Discuta as notícias e acompanhe os campeonatos do bom e velho futebol

Rlim
  •  50908 posts
  •  

Eu entendo que quando se discute quem é maior não se debate apenas a questão técnica. Se debate também números, feitos, prêmios individuais, conquistas, relevância entre os seus pares, projeção midiática, o que fizeram com suas seleções, onde jogaram, com quem jogaram, em que ligas jogaram, qual foi a sua importância nesse contexto, e também é claro a questão técnica.

A não ser que que o critério seja apenas Melhor Tecnicamente = Maior.

Avaliando todos esses critérios (pra mim) não tem como dizer que um deles é maior que o outro. E não consigo entender porque isso é tratado como se fosse algo absurdo.

• Títulos por Clubes: Ambos ganharam muita coisa. CR7 ganhou mais Champions, e foi campeão em lugares/ligas diferentes. Messi por sua vez ganhou mais títulos em quantidade.
    • Títulos por Seleção: Ambos foram campeões. CR7 joga numa equipe menos tradicional (que até 2016 nunca tinha ganho títulos). Messi por sua vez, ganhou recentemente tirando a seleção do jejum. Conta a seu favor o fato de que pode ser campeão do mundo agora. Do CR7 conta a favor o fato de ter ganho a Eurocopa que é muito mais dificil que a Copa América.
    • Prêmios Individuais: São parelhos. Mas Messi tem um pouco mais.
    • Relevância: Subjetivo. Pra mim são do mesmo nível.
    • Times: Sempre jogaram em times muito fortes. Messi na maioria da sua carreira jogou em Barcelonas fortissimos, com companheiros que estão dentre os melhores da história (Xavi, Iniesta, etc.). CR7 jogou em times fortissimos praticamente a carreira inteira, acho que só alguns anos com o Juventus e o Manchester United de agora fogem do tom.
    • Poder de Decisão: Parelho. Ambos foram muito, mas muito decisivos ao longo de sua carreiras.
    • Números e Estatisticas: Messi em vários é melhor. Mas jogou 17 anos numa única Liga. Enquanto CR7 jogou em 3 ligas distintas muito diferentes entre si. Dificil dizer por exemplo se os números seriam os mesmos se CR7 tivesse jogador a vida toda na La Liga, ou se o Messi tivesse jogado também na EPL e na Serie A.

Como já disse antes, Messi é mais talentoso, é um ET pra mim. Um caso que só surge em décadas. Mas não consigo ignorar ou desprezar um jogador que por mais que não tenha a mesma capacidade técnica, ainda consegue rivalizar em alto nível e de igual pra igual com esse ET. Seja pelo físico, seja por condicionamento ou seja por estratégia.

Rlim
  •  50908 posts
  •  

Bom, parei por aqui. Já to entrando na fase de textão inútil que ninguém na real vai ler e todo mundo vai cagar completamente.

The Lord Returns
  •  6460 posts
  •  

CR7 nunca vai ter algo que o Messi tem e é algo bonito no futebol, o dom natural.

Messi é o maior de todos pós Pelé, levando a Argentina para a sua segunda final de Copa do Mundo, lembrando que se não fosse Higuain, ele já seria Campeão da Copa em 2014.

Se tivesse se naturalizado Espanhol em seu auge, já teria umas 2 Copas e umas 3 Euros na carreira.

Guilherme
  •  23328 posts
  •  

The Lord Returns escreveu: CR7 nunca vai ter algo que o Messi tem e é algo bonito no futebol, o dom natural.

Messi é o maior de todos pós Pelé, levando a Argentina para a sua segunda final de Copa do Mundo, lembrando que se não fosse Higuain, ele já seria Campeão da Copa em 2014.

Se tivesse se naturalizado Espanhol em seu auge, já teria umas 2 Copas e umas 3 Euros na carreira.
    Outro ponto de muito senso comum é ficar anotando uns aspectos em que um é supostmente melhor e tratar como se tivessem o mesmo peso ou se a qualidade do jogador estivesse ligada a quantos desses pontos (arbitrários) ele é melhor.

"Ah o Messi é mais habilidoso mas o Cristiano é melhor na bola áerea".

É um senso comum do caralho. Como se cada atributo tivesse o mesmo peso e não houvesse contexto e profundidade para cada um deles.

Se um jogador tem um conjunto de habilidades específicas e isso é o suficiente para jogar em alto nível, ele é melhor do que o cara que faz mais coisas e é tão pior nesses coisas não importa se faz mais.

Se tivesse um jogador que tivesse um feitiço de cobrar lateral com tanta habilidade que a bola ia bater eem alguém e entrar no gol 100% das vezes, esse cara seria craque (de vez em quando é bom usar uns exemplos retardados porque ilustram bem certas concepções erradas).

Um clássico que a galera sempre fala/falava é:
    "O Cristiano Ronaldo é mais completo porque chuta com as duas pernas e cabeceia".

Essa frase é o exemplo perfeito de quem não sabe o que está falando.

Whatever
  •  33437 posts
  •  

Guilherme escreveu:
    The Lord Returns escreveu: CR7 nunca vai ter algo que o Messi tem e é algo bonito no futebol, o dom natural.

Outro ponto de muito senso comum é ficar anotando uns aspectos em que um é supostmente melhor e tratar como se tivessem o mesmo peso ou se a qualidade do jogador estivesse ligada a quantos desses pontos (arbitrários) ele é melhor.

"Ah o Messi é mais habilidoso mas o Cristiano é melhor na bola áerea".

É um senso comum do caralho. Como se cada atributo tivesse o mesmo peso e não houvesse contexto e profundidade para cada um deles.

Se um jogador tem um conjunto de habilidades específicas e isso é o suficiente para jogar em alto nível, ele é melhor do que o cara que faz mais coisas e é tão pior nesses coisas não importa se faz mais.

Se tivesse um jogador que tivesse um feitiço de cobrar lateral com tanta habilidade que a bola ia bater eem alguém e entrar no gol 100% das vezes, esse cara seria craque (de vez em quando é bom usar uns exemplos retardados porque ilustram bem certas concepções erradas).

Um clássico que a galera sempre fala/falava é:
    "O Cristiano Ronaldo é mais completo porque chuta com as duas pernas e cabeceia".

Essa frase é o exemplo perfeito de quem não sabe o que está falando.
    Eu falei ali que o Messi é melhor, mas o Matheus fala que é melhor em todos os quesitos. Isso não é verdade

E também é falado aqui que o Cristiano não tem dom natural. Ele tem, só que ele trabalhou de forma absurda pra chegar no nível mais alto possível

Do mesmo jeito que tem nego que não enxerga que o Messi trabalha pra krl pra jogar no nível que jogava (não só pelo talento), nego não percebe que o Cristiano tbm só chegou aonde conseguiu porque tbm já tinha um talento absurdo.

Whatever
  •  33437 posts
  •  

Rlim escreveu: Eu entendo que quando se discute quem é maior não se debate apenas a questão técnica. Se debate também números, feitos, prêmios individuais, conquistas, relevância entre os seus pares, projeção midiática, o que fizeram com suas seleções, onde jogaram, com quem jogaram, em que ligas jogaram, qual foi a sua importância nesse contexto, e também é claro a questão técnica.

A não ser que que o critério seja apenas Melhor Tecnicamente = Maior.

Avaliando todos esses critérios (pra mim) não tem como dizer que um deles é maior que o outro. E não consigo entender porque isso é tratado como se fosse algo absurdo.

• Títulos por Clubes: Ambos ganharam muita coisa. CR7 ganhou mais Champions, e foi campeão em lugares/ligas diferentes. Messi por sua vez ganhou mais títulos em quantidade.
    • Títulos por Seleção: Ambos foram campeões. CR7 joga numa equipe menos tradicional (que até 2016 nunca tinha ganho títulos). Messi por sua vez, ganhou recentemente tirando a seleção do jejum. Conta a seu favor o fato de que pode ser campeão do mundo agora. Do CR7 conta a favor o fato de ter ganho a Eurocopa que é muito mais dificil que a Copa América.
    • Prêmios Individuais: São parelhos. Mas Messi tem um pouco mais.
    • Relevância: Subjetivo. Pra mim são do mesmo nível.
    • Times: Sempre jogaram em times muito fortes. Messi na maioria da sua carreira jogou em Barcelonas fortissimos, com companheiros que estão dentre os melhores da história (Xavi, Iniesta, etc.). CR7 jogou em times fortissimos praticamente a carreira inteira, acho que só alguns anos com o Juventus e o Manchester United de agora fogem do tom.
    • Poder de Decisão: Parelho. Ambos foram muito, mas muito decisivos ao longo de sua carreiras.
    • Números e Estatisticas: Messi em vários é melhor. Mas jogou 17 anos numa única Liga. Enquanto CR7 jogou em 3 ligas distintas muito diferentes entre si. Dificil dizer por exemplo se os números seriam os mesmos se CR7 tivesse jogador a vida toda na La Liga, ou se o Messi tivesse jogado também na EPL e na Serie A.

Como já disse antes, Messi é mais talentoso, é um ET pra mim. Um caso que só surge em décadas. Mas não consigo ignorar ou desprezar um jogador que por mais que não tenha a mesma capacidade técnica, ainda consegue rivalizar em alto nível e de igual pra igual com esse ET. Seja pelo físico, seja por condicionamento ou seja por estratégia.
    Concordo. Não discuto do Messi ser um ET, melhor tecnicamente e com dom natural

Mas dou valor demais pro cara ter igualado com um maluco desses com dom natural na base do puro esforço. Ao ponto de ficar do mesmo tamanho e ganhar pra krl.

The Lord Returns
  •  6460 posts
  •  

Talento natural é isso, não consigo ver o CR7 fazendo um gol desses, sei que vão postar o gol de bicicleta dele na Juventus, admiro justamente o esforço e profissionalismo surreal dele, mas não consigo mesmo ver talento natural nele, e isso pra mim conta muito.

Pelé tinha esse talento, Maradona tinha esse talento e R10 tinha esse talento.

Whatever
  •  33437 posts
  •  

The Lord Returns escreveu:

Talento natural é isso, não consigo ver o CR7 fazendo um gol desses, sei que vão postar o gol de bicicleta dele na Juventus, admiro justamente o esforço e profissionalismo surreal dele, mas não consigo mesmo ver talento natural nele, e isso pra mim conta muito.

Cristiano era bem habilidoso no Manchester, ele mudou o jeito de jogar ne

The Lord Returns
  •  6460 posts
  •  

Whatever escreveu:
    The Lord Returns escreveu:

Cristiano era bem habilidoso no Manchester, ele mudou o jeito de jogar ne
    Concordo, mas não chegava a 10% disso ai que eu postei, eu gostava mais dele no United, porém reconheço que se não tivesse mudado o estilo dele, talvez não teria tanto sucesso na carreira.

camaleão
  •  16689 posts
  •  

Mais um senso comum.
    O drible do CR7 é basicamente dar 1,5 pedalada e/ou mudar de direção dando de letra por trás do corpo para o lado que quer correr.
    Na maioria das vezes sem efetividade inclusive.

E deve ter uns 3 cruzamentos de letra tb;
    uns 2 elásticos, e, óbvio, o golaço de bicicleta.

Essa fase que dizem ser “dribladora” do CR7 durou muito pouco e se compilar num vídeo vai dar uns 10 minutos contando os 5 closes de replays.
    Esse compilado o messi faz em uns 3 jogos comuns.

Não é menosprezando não, para mim o CR7 fica no top 5 dos GOAT pela longevidade e poder de decisão, além de todos os recordes quebrados.

Jordanes do Mar Jônico
  •  41525 posts
  •  

alguns desses lances do Cr7 no manchester se encaixam em firulas que antecedem o drible real . O Messi nunca vimos fazer isso, sempre, sempre sempre sempre sempre, goal scoring oriented. Monstro demais.
    Mucamo  isso

MENSAGENS RECENTES

Sudit e Manjaster, lado a lado , 80km por hora; qu[…]

https://x.com/thegameawards/status/1997108961582[…]

Eleições 2026

Tentaram golpe :lolsuper: :lolsuper: :lol[…]

que deus tenha piedade do mirassol https://s2-og[…]

O melhor conteúdo: seguro, estável e de fácil manutenção, desde 2012