O seu lugar para falar asneiras e discutir assuntos variados
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 9

 Metaliun
  •  2991 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Tenho acompanhado debates e discussões sobre a natureza política do nazismo. Com alguma preocupação tenho visto pessoas compartilharem informações segundo as quais o nazismo seria um movimento de esquerda, uma vertente do socialismo, uma forma de marxismo. Eu realmente não pensava que um artigo com esse seria necessário. No início achava que o debate não passava de uma discussão de gente ideologicamente comprometida, um debate sem importância nas redes sociais. Pois bem, não era isso. Em tempos de “fake News”, versões falseadas de história também devem ser combatidas, sob o risco de se tornarem versões oficiais.
    essoas que defendem a tese de que o nazismo era de esquerda o fazem baseado em dois argumentos principais, o primeiro deles seria de que o próprio nome do partido de Adolf Hitler continha o termo “socialismo”, o que segundo eles seria uma prova para apontar a identificação do movimento com o marxismo. O segundo argumento seria o de que um certo estatismo nazista aproximaria o nazismo da esquerda política.

    Iniciaremos com o primeiro argumento:

    A ideia de que o nome de um partido explicitaria, de forma direta e absoluta sua identidade é um exagero e um equivoco. Assim fosse, alguns partidos brasileiros seriam bastante diferentes do que são. O PDS seria um partido de esquerda. O atual PTB estaria, de fato, preocupado com o legado trabalhista e o PPS estaria na extrema esquerda do espectro político. Basear a natureza de uma agremiação política apenas em seus títulos remete a um nominalismo banal e irrelevante. Infantiliza o debate e transforma tudo em uma discussão rasa e baixa.Além de demonstrar profundo desconhecimento histórico mesmo.

    Me explico:

    O Partido Nacional-Socialista dos trabalhadores Alemães, Havia sido criado a partir do Partido dos Trabalhadores Alemães, fundado por Anton Drexler. Esse partido desde sempre fora anti –comunista e antissemita e tentava combater o marxismo e os levantes comunistas na Alemanha. Em 1920, Adolf Hitler toma a liderança do partido e o transforma em Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães.

    Sua intenção era criar um partidos de massas, radicalmente antissemita e anti-comunista. Hitler e os nazistas eram nacionalistas extremistas. Acreditavam na construção de um Estado alemão baseado na raça ariana. Assim, quaisquer perspectiva de classes ou internacionalistas eram consideradas posições inimigas e deviam ser derrotadas. Dessa forma, Hitler percebe o socialismo, o marxismo e o judaísmo como inimigos. Os dois primeiros por falar em luta de classe e internacionalismo, o segundo por ser, segundo ele, cosmopolita.

    Não há dúvida, o nacional –socialismo se consolida como movimento de extrema direita, anti- marxista e antissemita.

    Agora sobre o segundo ponto, a pretensa aproximação com o socialismo pela perspectiva estatista do Nazismo.

    Para além de ser antissemita e anti-comunista, o nazismo sempre fora anti-liberal. Assim, ele não acreditava em políticas universalistas e descentralizadas. O Estado Nazista, contrário a luta de classes, se aproximava de grandes empresas, tinha um discurso anti especulativo e tinha como objetivo a expansão racial, militar e territorial.

    Mais uma vez, ao contrário de perspectivas socail-democratas, socialistas ou marxstas, a centralização estatal não tinha intenções distributivas, não pretendia combater a desigualdade econômica ou diferenças sociais. Ao contrário, a razão de existência do Estado era manter as diferenças, diferenças raciais. Estabelecer um estado racialmente hegemônico, escravizar e eliminar raças inferiores. Combater e exterminar a oposição que falava em classes sociais.

    O nazismo, ao contrário do socialismo, não intencionava a abolição da propriedade privada e nem a coletivização dos meios de produção. O nazismo gostaria de garantir a arianização da econimia, buscava ter alianças com grandes empresas verdadeiramente alemães e buscaba construir um estado corporativo. O nazismo constituía-se assim, como modelo de capitalismo excludente e estatal. Nada mais distante do que qualquer posição a esquerda.

    Mas não se enganem, nada mais distante, também, de qualquer posição de deireita liberal. O nazismo era um movimento de extrema –direita, o que em sua natureza é distinto da direita liberal e democrática.

    Por fim, gostaria de afirmar o vínculo do nazismo com teorias conspirativas da história. O complô judaico-marxista era constantemente denunciado por Adolf Hitler em discursos e textos. Não havia, nesse sentido, espaço para o livre pensar.

    Todos estavam vinculados a alguma conspiração e deviam ser delatados ao Estado. Assim, não havia espaço para uma esquerda liberal, para a social democracia, para o socialismo não marxista. Ser de esquerda era, segundo, as teses nazistas, ser vinculado ao complô judaico-bolchevique. Ser marxista era ser parte da conspiração judaico-comunista.

    Devo dizer que o que mais me preocupa nessa onda que tenta vincular o nazismo a esquerda é que percebo esta mesma tentativa. A ideia de conspiração também está presente hoje, Em textos, posts ou vídeos, a narrativa de uma conspiração esquerdista me faz pensar que estamos diante de um novo surto de extrema direita. O que seria trágico para todos os democratas e liberais, sejam de direita ou de esquerda.

    Michel Gherman, professor da Universidade Hebraica de Jerusalém e coordenador do Centro de Estudos Judaicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro

     1+2=7
  •  23870 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Nazismo era extremo estatista de esquerda com características de direita.

    Esse vídeo do Ideias Radicais é perfeito, é uma compreensão alternativa do socialismo.
    Reload  isso

     Lakitus
  •  45410 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Não.

     vilela_09
  •  40472 posts
  •  

    Avatar do usuário

    social nacionalismo, o próprio nome explica que tem características de esquerda e direita, não existe nenhum segredo a respeito
    Reload  isso

     queito
  •  9895 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Extrema-direita são os anarcocapitalistas. São o grupo que simplesmente querem a total abolição de um estado e a entrega total dos recursos a iniciativa privada.

    O Nazismo como diz o nome é um partido Nacional Socialista. Assim como ocorreu com os sociais democratas os nazistas perceberam que não poderiam simplesmente destruir a iniciativa privada, pois isso culminaria na destruição da própria economia. Então eles proporiam a ideia de uma estado interventor. Existiria a propriedade privada, mas essa propriedade privada seria signatária ao Estado. O estado socialista que elimina por completo a propriedade privada morre economicamente como ocorreu com a União Soviética, Cuba, Coreia do Norte e recententemente a Venezuela. É uma questão de lógica e não de prazeres. Se Hitler pudesse extinguir a propriedade privada sem sofrer um revez econômico ele faria, e não o fez porque os seus economistas o advertiram dos efeitos colaterais.

    Outro detalhe. O Nazismo começou nacionalista, mas apenas por necessidade, a medida que o seu poder cresceu ele passou a ser um partido internacionalista. Hitler começou a invadir as outras nações europeias para impor o nazismo sobre eles. Não é uma invenção, é um fato documentado. A intenção não era só se expandir para Europa, eles também queriam se expandir para a América Latina.


    Esse cara aqui ainda foi mais certeiro:

     Theus27
  •  20201 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Ele busca rebater um argumento tosco, que é classificar ideologicamente algum governo, partido ou movimento político pelo nome e não por suas ações, com outro argumento tosco que é jogar o Nazismo na extrema direita dentre outras coisas pq era anti-comunista SOVIÉTICO e era rival do socialismo marxista.

    É tanto contrasenso, que um social democrata que rejeita os regimes totalitários de extrema esquerda ao mesmo tempo que discorda da dialética marxista, deveria ser de "extrema direita" também, seguindo essa mesma lógica.

    O autor comete um erro fatal em dizer que eram anti-socialista, mentira pq tinha antagonismo com os marxistas, mas professavam uma outra linha de socialismo, o autor quer nos convencer que o nacional socialismo se trata de um "socialismo de direita".

    Eu queria entender o que faz o fascismo/nazismo serem considerados parte de uma direita "extrema" sendo que divergem profundamente com o que se também consideram pelos mesmos cientistas políticos de "centro-direita" e "direita" relativos a liberais e conservadores.

    Concordo com o Raphael Hyde de que é perda de tempo ficar discutindo isso em termos de "esquerda e direita", sendo melhor dar nome aos bois (aliás, ótimo vídeo), não vou inverter a lógica de jogar o Nazismo na extrema esquerda, mas a arrogância de quem ironiza esse tipo de expediente que virou moda nos últimos tempos, é algo inacreditável pq os argumentos são tão tolos e incoerentes quanto aqueles que tais intelectuais de meia tigela chamam de ignorantes.

     Locke
  •  15574 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Metaliun escreveu: Michel Gherman, professor da Universidade Hebraica de Jerusalém e coordenador do Centro de Estudos Judaicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Imagem

     Raimundo
  •  8799 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Bom Nick escreveu: Blz, esquerdinha

     Mucamo
  •  29444 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Nem vale a pena discutir

    Nao precisa ter amis de 2 neuronios e ler um pouco de historia para saber que o Naciolismo foi inspirado em ideais de esquerda e estatismo. Ele viu que essa bobagem de luta de classes era meu ovo esquerdo ao levar um bolada na pelada de sabado. Viu que em vez dessa baboseira, unir todo com um ideal de nação seria bem mais vantajoso.

    Ele nao tomava e estatizava as fábricas como uma sociedade comunista. Mas obrigava os donos a fazerem o que ele mandava. Praticamente a mesma coisa. Isso nao e direita. É uma esquer gourmet.

    Vai se ferrar quem discute isso com inclusao

     queito
  •  9895 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Mucamo escreveu: Nem vale a pena discutir

    Nao precisa ter amis de 2 neuronios e ler um pouco de historia para saber que o Naciolismo foi inspirado em ideais de esquerda e estatismo. Ele viu que essa bobagem de luta de classes era meu ovo esquerdo ao levar um bolada na pelada de sabado. Viu que em vez dessa baboseira, unir todo com um ideal de nação seria bem mais vantajoso.

    Ele nao tomava e estatizava as fábricas como uma sociedade comunista. Mas obrigava os donos a fazerem o que ele mandava. Praticamente a mesma coisa. Isso nao e direita. É uma esquer gourmet.

    Vai se ferrar quem discute isso com inclusao
    :chorar3:

     Channer
  •  5975 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Vai resolver alguma coisa saber se e de direita ou esquerda? Até porque o entendimento de direita e esquerda e bem diferente durante a guerra fria e pós guerra fria, também tem diferença dos orientais para o Ocidente, enfim e o tipo de coisa que não vai levar a nada o nazismo vai continuar sendo nazismo.

     Ghaleston
  •  12551 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Nitro escreveu: Nazi de esquerda e direita
    Imagem
    vou compartilhar

     Giroux
  •  583 posts
  •  

    O nazismo é uma ideologia suis generis, ponto final. Podem sair pra brincar agora.

     Nitro
  •  34881 posts
  •  

    Avatar do usuário

    w.com escreveu: vou compartilhar

    Não é minha autoria. Peguei no twitter.

     Lakitus
  •  45410 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Locke escreveu:
    Metaliun escreveu: Michel Gherman, professor da Universidade Hebraica de Jerusalém e coordenador do Centro de Estudos Judaicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Imagem
    • 1
    • 2
    • 3
    • 4
    • 5
    • 9

    MENSAGENS RECENTES

    Inacreditável. Baixei UM MOD para dragon […]

    Diria que provavelmente o México por um lad[…]

    porque que esse retardado voltou pro pro brasil :[…]



    O melhor conteúdo: seguro, estável e de fácil manutenção, desde 2012