O seu lugar para falar asneiras e discutir assuntos variados

ViniciusRV
  •  12812 posts
  •  

Engenheiros ficam sem emprego, mudam de área e vão até para o Ube

Recém-formada em engenharia civil, Ana Caroline Gomes, 23, decidiu continuar os estudos e fazer uma pós-graduação. O engenheiro mecânico Gutemberg Rios, 33, estuda migrar para o Canadá.

"Aqui não tem muita perspectiva de melhora a curto prazo", afirma ele, demitido da empresa onde atuava no final de outubro.

Rios faz parte da estatística de 496 demissões na carreira registradas no Distrito Federal no ano passado.

Em 2014, já foi possível notar uma redução de vagas: diferentemente de anos anteriores, o saldo entre engenheiros admitidos e desligados naquele ano foi negativo.

De acordo com estudo da Federação Nacional dos Engenheiros, foram, ao todo, pouco mais de 52 mil profissionais contratados e 55,1 mil demitidos.

GIGANTES SOB SUSPEITA

A queda nas atividades da construção civil e a Operação Lava Jato, que investiga suspeitas de corrupção na Petrobras e já prendeu executivos das principais empreiteiras do país, são apontadas como principais fatores para a crise no setor de engenharia.

E a expectativa dos profissionais para este ano não é animadora.

"Para ter obra, precisa haver uma decisão de investimento. Seja do comércio, que vai fazer uma galeria de lojas, seja de alguém que vai reformar a residência. E quem é que está tomando a decisão de investir hoje?", questiona Eduardo Zaidan, vice-presidente do Sinduscon-SP (sindicato da construção civil).

Somente no ano passado, de acordo com dados do Ministério do Trabalho, o setor da construção civil fechou 416,9 mil vagas.

Para Zaidan, o atual cenário gera um novo "desmonte" na carreira, que recentemente enfrentou carência de profissionais qualificados.

A atual crise no setor de engenharia é comparada, por profissionais mais experientes, à chamada década perdida, nos anos 1980.

Naquele período, diante de uma crise profunda na economia, os engenheiros começaram a migrar para funções em outras áreas.

"A economia brasileira parece voo de galinha: uns anos são bons, o resto é ruim. Mas acho que este é o pior momento, porque não tem perspectiva de que vai melhorar", afirma Daniel Galano, 52.

Formado em engenharia mecânica em 1987, ele foi demitido da empresa em que atuava em 2014 e, desde então, não conseguiu outro trabalho na área.

Também graduado na década de 1980, Antônio Seirio, 55, aponta dificuldade em se fixar na carreira vinculada "diretamente à indústria", em que se especializou.

"Se a economia não gira, não se contrata engenheiro", diz ele, com um MBA no currículo, feito a partir de programa do governo federal, o chamado Promimp (programa de incentivo à indústria).

Nos últimos anos, Seirio ocupou funções técnicas em diferentes empresas e, desde novembro, trabalha como motorista do Uber, serviço de transporte particular.

"Já vi situações difíceis, mas não como essa", resume Célia Almeida, 42. Demitida em outubro da empresa em que trabalhava como engenheira ambiental, hoje atua no mesmo local, mas por contrato. O trabalho em tempo integral, de 8,5 salários mínimos, foi reduzido para atividade parcial e 4 mínimos.

Com quatro filhos, todos na universidade, recorreu ao seguro-desemprego.

"Banhos quentes viraram mornos. O pacote de internet acabou, só eu tenho celular pós-pago agora. Estou segurando o dinheiro que ganho", afirma Almeida.

MAIS FORMADOS

Nos últimos anos, no entanto, houve aumento da procura pela profissão.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/20 ... ntar.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;
    Será que existe algum outro país do mundo que essa merda vem acontecendo? Bizarro.

Fabricio
  •  11288 posts
  •  

Normal, mais pessoas estão na faculdade e anos atrás diziam que faltavam engenheiros, isso estimulou bastante

Bliss
  •  30445 posts
  •  

Fabricio escreveu: Normal, mais pessoas estão na faculdade e anos atrás diziam que faltavam engenheiros, isso estimulou bastante
    A trouxaiada caiu matando em cima da Civil achando que ia sair ganhando 20k logo de cara

Hazard
  •  3911 posts
  •  

Hj em dia tem excesso de tudo

Advogados que o diga

panqueca verde
  •  8106 posts
  •  

Um monte de engenheiro de bosta formados em faculdades de bosta que só bebiam e não faziam mais nada na faculdade.
    Vão ficar desempregados mesmo.

Geraldo Grêmio
  •  28088 posts
  •  

panqueca verde escreveu: Um monte de engenheiro de bosta formados em faculdades de bosta que só bebiam e não faziam mais nada na faculdade.
    Vão ficar desempregados mesmo.
    E um monte de coroa que não se atualiza e fica pra trás.

panqueca verde
  •  8106 posts
  •  

Mas além de tudo isso tem muita gente qualificada que ta foda pra entrar no mercado de trabalho.

Meu tio é engenheiro formado na USP, pós graduação e os caralho, fala varias linguás e acabou sendo mandado embora, ele trabalhava na BMW. Demorou um ano pra poder achar emprego e mesmo assim ganhando beem abaixo do que ganhava.

Piccolo_san
  •  65836 posts
  •  

Nessa hora, você ter os contatos certos te abre muitas portas.
    Eu estou sentindo isso hoje em dia. Ainda bem que as horas sem dormir para fazer uns freelancer tem compensado.

Galt
  •  12774 posts
  •  

Título e diploma só garante alguma coisa se o cara fizer um curso bom na ivy league. De resto network sua segurança financeira tá mt mais ligada ao número de pessoas q você conhece do que aquelas coisas bonitas que você põe no LinkedIn.

Balder Himself
  •  7739 posts
  •  

faculdade no Brasil ensina a ser empregado, não à empreender

e até pelo numero de formados todos os anos VS aposentadoria cada vez mais tardia, é claro que vai faltar emprego.

isso só vai mudar quando houver mais poulação dependente do que economicamente ativa.

tenho um amigo que sempre foi burrão. Fez FEI se arrastando e nem ele sabe direito como conseguiu se formar. Hoje trabalha em uma hidrelétrica no Pará e tira uma bota nota graças aos contatos do pai ( imagino que seja, só pode ser, o brodi é tapado)

Hankey
  •  85643 posts
  •  

Balder Himself escreveu: faculdade no Brasil ensina a ser empregado, não à empreender

e até pelo numero de formados todos os anos VS aposentadoria cada vez mais tardia, é claro que vai faltar emprego.

isso só vai mudar quando houver mais poulação dependente do que economicamente ativa.

tenho um amigo que sempre foi burrão. Fez FEI se arrastando e nem ele sabe direito como conseguiu se formar. Hoje trabalha em uma hidrelétrica no Pará e tira uma bota nota graças aos contatos do pai ( imagino que seja, só pode ser, o brodi é tapado)
    FEI forma um monte de gente desse naipe

Locke
  •  15580 posts
  •  

Nunca faltou engenheiro, nem na época das vacas gordas.

O que ocorre é que as empresas não querem treinar recém-formados e aí reclamam de "falta de mão-de-obra qualificada".

Fazem exigências bem além do visto em um bacharelado, não conseguem quase ninguém (pois as especificidades exigidas não fazem parte do currículo regular da universidade) e aí choram para a imprensa e o governo.

Resultado: mais gente cursando faculdade, que será dispensado do mesmo jeito, e engenheiros importados que já tiveram treinamento lá fora.

Mesmo quem fez estágio ou estuda por conta pode acabar não atender a todas as especificações, até porque se usa muita coisa proprietária ou de difícil acesso.

Pedro
  •  8459 posts
  •  

É de tudo um pouco

Brasil não ta crescendo, faculdades não ensinar a empreender, alunos passam 5 anos só bebendo e colando nas provas (me formei em Federal e era assim, imagina em particular) etc como já citaram aí

DAC
  •  15232 posts
  •  

Quando entrei na faculdade civil tava em alta. Boa Dilmãe :emocao:

Lipão
  •  2443 posts
  •  

Hankey escreveu:
    Balder Himself escreveu: faculdade no Brasil ensina a ser empregado, não à empreender

FEI forma um monte de gente desse naipe
    Faço FEI e discordo.
    FEI possui uma metodologia de fazer o sujeito ir atrás, o que é raro em faculdade particular, fazendo com que sempre veem com olhos diferente pra vc
    Quando se trata de FEI tem sempre uma boa chance de conseguir algo, mas nada adianta se o sujeito é um boçal, você pode fazer USP e ser um merda, como fazer UNIP e ser fudido.

PS: faço materiais, já é um curso escasso (estudantes e vagas de emprego), com indústria falida estou fudido no futuro.

songohan2
  •  28335 posts
  •  

Meu amigo fez FEI e acabou de terminar o doutorado na França.
    Já fez pós lá tb, mora uns 4 anos lá já.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

LL SCCP
  •  46983 posts
  •  

Gabriel Diniz escreveu:
    Fabricio escreveu: Normal, mais pessoas estão na faculdade e anos atrás diziam que faltavam engenheiros, isso estimulou bastante
    A trouxaiada caiu matando em cima da Civil achando que ia sair ganhando 20k logo de cara
    Otarios

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

panqueca verde
  •  8106 posts
  •  

É engraçado porque desde que eu comecei a estudar economia em falava tudo isso.

Qualquer um com o minimo de noção e que não se deixa se levar por ideologia partidária conseguia ver o tanto de problema que o Brasil ia ter nessa área, e que essa galera fazendo engenharia ia ser um puta fail.

Farofas
  •  206305 posts
  •  

tava na cara que isso ia acontecer.

e o galerão que fez petroleo e gas nesses ultimos 10 anos achando que a Petrobras ia decolar tbm ta levando na tarraqueta

Nitro
  •  35567 posts
  •  

Piccolo_san escreveu: Nessa hora, você ter os contatos certos te abre muitas portas.
    Eu estou sentindo isso hoje em dia. Ainda bem que as horas sem dormir para fazer uns freelancer tem compensado.

E aquela proposta que você falou no ano passado?

MENSAGENS RECENTES

https://i.ibb.co/6RxY190K/Gallery-1765020792493.p[…]

Tópico Oficial das VTubers

Precisamos falar da solidão do Mongol&atild[…]

https://pbs.twimg.com/media/G7TISmiXwAA9cH2?forma[…]

https://pbs.twimg.com/media/G7bkC71WAAA2h1I?forma[…]

O melhor conteúdo: seguro, estável e de fácil manutenção, desde 2012