Discuta as notícias e acompanhe os campeonatos do bom e velho futebol

 -BruceLindo
  •  1258 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Imagem

    Só de ler "100% atualizado" qualquer fã de futebol virtual que viveu a infância ou adolescência nos inícios dos anos 2000 já completa automaticamente com o verso "é ruim de aturar" e começa a cantar mentalmente o funk do mod que marcou toda uma geração. Lançado numa época em que o futebol nacional ainda não recebia tanta atenção dos jogos, o Bomba Patch se tornou o símbolo da paixão pelo esporte e pelo video game de uma parte da população brasleira.

    A modificação feita sobre o Winning Eleven 10 (ou PES 6) que começou como uma simples brincadeira do paulista Allan Jefferson virou moda e fez o Brasil inteiro jogar. Em celebração aos 25 anos da franquia Pro Evolution Soccer, o ge contará neste especial toda a história e bastidores do Bomba Patch, desde o nome até a reinvenção dos dias atuais.


    A COPA BOMBA
    Tudo começou em 2007. Allan possuía uma locadora de jogos no bairro Jardim Maria Bonati Bordignom em Mogi Mirim, no interior de São Paulo, e fazia campeonatos de Winning Eleven 10 para concorrer com o CS das lan houses. Justamente no dia do aniversário de 24 anos, o programador promovia o primeiro torneio em casa. Ao ser perguntado sobre qual seria a premiação para os vencedores, ele se surpreendeu e pegou na cozinha algumas bombas de chocolate que a mãe fazia para vender e anunciou como prêmio. A partir deste momento nascia a Copa Bomba.

    - Na primeira copa feita, não tinha premiação, aí o povo perguntava o que ganhava e então, passando pela cozinha, peguei umas unidades e fiz um pacotinho de bombas de chocolate como prêmio. Na segunda edição do campeonato, a premiação era bem melhor, como aparelho de dvd, discman mas o povo ainda queria Bomba de chocolate - conta.
    Para dar mais imersão às Copas Bomba, Allan começou a criar modificações no Winning Eleven 10 colocando clubes das série A e B do Brasileirão. A modificação foi sendo cada mais falada no bairro até que o paulista decidiu passar para alguns colegas através do memory card do PlayStation 2 e assim começou a espalhar o patch para a capital paulista e depois para o Brasil inteiro.

    Imagem
    Imagem de um dos primeiros torneios da Copa Bomba - Arquivo pessoal/Allan Jefferson

    Apesar de ser o mais famoso, o Bomba Patch não foi o único a nascer nessa época. Segundo Allan, havia toda uma comunidade que interagia a partir de fóruns e comunidades na internet e todos se ajudavam. Tanto que depois de ver o crescimento do próprio mod, o paulista resolveu criar um grupo do Bomba para ensinar outras pessoas a editar e modificar o jogo da Konami.

    - Na época em que eu comecei, existiam outros patches, como o Brazukas. Eu participava de fóruns e comunidades nacionais e internacionais e fui aprendendo a editar. Nestas comunidades, todos se ajudavam nas edições mas cada um tinha o seu patch. Fui aprendendo e aprimorando o jogo - revelou.

    Ainda sem saber o quão grande se tornara o Bomba Patch, Allan Jefferson deixou o projeto e se mudou para o pequeno município de Mulungu, na Paraíba, a fim de estudar para o vestibular. Morando no sítio da família e sem muito contato com a internet, ele só foi se dar conta da grandeza do mod quando viu uma loja de games vendendo o Bomba no centro de uma cidade vizinha. Ao se identificar como o criador do jogo para o lojista, ele recebeu uma proposta: voltar a fazer as atualizações semanais e entregar em primeira mão para a loja.

    Meio desconfiado, o paulista aceitou mas esquecia de que o sítio que estava não tinha acesso a internet. Allan então se mudou para o centro de Mulungu com o primo, que era vereador da cidade, e entrou em contato com o provedor de internet do local. Como o sinal só era enviado via ondas de rádio, o técnico informou que precisava de uma antena receptora em um local alto, a sugestão foi a torre da igreja católica. Mas como convencer o padre a aceitar?

    - Dois ou três meses antes, tinha caído um raio na igreja. Aí, a gente foi instalar a antena escondido e uma vizinha ligou para o padre para dizer o que estava acontecendo. Ela passou o telefone pra mim e eu disse que estávamos instalando um para-raios. E ao invés da bronca, o padre agradeceu e disse que ia colocar carro de som pra avisar à população que agora a igreja estava 100% segura e que poderia voltar a missa - contou Allan aos risos.

    https://globoesporte.globo.com/video/ra ... 1854.ghtml
    Raio cai em igreja de Mulungu, na Paraíba, e causa transtornos

    Imagem
    Messi ainda novinho no Bomba Patch - Reprodução


    VIROU MODA
    Com internet instalada e um patrocinador por trás, o Bomba Patch voltaria à ativa. Para celebrar o retorno, Allan começou a pensar em uma música para embalar o sucesso do mod. Foi aí que lembrou da canção que o padre da cidade colocou no carro de som para avisar à população que a igreja agora estava protegida dos raios:

    Ao saber que a igreja tinha recebido um para-raios, o padre passeou pela cidade com um carro de som cantando "100% segura, já podem voltar, vamos orar a Deus, que ele vai nos abençoar".
    Os versos inspiraram Allan que compôs, junto de um grupo especializado em jingles de políticos, o funk que se tornaria uma das mais icônicas músicas do cenário gamer brasileiro. A partir daí, o Bomba Patch voltou a ser distribuído por lojas, internet e camelôs pelo Brasil. Se por acaso você chegou até aqui e não conhece a letra do hino do futebol virtual brasileiro, leia abaixo e veja as semelhanças com o jingle do padre.

    "100% por cento atualizado
    É ruim de aturar
    Bomba patch virou moda
    Todo mundo quer jogar

    Com nossa equipe
    Ninguém bate de frente
    Bomba patch é nervoso
    Não dá chance ao concorrente

    Se liga ae mano
    Escute o que eu vou dizer
    Quem fecha com bomba patch
    Sempre vai fortalecer
    Por que tudo o que é bom
    A gente repete
    É por isso que eu fecho
    Com a equipe bomba patch"



    Imagem
    Ronaldinho no Bomba Patch


    A cada semana, estava lá a 10 reais a nova atualização para o jogo de PS2. Uniformes, transferências, rebaixamento, ascenção, tudo estava sempre 100% atualizado. Como diz a música, realmente era difícil bater de frente com o patch do Allan.

    Apesar da fama do jogo, o paulista ainda era desconhecido pelo público geral. Pelo menos era o que todos achavam. Ele havia colocado escondido no mod um easter egg dele próprio para se apresentar aos fãs.

    - Sempre fui atualizando o Bomba, mas nunca fui de aparecer. O pessoal apenas conhecia meu nome por causa de um jogador do jogo. Tudo com potência máxima. Muitas pessoas ficavam perguntando "quem é Allan Jefferson?". No Google mesmo aparecia cada uma (risos). Pessoas dizendo que era filho do Allejo do International SuperStar Soccer - relembra o programador.

    Imagem
    Allan criou a si mesmo como easter egg no Bomba Patch - Reprodução

    A REINVENÇÃO
    Com o lançamento de novas gerações de console, o Bomba Patch foi ficando para trás e perdendo um pouco da força. O programador de 37 anos resolveu então lançar as redes sociais para o Bomba Patch. Recheada de humor e sempre atualizada com os acontecimentos do mundo da bola, o mod voltou saiu das lembranças e voltou à realidade do brasileiro.

    Quando Ronaldinho Gaúcho foi preso no Paraguai, por exemplo, o perfil do Bomba Patch compartilhou uma imagem do craque vestido com uma roupa típica de prisão e, claro, com o slogan "100% atualizado". A postagem que viralizou foi inclusive notícia no ge em março deste ano.

    Imagem
    Bomba Patch coloca Ronaldinho Gaúcho com roupa de presidiário no Paraguai - Reprodução

    Vendendo o Bomba Patch até hoje como modificação do PES 6, Allan não esconde a emoção ao falar da relação com a franquia Pro Evolution Soccer, que completa 25 anos em 2020.

    - O Bomba Patch só existe devido ao menu editar do PES. A Konami criou uma comunidade de compartilhamento de conteúdo feito por usuários - resume.

    Allan também avalia que o Bomba Patch ajudou na popularização do PES pelo Brasil. De acordo com o programador, muitos que até hoje não desgrudam da franquia o fazem pelo apego emocional à infância e adolescência jogando o mod.

    - Muita gente que joga PES hoje em dia são oriundas do Bomba Patch e justificam pela jogabilidade. Eu vejo o Bomba da seguinte forma: muitos começaram a jogar jogos de futebol justamente no Bomba Patch. Muitos não gostavam de jogar futebol. A maioria que agora consome FIFA ou PES tiveram suas primeiras experiências no Bomba Patch - avalia Allan.

    Imagem
    Honda e companheiros do Botafogo de máscara no Bomba Patch - Reprodução


    https://interativos.globoesporte.globo. ... ma-geracao
    Farofas  isso

     LL SCCP
  •  46983 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Não peguei essa época
    Meus patchs eram do we Brazil, w11 e we do it
    KaMaRaO_  isso

     Mucamo
  •  29546 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Sempre achei uma merda

    Chutava de longe era gol. Era um lixo

    E o melhor WE era o 3. Eterno demais :emocao: :emocao: :emocao:

     JrDuran Amigo
  •  5739 posts
  •  

    Avatar do usuário

    LL SCCP escreveu: Não peguei essa época
    Meus patchs eram do we Brazil, w11 e we do it
    que aliás, eram MUITO superiores a esse lixo de bomba

    Saudades W11online :chorar3:
    KaMaRaO_  isso

     Bruceexx
  •  14323 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Bomba Patch virou moda, todo mundo quis jogar..

    Mo nostalgia do Winning Eleven 8, jogava muito em Lan House quando saiu, sdds.
    KaMaRaO_  isso

    MENSAGENS RECENTES

    Por favor, respeite o Leonardo Dias

    >>> Irã x Israel

    https://pbs.twimg.com/media/GLfenbJW4AEh_aK?forma[…]

    ta tudo sob controle galera nao tem nada com o que[…]



    O melhor conteúdo: seguro, estável e de fácil manutenção, desde 2012