O seu lugar para falar asneiras e discutir assuntos variados

 Bom Caráter
  •  8884 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Da última vez que Washington se mobilizou para uma guerra comercial, o presidente era Ronald Reagan, e o adversário, o Japão
    Imagem
    A Casa Branca prepara hoje os mesmos armamentos pesados - uma combinação de tarifas e cotas de importação - e os aponta, principalmente, contra as importações vindas da China. Quase tudo está na mira dos EUA, de produtos siderúrgicos e painéis solares a lavadoras de roupa. O superávit comercial recorde da China com os EUA, anunciado na semana passada, é o possível catalisador das hostilidades, após um ano de ameaças do presidente Donald Trump.

    Não é certo que haverá a guerra comercial, mas, se houver, não vai se parecer em nada com as batalhas dos anos 80 contra semicondutores, carros e TVs japoneses.

    As forças são mais equilibradas desta vez: os EUA nunca entraram num conflito comercial contra um rival como a China, em termos de tamanho econômico, capacidade industrial e ambição global.

    O Japão era um aliado dos EUA, enquanto a China é cada vez mais um rival. Isso amplia o risco de uma escalada olho por olho, dente por dente, especialmente porque o apoio a Pequim vem perdendo força tanto no espectro político dos EUA quanto entre a comunidade empresarial americana, que tradicionalmente era forte defensora do comércio com a China.

    Na batalha que vai se delineando, alimentada pelo protecionismo dos dois lados (o lema America First, de Trump, tem seu contraponto no Sonho Chinês, do presidente Xi Jinping), cada lado exagera as suas próprias vantagens.

    "Há uma guerra comercial se aproximando em razão do fanatismo ideológico e das estimativas absolutamente contraditórias de quem leva mais vantagem", diz Scott Kennedy, especialista em política industrial no Center for Strategic and International Studies, um instituto de Washington.

    Os mercados internacionais parecem estar amplamente despreparados para o que pode se tornar um choque de titãs. Sem contar a ameaça nuclear da Coreia do Norte, o maior estraga-prazeres econômico de 2018 seria uma guerra comercial entre China e EUA.

    Uma vez iniciada uma guerra comercial, os efeitos poderão ser sentidos bem além das fronteiras dos combatentes. Os primeiros danos colaterais seriam vistos entre os aliados dos EUA nas cadeias de fornecimento. A China ainda é, em grande medida, o ponto final de montagem de componentes de alta tecnologia importados do Japão, Coreia do Sul e Taiwan.

    Se a guerra sofrer uma grande escalada, poderia derrubar toda a arquitetura do comércio mundial. Esse pode, de fato, ser o objetivo de Trump. Seu ponto de vista de longa data é que um dos maiores erros já cometidos pelos EUA foi guiar a China para a Organização Mundial do Comércio (OMC) em 2001, capacitando um concorrente. Assessores dizem que ele regularmente ameaça deixar a entidade.

    No passado, Trump sinalizou que a ajuda dos chineses na questão da Coreia do Norte poderia levar os EUA a não adotar medidas comerciais. Em telefonema com o presidente dos EUA ontem, Xi disse que problemas comerciais devem ser resolvidos "tornando maior o bolo da cooperação", segundo relatou a agência Xinhua.

    Pontos fortes táticos de Pequim, alguns são culturais: o povo chinês lida melhor com sabores "amargos", isto é, consegue suportar adversidades. A percepção de que há uma intimidação por parte dos EUA vai unir a população ainda mais em torno do Partido Comunista, enquanto a posição dos EUA vai dividir os americanos entre os que são a favor e contra às hostilidades comerciais.

    Empresas como Boeing, General Motors e Apple estão na categoria dos que se opõe a hostilidades.

    Outra grande diferença entre a China e o Japão é que o mercado japonês estava em grande parte fechado às empresas dos EUA nos anos 1980, enquanto a China é relativamente aberta, e essas empresas dependem fortemente das vendas na China, de forma que acabariam reféns em qualquer conflito.

    Enquanto a Casa Branca luta para preparar uma estratégia coerente - Trump ainda está amarrado pelo Congresso dos EUA - a China tem um plano detalhado para uma guerra comercial e flexibilidade total para empreendê-lo. Uma mudança de preferência em favor de mais compras da Airbus seria uma jogada óbvia. Diversificar o fornecimento de soja, outra.

    Eventuais medidas chinesas de retaliação seriam altamente direcionadas - Estado por Estado, distrito por distrito - para infligir o máximo possível de perda de empregos nos EUA e para distinguir como alvo os políticos mais exaltados a favor da medidas comerciais.

    Nicholas Lardy, pesquisador sênior do Peterson Institute for International Economics, acha que Pequim ganharia a guerra. Entre seus motivos: os protestos das empresas afetadas num sistema político mais aberto nos EUA e a capacidade da China de concentrar os danos da sua retaliação. Ele argumenta que "os custos políticos para o governo Trump vão ser muito maiores do que os custos da retaliação para o regime de Xi."

    Nos anos 80, o Japão teve de recuar e concordar com restrições voluntárias a exportações e com a transferência de boa parte de sua base de produção de carros para os EUA, de forma a criar empregos em solo americano e aliviar as tensões. A China não poderá ser pressionada da mesma forma.

     Afternoon
  •  5530 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Infelizmente é tarde demais e os EUA não tem como vencer a China

    Se o Trump ganhar mais essa, pode dar o título de imperador do ocidente pra ele

     Headshrinker
  •  15863 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Incrível como o Japão foi passado pra tras pela China como principal competidor dos EUA, impensável isso a 30, 20 anos atras.

    Mas tbm com essa juventude japonesa punhetera de hentai claro que o legado ia ser destruído mesmo.
    v00d00  isso

     Jordanes do Mar Jônico
  •  33754 posts
  •  

    Avatar do usuário

    ainda acho que nem EUA nem China, o Elliot e o Mr robot de alguma forma vão ganhar esse embate em nome do povão :emocao: :emocao: :emocao: :emocao: :emocao:

     Klimt
  •  6086 posts
  •  

    Headshrinker escreveu: Incrível como o Japão foi passado pra tras pela China como principal competidor dos EUA, impensável isso a 30, 20 anos atras.

    Mas tbm com essa juventude japonesa punhetera de hentai claro que o legado ia ser destruído mesmo.
    China é um milagre, sair de país africano pra chegar num país nível Brasil hoje. É uma evolução absurda. Pra ser nível Japão falta muito ainda. País bem mais sucedido.

    Problema do Japão não é nem ter uma juventude ruim. É não ter juventude at all. País com demografia horrorosa que, em termos de crescimento nominal, faz o que dá. Sinceramente, poucos fariam melhor nessas condições. Sorte deles que são ricos e não passam tanto sufoco. Brasilzão já é esse deus nos acuda no bônus demográfico, quero nem imaginar o que vai ser quando for um país velho. Não falta muito tempo.

    Essa rivalidade com os EUA sempre teve lugar reservado pra outros países que simplesmente eram (alguns ainda são) muito incompetentes economicamente pra tomar o lugar. China tá ocupando agora aos poucos.

     Don Corleone
  •  8154 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Guerra já perdida antes de começar. Quantas coisas se veem made in China e made in usa por aí?

     Ghaleston
  •  12551 posts
  •  

    Avatar do usuário

    teremos uma 3 guera mundial? :ohnoes:

     Will-lliW
  •  8941 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Que Deus abençoe a América, força Trump, acaba com esse sanguessuga mundial.

     ai caramba
  •  36058 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Go go trump rangers

     LL SCCP
  •  46983 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Will-lliW escreveu:Que Deus abençoe a América, força Trump, acaba com esse sanguessuga mundial.

    Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

     ai caramba
  •  36058 posts
  •  

    Avatar do usuário



    minha testosterona subiu uns 30ml só de ouvir a voz desse sujeito

    MENSAGENS RECENTES

    Inacreditável. Baixei UM MOD para dragon […]

    Diria que provavelmente o México por um lad[…]

    porque que esse retardado voltou pro pro brasil :[…]



    O melhor conteúdo: seguro, estável e de fácil manutenção, desde 2012