O seu lugar para falar asneiras e discutir assuntos variados

 Mucamo
  •  29444 posts
  •  

    Avatar do usuário

    E saíram disso

    Imagem

    Para isso aqui

    Imagem

    Conhecem?

     X-MAN
  •  18750 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Coreia do sul

     Piccolo_san
  •  61960 posts
  •  

    Avatar do usuário

    X-MAN escreveu: Coreia do sul
    Tudo graças ao corporativismo.

     Rlim
  •  40188 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Coreia do Sul
    Cingapura
    Chile
    Hong Kong (China)
    Taiwan

    Etc.

    Quase todos os países fora da Europa que hoje tem uma razoável qualidade de vida já foram subdesenvolvidos. Com algumas exceções como Canadá, Austrálica, EUA, etc.

    Até mesmo o Japão e a Alemanha após a segunda Guerra tinham uma situação calamitosa. E conseguiram se reerguer.

    Ademais, por pior que nos (Brasil) estejamos, nos anos 70, 80 e 90 nós eramos muito piores. Acredite. Evoluimos muita aquém do que poderíamos, mas ainda sim evoluímos.

    Imagem

    Imagem

    Um exemplo contrário é a Argentina.

    No começo do século XX a Argentina era quase tão rica como os países europeus. Seu padrão de vida per capta era bem elevado, ainda mais se comparada com a média latino americana.

    Imagem

    Se tivesse continuado nessa toada seria hoje um dos países mais desenvolvidos do mundo.

    Mas ai veio Peron, os Populistas e a Esquerda.

    E nada resiste de pé a isso.
    helex  isso

     Mucamo
  •  29444 posts
  •  

    Avatar do usuário

    X-MAN escreveu: Coreia do sul
    Favelização na Coréia do Sul jamais se compara ao nível que temos no Brasil. Fora o tamanho continental do nosso país.

    Coreia do Sul é menor que o Estado da Bahia.

    Coreia tem 51 milhoes de pessoas. So o Estado de SP tem 45.

    Importante lembrar

     Piccolo_san
  •  61960 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Mucamo escreveu:
    X-MAN escreveu: Coreia do sul
    Favelização na Coréia do Sul jamais se compara ao nível que temos no Brasil. Fora o tamanho continental do nosso país.

    Coreia do Sul é menor que o Estado da Bahia.

    Coreia tem 51 milhoes de pessoas. So o Estado de SP tem 45.

    Importante lembrar
    Coreia do Sul era tão ferrada quanto o Brasil hoje até os anos 60 quando começou a evoluir para o que é hoje. Ele é um caso de muito sucesso.
    Mucamo  isso

     Rlim
  •  40188 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Mucamo escreveu:
    X-MAN escreveu: Coreia do sul
    Favelização na Coréia do Sul jamais se compara ao nível que temos no Brasil. Fora o tamanho continental do nosso país.

    Coreia do Sul é menor que o Estado da Bahia.

    Coreia tem 51 milhoes de pessoas. So o Estado de SP tem 45.

    Importante lembrar
    Ok.

    Mas vamos pensar por outro aspecto.

    A Coréia tinha acabado de sair de uma Guerra, sua infraestrutura estava completamente destruída e o inimigo ainda era uma ameaça no norte. Sua população era extremamente pobre, com baixissimos níveis educacionais (em ambos os casos mais do que o Brasil naquela época). Cercado por regimes totalitários, comunismo pra todo lado e por ai vai.

    Por mais que seja um país pequeno, a evolução da Coréia é sensacional. Em 2 ou 3 gerações você simplesmente saiu do fundo do poço e se tornou uma nação desenvolvida, com uma excelente qualidade de vida. Um processo que vários países menores da Europa demoraram muito mais gerações pra fazer. E isso porque eram países mais relevantes, com um nível educacional melhor, e em uma região do mundo muito mais beneficiada.

    E se tamanho é o problema, vamos pegar o caso da China. Nos últimos 30 anos a China tirou centenas de milhões de pessoas da pobreza, ao ponto ser hoje percaptamente, quase do nível do Brasil. A continuar nesse ritmo em 20 ou 30 anos terão o nível de padrão de vida americano ou europeu. Num país com 1 bilhão e 300 milhões de pessoas.
    Editado pela última vez por Rlim em 17/02/2018, 17:36, em um total de 1 vez.
    Mucamo  isso

     Mucamo
  •  29444 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Piccolo_san escreveu:
    Mucamo escreveu:
    X-MAN escreveu: Coreia do sul
    Favelização na Coréia do Sul jamais se compara ao nível que temos no Brasil. Fora o tamanho continental do nosso país.

    Coreia do Sul é menor que o Estado da Bahia.

    Coreia tem 51 milhoes de pessoas. So o Estado de SP tem 45.

    Importante lembrar
    Coreia do Sul era tão ferrada quanto o Brasil hoje até os anos 60 quando começou a evoluir para o que é hoje. Ele é um caso de muito sucesso.
    Eu sei.

    Mas olha o tamanho. Faz muita diferença.

    Eu tava lendo um texto aqui (era físico, logo não sei de onde o cara tirou) que as favelas do Brasil sao coisas absurdas (vide os cariocas falando de Rocinha, Cidade de deus e o escambau).

    Os países que saíram de situações sub para desenvolvidas nenhum era continental como o Brasil. Todos eram pequenos. Isso dificulta MUITO todo o processo de desenvolvimento.

     Piccolo_san
  •  61960 posts
  •  

    Avatar do usuário

    O problema do Brasil é muito mais cultural do que estrutural.

     Rlim
  •  40188 posts
  •  

    Avatar do usuário

    O fato de sermos um país grande e disperso realmente nos impoe muito mais dificuldades. Mas não acho que são intransponíveis. Como já disse lá em cima, nós já fomos muito piores do que somos hoje.

    Mas é bem mais dificil mesmo.

    Ainda mais tendo regiões de cultura e institucionalidades completamente diferentes. Comparar por exemplo o Paraná com o Piauí é complicado.

    Mas acho que dá sim.

     Rlim
  •  40188 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Um bom começo seria dar muito mais autonomia a municipios e estados (em termos de leis, fiscalmente, organização, etc).

    Ninguem sabe melhor seus problemas do que as instituições e as pessoas que estão mais perto dos mesmos. Essa centralização de tudo em Brasilia é um dos motivos pra nada funcionar nessa merda de país.

     ai caramba
  •  36058 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Esses indices de desenvolvimento do Brasil são mto relativos. Eles consideravam se vc tinha geladeira em casa que tu era bem de vida. Hoje em dia uma geladeira não é cara mas mto mais pq a tecnologia barateou então não podem maos usar isso como métrica. O Real tbm trouxe uma estabilidade gigantesca em relação ao que era. Isso facilitou a expansão do crédito mas não necessariamente a renda aumentou. As pessoas ainda não poupam dinheiro e gastam com coisas que desvalorizam rapidamente. Nunca vão deixar de ser pobres assim.

    Agora do ponto de vista cultural o Brasil regrediu absurdamente. Vc nunca vai ver essas casinhas lindas. Hong Kong mesmo, por mais desenvolvida que seja, é bem mal arquitetada. Tem prédios lindos ao lado de bairros com casas amontoadas.

    Se entrar em educação então :lol:

    Brasil deu errado minha gente. Esqueçam isso daqui. Se preocupem com a decadente europa e os EUA sendo atacados constantemente.
    Mucamo  isso

     Mucamo
  •  29444 posts
  •  

    Avatar do usuário

    ai caramba escreveu: Esses indices de desenvolvimento do Brasil são mto relativos. Eles consideravam se vc tinha geladeira em casa que tu era bem de vida. Hoje em dia uma geladeira não é cara mas mto mais pq a tecnologia barateou então não podem maos usar isso como métrica. O Real tbm trouxe uma estabilidade gigantesca em relação ao que era. Isso facilitou a expansão do crédito mas não necessariamente a renda aumentou. As pessoas ainda não poupam dinheiro e gastam com coisas que desvalorizam rapidamente. Nunca vão deixar de ser pobres assim.

    Agora do ponto de vista cultural o Brasil regrediu absurdamente. Vc nunca vai ver essas casinhas lindas. Hong Kong mesmo, por mais desenvolvida que seja, é bem mal arquitetada. Tem prédios lindos ao lado de bairros com casas amontoadas.

    Se entrar em educação então :lol:

    Brasil deu errado minha gente. Esqueçam isso daqui. Se preocupem com a decadente europa e os EUA sendo atacados constantemente.
    Pois é.

     Rules
  •  56294 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Toda a Europa pós segunda guerra

     Mota Offspring
  •  56634 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Mucamo escreveu:
    Piccolo_san escreveu:
    Mucamo escreveu:
    X-MAN escreveu: Coreia do sul
    Favelização na Coréia do Sul jamais se compara ao nível que temos no Brasil. Fora o tamanho continental do nosso país.

    Coreia do Sul é menor que o Estado da Bahia.

    Coreia tem 51 milhoes de pessoas. So o Estado de SP tem 45.

    Importante lembrar
    Coreia do Sul era tão ferrada quanto o Brasil hoje até os anos 60 quando começou a evoluir para o que é hoje. Ele é um caso de muito sucesso.
    Eu sei.

    Mas olha o tamanho. Faz muita diferença.

    Eu tava lendo um texto aqui (era físico, logo não sei de onde o cara tirou) que as favelas do Brasil sao coisas absurdas (vide os cariocas falando de Rocinha, Cidade de deus e o escambau).

    Os países que saíram de situações sub para desenvolvidas nenhum era continental como o Brasil. Todos eram pequenos. Isso dificulta MUITO todo o processo de desenvolvimento.
    problema do brasil é o mesmo de toda a américa latina, são as ideias e cultura esquerdista reinando quando se trata de economia

    coreia escolheu o capitalismo e se deu muito bem, aqui na latina a gente continua insistindo em ideias que puxam a gente pra trás e continuarão puxando pra sempre. Mesmo na nossa direita essas ideias distributivistas e paternalista são populares

    muitas pessoas só entraram em contato com ideias que prestam graças a internet
    Mucamo  isso

     Rlim
  •  40188 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Mota Offspring escreveu:
    Mucamo escreveu:
    Piccolo_san escreveu:
    Mucamo escreveu:
    X-MAN escreveu: Coreia do sul
    Favelização na Coréia do Sul jamais se compara ao nível que temos no Brasil. Fora o tamanho continental do nosso país.

    Coreia do Sul é menor que o Estado da Bahia.

    Coreia tem 51 milhoes de pessoas. So o Estado de SP tem 45.

    Importante lembrar
    Coreia do Sul era tão ferrada quanto o Brasil hoje até os anos 60 quando começou a evoluir para o que é hoje. Ele é um caso de muito sucesso.
    Eu sei.

    Mas olha o tamanho. Faz muita diferença.

    Eu tava lendo um texto aqui (era físico, logo não sei de onde o cara tirou) que as favelas do Brasil sao coisas absurdas (vide os cariocas falando de Rocinha, Cidade de deus e o escambau).

    Os países que saíram de situações sub para desenvolvidas nenhum era continental como o Brasil. Todos eram pequenos. Isso dificulta MUITO todo o processo de desenvolvimento.
    problema do brasil é o mesmo de toda a américa latina, são as ideias e cultura esquerdista reinando quando se trata de economia

    coreia escolheu o capitalismo e se deu muito bem, aqui na latina a gente continua insistindo em ideias que puxam a gente pra trás e continuarão puxando pra sempre. Mesmo na nossa direita essas ideias distributivistas e paternalista são populares

    muitas pessoas só entraram em contato com ideias que prestam graças a internet
    É bem isso mesmo.

    As sociedades latinas de uma forma geral, possuem uma cultura Patrimonialista e Estatista muito forte. Tudo tem que ser feito ou dado pelos 'outros', de preferência o Estado. A cultura do 'safe made man' é quase inexistente. Toda e qualquer pessoa que obtenha sucesso pessoal é olhada com desconfiança.

    Acho que isso vem mais ou menos da influência católica nessas sociedades, onde o lucro era condenado e não incentivado. Portanto, não se almeja o sucesso como empreendedor, mas sim vaguinhas no estado pra ser parasita o resto da vida.

    Junta isso ao sangue quente de uma sociedade que sempre leva as coisas pro lado pessoal, que não tem visão de longo prazo, e onde reina a cultura de 'tudo aos meus amigos e servos e nada aos meus inimigos', ai já viu.

     Klimt
  •  6086 posts
  •  

    Para colocar uns números insanos como a Coreia, além de fazer escolhas que contribuam pra isso, é preciso sorte. Tem um conjunto de fatores que permitem que você dê saltos como esse e quando essa oportunidade chega você tem que tirar o máximo dela.

    Brasil já teve algumas oportunidades, mas não estava pronto. Hoje nossa briga é outra.
    No momento, a gente não tem menor condição de dar esses saltos absurdos de desenvolvimento. Não tem mais transição de mão de obra da agricultura para indústria/serviços dando bônus de produtividade "de graça", não tem mais bônus demográfico. Na verdade, a gente tem um país passando por uma transição assustadora que vai jogar MUITO contra.

    O que a gente vai tentar fazer é sobreviver. Discutir nos próximos anos como apagar alguns incêndios que já deveriam ter sido apagados tempos atrás. Se o país não conseguir lidar com esses problemas de curto prazo, a gente vai voltar a ter discussões pré-Real.
    Mucamo, Nitro  isso

     Mucamo
  •  29444 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Além do que o Klimt falou, @Mota Offspring e @Rlim vocês acham que se o Brasil, POR ACASO, começar a se desenvolver as favelas vão acabar?

    Acredito que não. Até na Coreia do Sul tem favelas (pode googlar).

    Arquitetura não vai mudar de uma hora para outra como o @ai caramba disse.

    Essas aberrações gigantescas que tem no Brasil como esses morros absurdos horríveis é bem difícil acabar. Sempre vai ser refúgio para alguém pobre.

    Ali só acaba com a força

     Introspectivo
  •  32360 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Quero nem imaginar o que vai ser da Banania quando envelhecer como Japão ou Italia somado aos problemas de infraestrutura, violencia, poupança etc do 3º mundo.

     HiSpi
  •  4514 posts
  •  

    Avatar do usuário

    O Brasil é um caso a parte, porque juntou todas as dificuldades do sub desenvolvimento já citadas: tamanho grande, muitas favelas e falta de cultura/educação. Coreia do Sul e China tinha todas estas merdas, mas ainda sim tinha/tem uma cultura muito mais forte, e isso facilita MUITO na evolução. Aqui no Brasil ninguém quer saber de estudar, se for algo de exatas então neguinho foge como se fosse o capeta. Isso já diz muito e mostra que estamos fodidos.

    MENSAGENS RECENTES

    Inacreditável. Baixei UM MOD para dragon […]

    Diria que provavelmente o México por um lad[…]

    porque que esse retardado voltou pro pro brasil :[…]



    O melhor conteúdo: seguro, estável e de fácil manutenção, desde 2012