Discuta as notícias e acompanhe os campeonatos do bom e velho futebol

 Asteróide Silverio
  •  1945 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Eu trabalhava como correspondente na Europa, bem perto de Real Madrid e Barcelona, acompanhando os dois gigantes quase diariamente. Coincidentemente (ou não), ambos eram recheados de brasileiros.

    No Real Madrid, no meio do entra-e-sai, estavam Luxemburgo (e comissão técnica), Roberto Carlos, Ronaldo, Cicinho, Júlio Baptista, Emerson, Robinho, Marcelo. No Barcelona, estavam Ronaldinho, Deco, Edmilson, Belletti, Sylvinho, Thiago Motta.

    Tínhamos ali dois exemplos opostos de como ter muitos brasileiros no elenco de um gigante europeu pode dar muito certo ou muito errado.

    No Real Madrid, formou-se a panelinha. Só que havia outras panelinhas dentro do clube, essencialmente um núcleo duro de jogadores espanhóis e profissionais do clube (médicos, diretores, etc). O conflito estava desenhado antes mesmo de Luxemburgo colocar os pés na capital.

    No Barcelona, não parecia haver uma separação do tipo ''brasileiros aqui, catalães para lá''. Eles se mesclaram, se fundiram. Não dava para chamar de panelinha.

    Talvez os momentos e personagens explicassem ter dado errado no Real, certo no Barça. O Real vinha de títulos grandes, os jogadores já eram consagrados e parte da história do clube. Então que palhaçada era aquela de chegarem esses brasileiros querendo fazer e acontecer por aqui? Roberto Carlos era o elo entre o passado e o então presente, mas talvez não tenha sido capaz de fazer dar liga entre os grupos.

    Foi a era dos Galácticos. Os fracassos não vieram só por causa dos brasileiros, claro que não. Mas o fato de não ter havido química certamente não ajudou.

    Quando alguns deles saíram e poucos ficaram, obrigados a ''entrar na linha'', o clube foi bicampeão espanhol (2007 e 2008).

    Já o Barcelona era um clube em depressão em 2003, em um momento esportivo terrível, e tudo mudou com a chegada de Ronaldinho. Outros brasileiros já haviam feito sucesso no clube, havia e há uma química interessante entre Catalunha e Brasil. Existia boa vontade, uma boa vontade que não havia em Madri. Puxado por Ronaldinho, Barcelona começou a sorrir e a ganhar, então o próprio grupo de jogadores do clube via a turma brasilina com ótimos olhos.

    Uma panelinha de brasileiros em clube grande europeu só dá certo se houver química e condescendência por parte dos outros jogadores e do técnico da vez. Até porque a maioria dos brasileiros (estou generalizando, falando de ''maioria'', não de totalidade) não faz tanta questão de se misturar e de se adaptar. Gostam de levar o Brasil para a Europa, na forma de ''parças'', comida, CDs de música.

    Aí, chegamos ao Paris Saint-Germain da atualidade (ler essa notícia do UOL Esporte).

    Não parecia haver tanto problema quando estavam lá veteranos como Thiago Motta, Maxwell (que parou), Thiago Silva, um jovem Marquinhos, outro jovem, Lucas.

    Mas, quando chegam Neymar e vem um cara como Daniel Alves, um veterano e que foi a Paris apenas e tão somente para acompanhar Neymar e ''ganharem tudo juntos'', o cenário muda. Ainda mais porque, com as contratações de Neymar e Mbappé, o resto do elenco todo passou a estar automaticamente à venda. E ninguém fica feliz ao ser oferecido por aí, jogado ao mercado.

    Não havia muitas dúvidas de que a turma de brasileiros não estaria no topo da lista de ''vendáveis'', exatamente para não incomodar o grupo. E, quando isso aconteceu com Lucas, os outros não gostaram muito.

    Para piorar a situação, o resto do elenco tem uma quantidade considerável grande de argentinos e uruguaios, que formam outro tipo de panelinha. E um técnico que não tem o estilo ''paizão''.

    Foi interessante quando Muricy Ramalho disse, recentemente, em meio à polêmica Neymar-Casagrande, que o fato de o treinador espanhol Unai Emery não ser muito ''amigão'' dos jogadores estar atrapalhando as coisas.

    Imagem


    De fato, Emery e a grande maioria dos treinadores europeus não precisam ser ''paizões''. Luiz Felipe Scolari não deu certo no Chelsea, entre outras coisas, porque o estilo ''paizão'' era visto por outros jogadores com desdém. O jogador de futebol europeu, com bases educacionais e familiares mais sólidas (por serem provenientes de países mais desenvolvidos), não fazem muita questão desse tipo de relacionamento.

    Mas os brasileiros, sim. O fato de a relação Emery-brasileiros ter ido para o vinagre fala mais (mal) sobre os brasileiros do que o técnico, no meu ponto de vista. Agora, sabedor do que viria pela frente e do que cairia em seu colo, o técnico também deveria ter tido mais jogo de cintura. Viver em enfrentamento com uma panelinha de jogadores brasileiros bons e caros era e é uma burrice. O lado fraco da corda é ele, o treinador. E, ao barrar Thiago Silva do jogo de quarta, ele declarou guerra.

    Jogadores brasileiros são bons. Em regra, acima da média. Não à toa são maioria da Liga dos Campeões.

    Mas juntá-los é uma faca de dois gumes. Pode dar muito certo, como já deu em vários lugares. Pode dar muito errado, como parece que vai dando no PSG.

    Talvez o ideal seja ter alguns brasileiros, mas com parcimônia. Um ou dois ''craques'' ou titulares, mais um ou dois jogadores de grupo, para fazer companhia. Um modelo que já deu muito certo em muitos lugares.

    Emery parece condenado no PSG. Qual a solução? Certamente não é desfazer a panelinha de brasileiros, agora que já está formada. Muito mais fácil mandar o cara embora, até porque ele não é unanimidade em Paris.

    Um Carlo Ancelotti, que está dando sopa no mercado, um Tite. Enfim, alguém que seja capaz de falar a linguagem dos brasileiros, sempre sedentos por um carinho, uma palavra amiga.


    https://blogdojuliogomes.blogosfera.uol ... ois-gumes/

     zelão
  •  10039 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Bom texto. Eu nem acho o técnico do Psg ruim. Mas acho que como texto que ele não tem controle mais. Os jogadores já são os donos mesmo.
    Talvez se viesse um técnico mais de ponta iria ser menos cobrado ou dar conta.
    E essa panela de huehueue deve ser foda lolsuper

    Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

     Jordanes do Mar Jônico
  •  34071 posts
  •  

    Julio Gomes pra dirigir depto de jornalismo online, OK.

    pra comentar é um caióbvio ribeiro.

    Sherlock da porra, será que ele deduziu isso sozinho ? :lolsuper: :lol:

     Sudit
  •  66777 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Neymar já se esperava que chegasse ao PSG para ser a estrela e dono do time.
    Acho que o que mais pesou mesmo foi primeiramente o Daniel Alves que chegou como escudeiro do Neymar, impondo o Neymar como lider de tudo como se o próprio Daniel Alves fosse um jogador histórico do clube, um porta voz do grupo, se na realidade o porra chegou junto com o Neymar, era novato no time tentando passar por cima dos veteranos.

    E ai se soma tbm Thiago Silva, que é um jogador já mais antigo do clube e capitão, mas se submeteu a dupla, e falou coisas em momentos errados. Meio que fica com a imagem que o cara não é lider, ele é influenciavel.

    Mas a verdade que a panelinha argentina tbm é especialista em afundar times, tbm são muito fechados. Pode ter meio diferença que eles meio acabam se entrosando com gringos, especialmente espanhois, enquanto brasileiro vive fechado em seu nucleo brasileiro, mas de qualquer jeito panelinha argentina tbm acaba fudendo times.

     Chinelada na Bixarada
  •  11483 posts
  •  

    Avatar do usuário

    E não são apenas os jogadores de futebol que formam esses grupinhos, é bem comum brasileiros que vão morar fora do Brasil e tentam emular o País la fora, só convivem com outros brasileiros e pagam caro para comer comida brasileira regularmente, acho um disperdicio de oportunidade se fechar desse jeito e deixar de conhecer um país diferente.

     Rules
  •  56514 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Tava indo bem mas quando mandou um Tite no PSG eu comecei a rir :lolsuper:

     Sudit
  •  66777 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Chinelada na Bixarada escreveu: E não são apenas os jogadores de futebol que formam esses grupinhos, é bem comum brasileiros que vão morar fora do Brasil e tentam emular o País la fora, só convivem com outros brasileiros e pagam caro para comer comida brasileira regularmente, acho um disperdicio de oportunidade se fechar desse jeito e deixar de conhecer um país diferente.
    Ocorre isso tbm em migração dentro do próprio país, gente que vem de outras regiões não se adaptam a cidade aonde migraram, mas querem que a cidade se adapte a eles.

    Ai atravessam a rua correndo, andam no meio da rua, colocam mesa de boteco ocupando metade da via para fazer algum churrasco ou rodinha de forro, como se ainda morassem na roça e que o fluxo de carros se resumia a uma carroça puxada por mula a cada 2 horas.

     Nomes São Dificeus
  •  6484 posts
  •  

    neymar é um câncer

    q nunca ganhe uma copa do mundo

     Ghaleston
  •  12551 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Nomes São Dificeus escreveu: neymar é um câncer

    q nunca ganhe uma copa do mundo

     Piccolo_san
  •  62134 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Brasileiro faz panela em qualquer lugar do mundo. Pessoal não quer se enturmar com pessoal de outro país.

    Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

    MENSAGENS RECENTES

    Fiquei com pena do Carpini, o cara ainda foi b[…]

    Kingdom Come é fácil um dos melhores[…]

    O Brasil é o paraíso das InstaPutas.[…]



    O melhor conteúdo: seguro, estável e de fácil manutenção, desde 2012