O seu lugar para falar asneiras e discutir assuntos variados
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 286

 Klimt
  •  6086 posts
  •  

    Acho que aqui daria pra falar de tudo, macro, micro, finanças.

    Citando o Noah Smith, tem 3 tipos de macroeconomia:

    Coffee-House Macro: discutir todas as escolas de pensamento. Todos os autores famosos: Mises, Keynes, Marx, Smith e por aí vai.

    Finance Macro (useful Macro): discutir conjuntura, tentar ver o que vai acontecer com a economia, seja Brasil ou qualquer outro lugar. Ex: Rumos com Brexit, Trump. Como tentar ganhar dinheiro com isso, etc...

    Academic Econ: Acho que aqui vale tudo, não só macro, desde falar mal da Unicamp, discutir escolas de economia no Brasil e mundo. Dá pra discutir pesquisa e falar de microeconomia (grande estrela hoje em dia) e onde estão os resultados mais maneiros de economia, desde educação, crime, transporte urbano. Bibliografia geral também.

    Dá pra falar também sobre mercado financeiro. Curiosidades de qualquer tipo, como se trabalha, quanto se ganha, características de vários tipos de lugares (assets, bancos, consultorias). O legal seria falar de tudo isso.

    Recomendação de Livros
    FooFighters escreveu:
    Klimt escreveu: Bibliografia (post longo e pesado, perdão)

    - Introdução Básica para conhecer mercado financeiro no Brasil

    (1) Livro TOP CVM (Nível: Iniciante, nenhum pré-requisito)
    Imagem

    - Livros que cobrem praticamente boa parte da teoria básica de mercado financeiro e aspectos práticos. (Nível: graduação, pré-requisitos: matemática financeira básica, álgebra de ensino médio. Um pouco de estatística ajuda)

    (1) Administração Financeira - Essa tradução da UFRGS ficou EXCELENTE. Colocaram exemplos brasileiros e tudo. Muito bom. Cobre um pouco de renda fixa, tem bastante finanças corporativas (ou seja, avaliação de empresas) e investimentos financeiros.
    Imagem
    (2) Investimentos- Outra Bíblia aqui, tenho gostado mais do de cima, mas esse sempre foi clássico. Uma opção ao de cima, acredito.
    Imagem
    - Livros básicos sobre Valuation (Nível: graduação, pré-requisitos: conhecimento de finanças corporativas, matemática financeira e estatística ajuda como sempre)

    (1) The Little Book of Valuation - Com as ferramentas dos outros livros, você aproveita muito mais esse livrinho simples e super útil.
    Imagem
    - Derivativos (Nível: curso avançado de graduação, pré-requisitos: estatística, investimentos financeiros, cálculo)

    (1) Options, Futures and Other Derivatives - Bíblia do assunto
    Imagem
    - Ensinamentos de outros investidores (Nível: básico, pré-requisitos: nenhum)

    (1) Investidor Inteligente
    Imagem
    (2) Fora da Curva - Só brasileiros bons aqui, livro simples demais se você tem xp, mas pra iniciantes pode ser valioso
    Imagem
    (3) Axiomas de Zurique
    - Outros Livros avançados sobre Finanças (Nível: Masters/PhD level essa porra, para os fortes, pré-requisitos: bagagem forte em finanças, cálculo, estatística)

    (1) Asset Pricing
    Imagem
    (2) Econometrics in Financial Markets
    Imagem

    Ler tudo isso te faria uma pessoa de altíssimo nível em finanças.
    Os que cobrem a maior parte em finanças seriam os principais. São livros grandes, você não precisa ler TUDO. Pode ir lendo capítulos de acordo com seu interesse. Como são caros, recomendo olhar em bibliotecas de universidades, apesar da maioria estar disponível para download.
    viewtopic.php?p=13404273#p13404273" onclick="window.open(this.href);return false;
    Klimt escreveu:
    Bolatti Deusudo escreveu: Outra coisa que tu pode me ajudar, e mais uma vez é uma bibliografia pro longo prazo, sobre o ideal de bibliografia de matemática para ajudar tanto na questão acima, quanto para estudos de área e autores de economia. Pode ser algo mais geralzão (a menos que tu sinta necessidade de ser mais específicos em algum caso), apenas para poder em geral pegar um livro de qualquer escola de economia sem morrer nas partes de calculo e conseguir identificar quando alguém está te enrolando . Eu fiz engenharia, mas acabei indo pro direito, então minha base não é ruim, apesar de estar enferrujada.

    Mas só se não for um incomodo.

    PS: cadeiras interessantes e úteis de se assistir (de extracurricular) na faculdade também to aceitando, no sentido de matérias específicas que tu ache que valeria a pena uma aula
    Claro. Para os livros acima, matemática financeira é o essencial. Nada complicado.

    Imagem

    Agora Economia mesmo exige mais. Depende do nível. Graduação é basicamente cálculo.

    Livro mais intuitivo pra aprender cálculo. Sério, muito fácil.

    Imagem

    Agora pra aprender com um nível melhor, acho que os do Guidorizzi seriam ideais, apesar de ser infinitamente menos didático (se alguém tiver algo melhor). Sabendo bem os livros dele, você tá preparado pra ler livros de econ graduação (falando só de matemática).

    Sobre matérias, como eu não sei onde você estuda, é dificil recomendar algo. Se você mandar ementa do curso ou bibliografia, eu consigo opinar se é enrolação/qualidade baixa.
    viewtopic.php?p=13404314#p13404314" onclick="window.open(this.href);return false;


    Adicionando mais alguns citados no tópico.

    Moderna Teoria de Carteiras e Análise de Investimentos

    Misbehaving: The Making of Behavioral Economics
    Editado pela última vez por Klimt em 07/03/2019, 15:40, em um total de 83 vezes.
    Pedro  isso

     bob
  •  40196 posts
  •  

    Avatar do usuário

    KLIMT DEUS NOS ELUCIDE :)

     V-Brake
  •  36049 posts
  •  

    Avatar do usuário

    No aguardo das aulas de economia com o prof klimt

    Eu não manjo nada, ñ conheço escola de ngm, o q eu sei é o superficial das notícias e o teco q o pessoal bosta aqui no fórum, e bem por cima.

     adcd
  •  12143 posts
  •  

    Avatar do usuário

    klimt, tu manja alguma coisa de data science?

     Mortal Kombat
  •  25978 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Quero dicas para investir 50k e multiplicar esse dinheiro.

    Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk

     Galt
  •  12750 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Obrigado.


    80k, sem riscos, onde investir?

    vc é formado onde?

     ViniciusRV
  •  12812 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Poderia falar também um pouco sobre o curso de Economia.

    Tenho muita curiosidade de saber como que é.

     Porqueira
  •  11368 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Klimt maximizando a utilidade do fórum :emocao:

     Apollo
  •  16485 posts
  •  

    Avatar do usuário

    [quote="Galt"]Obrigado.


    80k, sem riscos, onde investir?

    /quote]

    Poupanca
    ;)

     Magnífico
  •  13692 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Qual é a tua área de atuação, Klimt?

     Witness
  •  9148 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Marcando pra aprender com o meu Klimtão

     Klimt
  •  6086 posts
  •  

    adcd escreveu: klimt, tu manja alguma coisa de data science?
    Acho bem legal, tem pouca coisa nova disso em economia, poderiam explorar mais talvez.

    Eu já fiz alguns modelos usando algumas coisas, Random Forest, Neural Network, Lasso. Em macro não colou ainda, infelizmente. Não bateram ou ficaram muito proximos de modelos bem mais simples.
    Os modelos de análise de componentes principais que tem funcionado bastante comigo.

    Eu já trabalhei também com um fundo específico que usava ML. Esse foi comprado de fora, eu não participei, nem nada. Os resultados foram médio-ruins. Existem fundos quant que vivem disso, acho bem legal.

     Galt
  •  12750 posts
  •  

    Avatar do usuário

    also não sei se você conhece mas, o que você acha do Nassim Nicholas Taleb?

     Klimt
  •  6086 posts
  •  

    Galt escreveu: Obrigado.


    80k, sem riscos, onde investir?

    vc é formado onde?
    Renda fixa tá uma delicia com essa Selic. Dificil errar, tem varios produtos. Títulos publicos, Ilanzao ampliou a promoção ainda por cima.

    E Nassim é praticamente um gênio, só é bem difícil, em todos os sentidos. Acho que vale a pena checar

     Klimt
  •  6086 posts
  •  

    ViniciusRV escreveu: Poderia falar também um pouco sobre o curso de Economia.

    Tenho muita curiosidade de saber como que é.
    Curso de economia no Brasil.
    Existem centros ortodoxos e heterodoxos. Heterodoxos (no Brasil) são centros complicados, onde você tem cursos com grande potencial pra formuladores de politicas ruins. A carga quantitativa costuma ser menor nesses lugares e consequentemente oportunidades de emprego são reduzidas.

    Nos bons centros (ficam em SP e RJ, maioria) você tem um manualzão, longe da perfeição, muito longe, mas que ,ao meu ver, vale mais a pena que o modelo de cima. Base quantitativa (calculo, estat, econometria) no começo e intro a teoria (Mankiw, Blanchard).
    Depois começa a ver micro e macro sempre usando matemática, dependendo do lugar vai ser realmente um curso quantitativo. Pouco aplicado. Mais da metade da turma nessa etapa já desistiu de ser economista, não tem interesse nenhum na matéria é só quer passar pra trabalhar em mercado financeiro ou empresas grandes.
    O curso de graduação não oferece muitas ferramentas práticas não. Basicamente só a base quantitativa + disciplinas de finanças. Mas surgem muitas ofertas, o curso tem uma grife, então a demanda é boa. Pra trabalhar com economia mesmo, mestrado é essencial, no mínimo.

     Bliss
  •  30445 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Deus

    Acompanharei de perto

    Enviado de meu 6039J usando Tapatalk

     Hankey
  •  85643 posts
  •  

    Gabriel Diniz escreveu: Deus

    Acompanharei de perto

    Enviado de meu 6039J usando Tapatalk
    • 1
    • 2
    • 3
    • 4
    • 5
    • 286

    MENSAGENS RECENTES

    Espanha x Brasil

    sonho da porra :chorar4: :emocao:

    Isso aí é old, começou com os[…]

    significa que ja resolveram os outros trocentos[…]

    porra, mas fala como se o romero só fizess[…]



    O melhor conteúdo: seguro, estável e de fácil manutenção, desde 2012