Está querendo discutir por horas a fio? Aqui pode ser o seu lugar!
  • 1
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 15

Bom Caráter
  •  8884 posts
  •  

Não vou entrar no mérito da natureza ideológica dos protestos no Chile, isso é o q menos importa. Mas garanto que se o povo br seguisse o exemplo do povo chileno, canalizando os protestos do impeachment, para mudar a constituição, o Brasil hoje seria um país muito melhor.

Bliss
  •  30445 posts
  •  

Que absurdo votar por uma constituinte que promova um pouco de bem estar social direitos básicos para a população hein, e não apenas liberalismo chicaguista xinfrim sul americano de exportação primária, desigualdade social e privilégios para as classes dominantes.

Agora com o novo texto os velhinhos vão poder se aposentar com dignidade e haverá menos relações de trabalho escravistas, absurdo, rip Chile :omg2:

80% da população votou a favor do referendo, é um claro sinal que havia alguma coisa muito errada por lá. Mas não, quem tá certo é o afegão médio do lolesporte que segue o perfil do Leandro Ruschel, aplaude cartilha do Instituto Mimises, Flavios Augustos e cia ;)

Khoserken
  •  21551 posts
  •  

Maduro e Morales comemoraram. Acho que isso já mostra o provável futuro do Chile.

Lakitus
  •  48650 posts
  •  

Mucamo
  •  31124 posts
  •  

Aí que está, se é democracia e foi decidido, vão fazer o que?

Provavelmente o país deve piorar, mas se o povo quer, é a vida.
    Rlim  isso

Paum cum Çalãmi
  •  9902 posts
  •  

Lakitus escreveu:
    PRIMEIRO EM FACILIDADE DE FAZER NEGÓCIOS :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper:

Aquele mesmo ranking que admitiu fraudar os índices do Chile só porque a Bachelet assumiu :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper:

Rlim
  •  51305 posts
  •  

Bliss escreveu: Que absurdo votar por uma constituinte que promova um pouco de bem estar social direitos básicos para a população hein, e não apenas liberalismo chicaguista xinfrim sul americano de exportação primária, desigualdade social e privilégios para as classes dominantes.

Agora com o novo texto os velhinhos vão poder se aposentar com dignidade e haverá menos relações de trabalho escravistas, absurdo, rip Chile :omg2:

80% da população votou a favor do referendo, é um claro sinal que havia alguma coisa muito errada por lá. Mas não, quem tá certo é o afegão médio do lolesporte que segue o perfil do Leandro Ruschel, aplaude cartilha do Instituto Mimises, Flavios Augustos e cia ;)
    E você acha que isso tudo será magicamente resolvido com uma nova carta magna? Constituinte que promova o bem-estar social. :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper:

A brasileira também promove o bem-estar social, benévolo usuário do coração puro. Tem trezentos direitos lá dentro, mas em nenhum momento aponta quem deve banca-los. E ai? Funciona? A classe dominante e a elite deixou de ter privilégios? A desigualdade foi resolvida?

Só falta colocarem o dispositivo, "todos tem o direito a felicidade", se é que já não exista.

Aliás, isso é tipico. Acham que enfiar um monte de coisa dentro de uma lei, que aquilo passa a funcionar. Olha que coisa. Tá na constituição, tá garantido.

O Chile é o país mais avançado da América Latina. Não sou eu que to dizendo, são os dados. É o país que menos tem pobreza, é o país com a melhor educação, com maior pib percapita, etc. É inegável o seu avanço mesmo por mais fervoroso anti. Tem problemas? Com toda certeza. Muitos. Mas destruir completamente o sistema legal atual pra embarcar numa aventura imprevisivel não me parece a melhor forma de resolve-los.

Que constituição sairá dai? Arrisco a dizer que no minimo um arremedo igual ou pior que o brasileiro. Cheio de direitos, mas com poucos deveres. Afinal veja o nível das pessoas que estão protestando.

A questão das aposentadorias por exemplo poderia ter sido resolvida por alguma reforma previdenciária. Trabalho extremamente precarizado por uma reforma laboral. Mas como sempre ocorre na América Latina, tem que se destruir tudo aquilo que está dando certo em vez de aperfeiçoa-lo. Afinal os demagogos esquerdinhas adoram uma 'Revolucion!'.

Sobre ser apoiado por 80% da população, acredito que isso seja muito mais um descontentamento com o presidente em exercicio que é o Piñera do que um desejo em si de mudanças abuptas de fato. Ele é muito incompetente e impopular. Mas que seja. Ninguém aqui está questionando se eles não possuem o direito ou não, eles com toda certeza tem. Mas acredito que se possa critica-los também.

E por ultimo qual o seu problema com o Flavio Augusto? Compara-lo a Leandro Ruschel? :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper:

O sucesso de uma pessoa originalmente pobre como ele te incomoda?
    Editado pela última vez por Rlim em 26/10/2020, 12:58, em um total de 1 vez.

Touro Mecânico
  •  14096 posts
  •  

Sério que tem gente que acha que o país tava às mil maravilhas e, do nada, a população resolveu que iria protestar por uma nova constituição? :lolsuper:
    Liberais planilheiros eternos :lol:

Rlim
  •  51305 posts
  •  

Touro Mecânico escreveu: Sério que tem gente que acha que o país tava às mil maravilhas e, do nada, a população resolveu que iria protestar por uma nova constituição? :lolsuper:
    É um país que tem problemas. Mas em vez de resolve-los, decidiu-se entrar num processo imprevisivel que pode culminar até mesmo na destruição de todas as conquistas que tiveram até o momento.

Não se pode critica-los? Eles tem o direito de fazerem o que quiser oras. E eu tenho de não achar que foi algo bom.

Sobre o planilheiro, sei que os dados geralmente machucam esquerdistas. Imagina você montar uma narrativa pautada pela força do coração, e o empirismo demonstrar o contrário. Deve ser chato.

Sudit
  •  67379 posts
  •  

Eu não entendi direito o que querem mudar da constituição, mas lendo uma matéria hoje parece que as mudanças mais importantes já haviam sido feitas.
    E o que estão buscando é dar maior controle do estado para tudo.

É isso?

Touro Mecânico
  •  14096 posts
  •  

Os liberais precisam parar de achar que a qualidade de vida de um país se resume rankingzinho de negócios. Claro que isso não vai acontecer e vão ficar torcendo pra dar tudo errado no Chile só pra poderem comprovar seu ponto de vista.

Rlim
  •  51305 posts
  •  

Sudit escreveu: Eu não entendi direito o que querem mudar da constituição, mas lendo uma matéria hoje parece que as mudanças mais importantes já haviam sido feitas.
    E o que estão buscando é dar maior controle do estado para tudo.

É isso?
    Sim.

Mas é feio dizer isso.

O país era a Somália antes, mas magicamente virará a Suécia quando o 'direito a felicidade' ser garantido na nova consituição.

Touro Mecânico
  •  14096 posts
  •  

Rlim escreveu:
    Touro Mecânico escreveu: Sério que tem gente que acha que o país tava às mil maravilhas e, do nada, a população resolveu que iria protestar por uma nova constituição? :lolsuper:
    É um país que tem problemas. Mas em vez de resolve-los, decidiu-se entrar num processo imprevisivel que pode culminar até mesmo na destruição de todas as conquistas que tiveram até o momento.

Não se pode critica-los? Eles tem o direito de fazerem o que quiser oras. E eu tenho de não achar que foi algo bom.

Sobre o planilheiro, sei que os dados geralmente machucam esquerdistas. Imagina você montar uma narrativa pautada pela força do coração, e o empirismo demonstrar o contrário. Deve ser chato.
    Seria uma pena se só usassem dados fajutos tipo ranking de negócios e cotação da bolsa, né.

Rlim
  •  51305 posts
  •  

Touro Mecânico escreveu: Os liberais precisam parar de achar que a qualidade de vida de um país se resume rankingzinho de negócios. Claro que isso não vai acontecer e vão ficar torcendo pra dar tudo errado no Chile só pra poderem comprovar seu ponto de vista.
    Analfabetismo em 3,5% é um dado economico?

População subnutrida menor que 5% é um dado economico?

Domicílios com acesso a água potável em 95% é um dado economico?

Domicílios com acesso a rede sanitária em 94% é um dado economico?

Indice de Desenvolvimento Humano de 0,847 (o maior da AL) é um dado economico?

Taxa de mortalidade infantil de 7 para cada mil nascidos vivos (a menor da AL) é um dado economico?

https://www.preparaenem.com/geografia/dadosdochile.htm
    https://pt.knoema.com/atlas/Chile/N%c3%advel-de-Pobreza
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_ ... nto_Humano
    https://www1.folha.uol.com.br/folha/emp ... 20com%2017.

E olha que estes dados já estão desatualizados em sua maioria. Já devem ter melhorado ainda mais.

Olha como o Chile é problemático.
    Editado pela última vez por Rlim em 26/10/2020, 13:20, em um total de 1 vez.

Rlim
  •  51305 posts
  •  

Touro Mecânico escreveu:
    Rlim escreveu:

Seria uma pena se só usassem dados fajutos tipo ranking de negócios e cotação da bolsa, né.
    Você está falando de uma país democrático, onde os dados são abertos e disponíveis. Não de regime ditatoriais de esquerda como a Venezuela e Cuba que escondem os dados, ou da Argentina Kichnerista que os mente.

GAMEXR BR
  •  4925 posts
  •  

Existe um problema grave no seio da sociedade chilena, mudar a constituição não vai resolver assim como manter a atual também não irá. No mais, o pior dos casos é o Chile brasileirar.
    Rlim  isso

Rlim
  •  51305 posts
  •  

GAMEXR BR escreveu: Existe um problema grave no seio da sociedade chilena, mudar a constituição não vai resolver assim como manter a atual também não irá. No mais, o pior dos casos é o Chile brasileirar.
    De acordo.

GAMEXR BR
  •  4925 posts
  •  

E não é por nada não, mas a França é ainda melhor nos indices que o Chile e vemos o movimento dos coletes amarelos e outros grupos populistas surgindo nós últimos anos, nisso o Touro tem razão, não necessariamente a percepção e vivência da população é ditada por sua condição sócio econômica.

Lakitus
  •  48650 posts
  •  

"Não vai resolver" o que, exatamente?

Rlim
  •  51305 posts
  •  

GAMEXR BR escreveu: E não é por nada não, mas a França é ainda melhor nos indices que o Chile e vemos o movimento dos coletes amarelos e outros grupos populistas surgindo nós últimos anos, nisso o Touro tem razão, não necessariamente a percepção e vivência da população é ditada por sua condição sócio econômica.
    Concordo, mas me questiono sobre a necessidade de se destruir necessariamente o antigo para se criar o novo. Sendo que tudo indica que o sistema antigo, por mais imperfeito que seja e por mais problemas que tenha, promove avanços consideráveis.

Não seria melhor apenas reforma-lo?

Só que muitos grupos politicos, e não só de esquerda diga-se de passagem (de direita também) necessitam dessa mobilização agressiva e destrutiva. 'Tudo que está ai não presta'. Pensamento muito perigoso ao meu ver.
    • 1
    • 6
    • 7
    • 8
    • 9
    • 10
    • 15

MENSAGENS RECENTES

O melhor conteúdo: seguro, estável e de fácil manutenção, desde 2012