe de estado republicano, por algumas razões. A principal é que como não há coisa pública e seu mandato é vitalício, não há incentivo para espoliar e sabotar o Estado e seus bens, pois isto equivale a sabotar as próprias posses e dos herdeiros. Compare com um chefe de estado republicano, que por permanecer apenas quatro (ou oito) anos, sem garantia alguma de que seu grupo ou família manterá o comando, sente-se incentivado a saquear o que for possível. Um herdeiro da monarquia também deve estudar e dedicar-se desde muito cedo para assumir o posto.
    Já considerei esses pontos, mas ainda com essas peculiaridades existiram monarcas ruins... nosso principe poderia simplesmente ter um filho burrão e manipulável

    Teria que ser uma constituição bem enxuta mesmo, pq um rei burro não é impichavel como a dilma foi
    Eu considero o Dom Pedro II fraco politicamente, ou no mínimo sem grandes "dotes políticos". Talvez se tivesse maiores qualidades políticas, poderia ter evitado o (esdrúxulo e preguiçoso) golpe militar ou investido numa verdadeira monarquia parlamentarista, dividindo efetivamente as funções do Chefe de Estado e do Chefe de Governo. De qualquer modo, está longe de ser considerado um monarca ruim.

     coffee
  •  5141 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Tem outra questão importante a ser considerada: o Império brasileiro, sobretudo em razão do trabalho do D. Pedro II, estava alicerçado em fortes raízes culturais. Embora "forjada" até certo ponto, era uma verdadeira monarquia tropical, bastante peculiar e construída ao longo dos anos. O que quero dizer com isso é que havia uma identificação social na monarquia, uma certa ideia de nação. Por outro lado, a República brasileira até hoje não tem uma cultura constituída, destacando-se, afora o militarismo, pela corrupção e pelo coronelismo. Enfim, a República não nos legou nenhum projeto de nação :rimbuk2:

     Afternoon
  •  5530 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Isso deve ser considerado, é dificil você dizer que a republica aqui necessariamente daria errado se nossa identidade nacional não tivesse sido apagada como foi e a derrubada da monarquia tivesse ocorrido naturalmente no seu tempo (se é que seria derrubada mesmo)

    Mas é engraçado como os monarcas brasileiros foram golpeados no seu ápice de glória indo diretamente ao oposto das outras monarquias que foram abolidas como a francesa e russa, o Brasil é bizarro demais, D.Pedro II era um professor no sentido da palavra, realmente o golpe poderia ter sido evitado, faltou jogo político

    Dificil ter futuro se nosso passado nem é estudado e glorificado nos seus pontos positivos
    coffee, Mucamo  isso

     LL SCCP
  •  46983 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Nenhuma
    Nem paro pra pensar nisso, pra mim esse país sempre teve destinado ao fracasso e eu tenho muita vergonha de ter essa nacionalidade


    Gol do pato

    Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

     coffee
  •  5141 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Bolatti Deusudo escreveu:
    coffee escreveu:
    Afternoon escreveu:
    Locke escreveu:
    Afternoon escreveu: Brasilzão era temido, se não me engano foi além de ser a 5a economia e 3a marinha do globo

    Mas tivemos bons imperadores e imperatriz, o que não garante que se manteria assim
    É bem difícil um monarca constitucional ser ruim a ponto de ser pior que um chefe de estado republicano, por algumas razões. A principal é que como não há coisa pública e seu mandato é vitalício, não há incentivo para espoliar e sabotar o Estado e seus bens, pois isto equivale a sabotar as próprias posses e dos herdeiros. Compare com um chefe de estado republicano, que por permanecer apenas quatro (ou oito) anos, sem garantia alguma de que seu grupo ou família manterá o comando, sente-se incentivado a saquear o que for possível. Um herdeiro da monarquia também deve estudar e dedicar-se desde muito cedo para assumir o posto.
    Já considerei esses pontos, mas ainda com essas peculiaridades existiram monarcas ruins... nosso principe poderia simplesmente ter um filho burrão e manipulável

    Teria que ser uma constituição bem enxuta mesmo, pq um rei burro não é impichavel como a dilma foi
    Eu considero o Dom Pedro II fraco politicamente, ou no mínimo sem grandes "dotes políticos". Talvez se tivesse maiores qualidades políticas, poderia ter evitado o (esdrúxulo e preguiçoso) golpe militar ou investido numa verdadeira monarquia parlamentarista, dividindo efetivamente as funções do Chefe de Estado e do Chefe de Governo. De qualquer modo, está longe de ser considerado um monarca ruim.
    Pô, Dom Pedro II é literalmente o governante que mais tempo ficou no poder do país. Soube conciliar diversos interesses em diversas épocas. Só não ligava pro trono tanto e sofreu um golpe quando já tava velho demais e sem saco.
    Compreendo a sua percepção, mas não se pode desconsiderar também que o Dom Pedro II foi uma “criação”, o “herdeiro e pacificador da nação”, ele é o típico exemplo do monarca que “cai de paraquedas” no trono. Criou-se uma mística em torno dele, até mesmo uma certa despersonalização em prol da figura monárquica. Mas, tudo bem visto, ele me parece mais um caso de inércia mesmo do que de um monarca que comanda a nação. Ou seja, ele ficou bastante tempo porque evitou crises e conflitos, não encarou grandes adversidades. Quando foi necessário pulso firme e atitude (pós-Guerra do Paraguai e Lei Áurea), os militares e cafeicultores puxaram o tapete dele.

    Com isso, não quero desmerecê-lo, mas defender que a ruína da monarquia se deve, em muito, à inércia do Imperador.



    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

     GAMEXR BR
  •  4141 posts
  •  

    Avatar do usuário

    A melhor era do país, a escravidão, institucionalização da religião católica, violenta repressão a movimentos separatistas, baixa mobilidade social e etc são meros detalhes.
    abdulzido  isso

     X-MAN
  •  18826 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Haviam pessoas capazes e com boa visão de mundo, acho que essas pessoas dariam certo com qualquer regime. Então acho uma baboseira essa onda de idolatria da monarquia. A própria ideia de ter que ver gente como semi Deus é patética o suficiente.
    abdulzido  isso

     Kar
  •  34197 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Acho que deveria voltar.

    Os militares só fazem merda mesmo.

     helex
  •  17277 posts
  •  

    Meu tataravô viveu nessa época e disse que não é nada do que falam hoje em dia

     Geraldo Grêmio
  •  27974 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Acho que romantizam demais esse tempo

    se fosse bom, o imperio teria se mantido por mais tempo

     SixAxiS
  •  20421 posts
  •  

    Avatar do usuário

    helex escreveu: Meu tataravô viveu nessa época e disse que não é nada do que falam hoje em dia
    Teu tataravô tem 140 anos?

     1+2=7
  •  23870 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Geraldo Grêmio escreveu: Acho que romantizam demais esse tempo

    se fosse bom, o imperio teria se mantido por mais tempo
    Se tivesse sido derrubado por uma revolta popular tudo bem, mas império sofreu golpe após perder apoio da oligarquia rural e dos militares.

    Quem dera Brasil republica passasse 67 anos sem uma ditadura/golpe/impeachment.

     Geraldo Grêmio
  •  27974 posts
  •  

    Avatar do usuário

    1+2=7 escreveu:
    Geraldo Grêmio escreveu: Acho que romantizam demais esse tempo

    se fosse bom, o imperio teria se mantido por mais tempo
    Se tivesse sido derrubado por uma revolta popular tudo bem, mas império sofreu golpe após perder apoio da oligarquia rural e dos militares.

    Quem dera Brasil republica passasse 67 anos sem uma ditadura/golpe/impeachment.
    Entao, novamente eu volto ao meu ponto.
    Se o Imperio fosse bom, o povo defenderia o imperio. O povo foi passivo, o proprio imperador largou mao.

    Mas como nao é história recente, a romantizacao é inevitavel

     helex
  •  17277 posts
  •  

    SixAxiS escreveu:
    helex escreveu: Meu tataravô viveu nessa época e disse que não é nada do que falam hoje em dia
    Teu tataravô tem 140 anos?
    matheus
    SixAxiS  isso

    MENSAGENS RECENTES

    Gosto do futebol dele porem sempre passou uma vibe[…]

    https://twitter.com/JoaquinTeixeira/status/1784335[…]

    https://twitter.com/futnatv/status/178428937294407[…]



    O melhor conteúdo: seguro, estável e de fácil manutenção, desde 2012