Está querendo discutir por horas a fio? Aqui pode ser o seu lugar!
  • 1
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11

.Kiko.
  •  35207 posts
  •  

A vaga de Fischer
    Brasil 14.02.20 08:00
    Por Márcio Falcão

Ministros do Superior Tribunal de Justiça avaliam reservadamente que uma eventual substituição do ministro Felix Fischer tem potencial para provocar polêmica no meio jurídico e no Planalto.

Isso porque a lista enviada pela Ordem dos Advogados ao STJ terá que contar com aval do presidente da entidade, Felipe Santa Cruz, que enfrenta desgaste com Jair Bolsonaro e Sergio Moro.

Fischer, relator da Lava Jato no Superior Tribunal de Justiça, renovou a licença médica por mais 60 dias no começo do mês. O ministro trata uma embolia pulmonar. O primeiro afastamento do ocorreu em julho do ano passado. Segundo colegas, Fischer tem um quadro clínico bom, mas a recuperação é lenta. Integrantes do STJ não descartam que ele tenha que deixar a Corte antes de completar 75 anos.

A OAB elabora uma lista com seis nomes, que é enviada para o STJ. Na sequência, ministros escolhem três nomes e encaminham para o presidente. A indicação precisa ser submetida ao Senado. Entre os nomes que aparecem para uma eventual vaga está Tarcísio Vieira de Carvalho, atual integrante do TSE.

Então quer dizer que um sindicato aparelhado tem que enviar lista para preencher cargos nos tribunais superiores?

Só mesmo num país como a Banânia. :lol:

Mucamo
  •  20734 posts
  •  

.Kiko. escreveu:
    A vaga de Fischer
    Brasil 14.02.20 08:00
    Por Márcio Falcão

Ministros do Superior Tribunal de Justiça avaliam reservadamente que uma eventual substituição do ministro Felix Fischer tem potencial para provocar polêmica no meio jurídico e no Planalto.

Isso porque a lista enviada pela Ordem dos Advogados ao STJ terá que contar com aval do presidente da entidade, Felipe Santa Cruz, que enfrenta desgaste com Jair Bolsonaro e Sergio Moro.

Fischer, relator da Lava Jato no Superior Tribunal de Justiça, renovou a licença médica por mais 60 dias no começo do mês. O ministro trata uma embolia pulmonar. O primeiro afastamento do ocorreu em julho do ano passado. Segundo colegas, Fischer tem um quadro clínico bom, mas a recuperação é lenta. Integrantes do STJ não descartam que ele tenha que deixar a Corte antes de completar 75 anos.

A OAB elabora uma lista com seis nomes, que é enviada para o STJ. Na sequência, ministros escolhem três nomes e encaminham para o presidente. A indicação precisa ser submetida ao Senado. Entre os nomes que aparecem para uma eventual vaga está Tarcísio Vieira de Carvalho, atual integrante do TSE.

Então quer dizer que um sindicato aparelhado tem que enviar lista para preencher cargos nos tribunais superiores?

Só mesmo num país como a Banânia. :lol:
    Sim. Sempre foi. Um verdadeiro absurdo. Só rola politicagem e desembargadores nivel aquele la que mandou soltar o lula no plantao. Ele era advogado e foi indicado na lista triplica da OAB.

A CF88 é um lixo e precisa ser extinguida. O lobby dos advogados conseguiu essa boquinha. O pretexto inicial era ter ALGUEM COMO DESEMBARGADOR com a visao de advogado la dentro. Balela. Um lixo.

Juiz mesmo, de verdade, que passou no concurso, estes deveriam virar juizes em tribunais superiores e TJ's.

Até cota de MP tem. Agora o que diabos um membro do MP que nunca julgou bosta nenhum na vida, vai fazer num cargo de juiz? Lobby. Banania. Brasil.

Mucamo
  •  20734 posts
  •  

Para ficar mais claro ainda de como isso é câncer.

Carmen Lucia = Foi procuradora do Estado de Minas Gerais de 1983 até ser indicada ao STF em 2006, tendo ocupado o cargo de procuradora-geral do Estado entre março de 2001 e dezembro de 2002, no governo de Itamar Franco. NUNCA FOI JUIZA

Barroso = NUNCA FOI JUIZ

MORAES = NUNCA FOI JUIZ

MENDES = NUNCA FOI JUIZ

TOFFOLI = NUNCA FOI NADA NEM VIDA. NEM ADVOGADO DE VERDADE ESSE CARA ERA.

LEWANDOSKI = Lewandowski não se tornou juiz por concurso, mas pelo quinto constitucional. NUNCA FOI JUIZ

FACHIN = Fachin atuou como advogado desde 1980, quando fundou o escritório Fachin Advogados Associados, até 2015, quando foi indicado ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. NUNCA FOI JUIZ

CELSO DE MELO = Integrou por três vezes, em 1988 e 1989, a lista para preenchimento de vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo através do quinto constitucional.[2] NUNCA FOI JUIZ

MARCO AURELIO = Em 1975, iniciou sua trajetória profissional no serviço público, atuando no Ministério Público do Trabalho como procurador do Trabalho substituto até 1978, quando se tornou juiz togado do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região por meio do quinto constitucional. NUNCA FOI JUIZ

FUX = De 1983 a 1997, foi Juiz de Direito, aprovado em primeiro lugar em concurso. O UNICO JUIZ DE FORMAÇÃO

Temos uma SUPREMA CORTE no BRASIL com apenas 1 juiz de formação. O unico cara que passou pelas instancias E CONHECE como funciona a vida de um juiz de primeiro grau (capaz de eu conhecer como funciona a vida de um mais do que todos os outros do stf, tirando o FUX).

BRASIL ETERNO

Turin
  •  18423 posts
  •  

Não tinha visto esses posts do @Mucamo. Se não me engano ele é filho de juiz, não? Ou algo assim. Sei que a visão dele é bem corporativista nisso.

STF é tribunal constitucional, não tem porque ter muito juiz de carreira mesmo.

E, nos tribunais, o quinto constitucional (isto é, a obrigatoriedade de 1/5 das vagas ser preenchida por advogados/MP), me parece muito importante.
    No dia a dia tu percebe claramente que os juízes de carreira têm uma visão muito mais viciada, muito mais travada do que aqueles que entram pelo quinto. Desembargadores são funcionários públicos que fizeram concurso público há mais de 20 anos, vivem essa mesma vidinha de gabinete/audiência/gabinete, julgando sem nem conhecer a sociedade direito.
    Advogados e promotores trazem uma visão diferente, têm uma experiência de proximidade com as partes muito mais intensa, veem as situações mais de perto e tal.
    E pra entrar pelo quinto, o Adv precisa ter bastante influência politica e reconhecimento de competência juridica junto aos colegas, no proprio tribunal e depois perante o executivo. Em geral o filtro é ótimo.
    Enfim, na prática, muitas vezes eu até prefiro que o desembargador que vai julgar meu processo tenha entrado pelo quinto. Claro que os juízes de carreira são fundamentais tbm, mas seria ruim ter só eles julgando

Kar
  •  34781 posts
  •  

Aguardando as manifestações dos defensores da liberdade.

PQD_Nascimento
  •  2223 posts
  •  

“Está nos afligindo, está muito difícil, os vencimentos já não chegam ao final do mês. É uma situação aflitiva. Há uma quebra de paridade. Confesso que estou ficando muito preocupado se tenho condições de me manter no exercício da minha função. Facilmente posso demonstrar para todos como é oneroso para mim o exercício do cargo de subprocurador-geral da República. Tenho que manter aqui residência, todas as despesas e me preocupo profundamente”, disse o subprocurador em reunião extraordinária do Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) em 29/XI de 2019.
    42k não dá nem pro sucrilhos.

V-Brake
  •  39172 posts
  •  

O Hattem tá sendo atacado pelos dois lados, o q significa q ele tem razão

Reloaded
  •  2688 posts
  •  

passaram ontem o inquérito, :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper:

wtf cada vez colocando as garrinhas mais pra fora,
    • 1
    • 7