O seu lugar para falar asneiras e discutir assuntos variados

 X-MAN
  •  18752 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Então, eu tenho uma ideia de startup na área médica, que acho que ninguém fez ainda. Mas manjo zero dessas coisas.
    Alguém já teve experiência em criar patentes?
    Tenho pensado em patentear, pra poder apresentar o projeto pra pessoas sem correr o risco de ter minha ideia roubada. :lagrimas:

    Que cês acham?
    Editado pela última vez por X-MAN em 16/08/2020, 09:02, em um total de 1 vez.

     FooFighters
  •  8254 posts
  •  

    No geral, o mercado de startups diz que uma ideia em si não vale nada.

    Eu acho que isso pode até ser verdade no geral, mas em alguns casos pode ser realmente necessário proteger a idéia.

    Caso você queira proteger sua ideia, geralmente são utilizados os NDA (Non Disclosure Agreement).

    Mas saiba que investidores e algumas pessoas tem uma visão meio ruim sobre NDA.

    Sobre patente e marcas, ambos são processos feitos no INPI e demoram anos.

    E no caso de patente, também dá pra fazer lá fora nós EUA e depois usar aqui ou algo do tipo.

    Mas daí é com advogado que manja do assunto.
    Editado pela última vez por FooFighters em 15/08/2020, 14:36, em um total de 1 vez.
    X-MAN  isso

     Lakitus
  •  45410 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Só registrei uma marca no INPI

    demorou pouco mais de um ano até concederem o registro definitivo (acho que deu uns 14 ou 16 meses, algo assim)
    X-MAN  isso

     Turin
  •  23518 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Já fiz processo de marca no inpi. É bem tranquilo. Mas tá demorando quase 1 ano, se for tudo bem, sem recurso ou algo do tipo.
    Imagino que registro de patente seja parecido.

    Uma coisa boa é que conseguindo o registro, tua patente tem valor desde a data do depósito, ou seja, do dia que entrou com o pedido.
    X-MAN  isso

     Reloaded
  •  5593 posts
  •  

    Avatar do usuário

    ja patentei duas marcas no inpi, a primeira demorou 1 ano +- a segunda veio bem rapido, tem tutoriais no youtube, bem de boa, mas é só marca né, nome logo e ramo de atuação

    agora, patentear ideia é complicado, vc já tem algo funcionando? ou um projeto ?
    X-MAN  isso

     camaleão
  •  15599 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Tenho um bloquinho de notas cheio de ideias pra aplicativos

    mas sou burro e desmotivado demais pra qualquer coisa
    X-MAN  isso

     Galt
  •  12750 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Ideia de startup raramente eh patenteavel.

    Also, ideia tem pouco valor, coisa que a galera diz eh q tu tem mais chance de sucesso falando o que você quer fazer pra atrair interessado q escondendo.
    X-MAN  isso

     X-MAN
  •  18752 posts
  •  

    Avatar do usuário

    FooFighters escreveu: No geral, o mercado de startups diz que uma ideia em si não vale nada.

    Eu acho que isso pode até ser verdade no geral, mas em alguns casos pode ser realmente necessário proteger a idéia.

    Caso você queira proteger sua ideia, geralmente são utilizados os NDA (Non Disclosure Agreement).

    Mas saiba que investidores e algumas pessoas tem uma visão meio ruim sobre NDA.

    Sobre parente e marcas, ambos são processos feitos no INPI e demoram anos.

    E no caso de patente, também dá pra fazer lá fora nós EUA e depois usar aqui ou algo do tipo.

    Mas daí é com advogado que manja do assunto.
    Com certeza. Mas sempre fica aquela dúvida se sua ideia é uma dessas raridades ou não. :suando:
    Li que registros de patentes chegam a levar 10 anos aqui no Brasil. :chocado:

     X-MAN
  •  18752 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Reloaded escreveu: ja patentei duas marcas no inpi, a primeira demorou 1 ano +- a segunda veio bem rapido, tem tutoriais no youtube, bem de boa, mas é só marca né, nome logo e ramo de atuação

    agora, patentear ideia é complicado, vc já tem algo funcionando? ou um projeto ?
    Entendo, caso de marca é realmente mais simples hoje.
    Eu no caso tenho apenas um projeto, uma ideia, mas tanto de uma marca de muito potencial quanto digamos um ambiente de negócios

    Acho que eu tinha que patentear ambos. Sei lá.
    Qualquer coisa se alguém fizer isso daqui 10 anos eu posso ir lá e pedir meus direitos e stonks.
    Reloaded  isso

     Lakitus
  •  45410 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Rules escreveu: Já tive uma empresa
    Era uma loja online chamada Phoenix Imports
    Achamos o golpista, glr

     Jordanes do Mar Jônico
  •  33757 posts
  •  

    Avatar do usuário

    capacidade de execução é mais importante do que a idéia em si. vc ja tem ao menos um Minimal viable product que te permita mostrar a idéia já tendo demanda? acho uma bosta isso, e linguajar startupeiro idem, preferi executar e mostrar pros investidores meus resultados financeiros, e no final preferi não aceitar $$ de um seed e de um venture para empresas menores pq esses caras acham que vao ter parte majoritaria e te tratar com empregado.

    é crucial vc entender que pra patentear, tem que ser algo industrializável, e que primordialmente, que o seu produto nao pode ser a junção de dois que já existam.

    se é na área médica, bem dificil que já não tenha algo fora do país igual, ainda mais no seu ramo de oftalmo que se eu não me engano, tem muita healthtech de israel atirando pra todo lado, mas vale a pena vc consultar com alguém sobre como proteger uma idéia. na pior das hipóteses a industria farmacêutica ou algum outro setor de pncus, te molha a mão pra engavetar sua ideia e continuar lucrando com o que gera doença, morosamente e garante margens largas de lucro ;)
    X-MAN, Reloaded, Mucamo e 1 outros  isso

     king
  •  849 posts
  •  

    Avatar do usuário

    camaleão escreveu:
    Jordanes do Mar Jônico escreveu: primordialmente, que o seu produto nao pode ser a junção de dois que já existam.
    Não sabia disso
    Porque não?
    ah nao, eu tinha acabado de criar o UberTinder, vou cancelar entao
    Mucamo  isso

     camaleão
  •  15599 posts
  •  

    Avatar do usuário

    king escreveu:
    camaleão escreveu:
    Jordanes do Mar Jônico escreveu: primordialmente, que o seu produto nao pode ser a junção de dois que já existam.
    Não sabia disso
    Porque não?
    ah nao, eu tinha acabado de criar o UberTinder, vou cancelar entao
    Já existe, se chama Puteiro

    :lol: Perguntei pra saber se existem questões legais que impeçam isso

    Afinal, nada se cria, tudo se copia

     king
  •  849 posts
  •  

    Avatar do usuário

    tbm sei de nada, só quis falar besteira mesmo

    acho que tudo é possível de ser feito, tem sorte (ou ''sorte'') envolvida tbm, tem aplicativos que são simplesmente iguais a outros dão certo, vira um sucessor

     X-MAN
  •  18752 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Jordanes do Mar Jônico escreveu: capacidade de execução é mais importante do que a idéia em si. vc ja tem ao menos um Minimal viable product que te permita mostrar a idéia já tendo demanda? acho uma bosta isso, e linguajar startupeiro idem, preferi executar e mostrar pros investidores meus resultados financeiros, e no final preferi não aceitar $$ de um seed e de um venture para empresas menores pq esses caras acham que vao ter parte majoritaria e te tratar com empregado.
    Eu ainda não tenho isso pronto Baldão, pq é um projeto que eu preciso de pessoas de outras áreas, tipo um programador, alguém do direito, pra se juntar a mim e definir como vamos fazer isso viável pra aí sim gerar esse produto minimamente viável aí de nome gourmet
    Jordanes do Mar Jônico escreveu: é crucial vc entender que pra patentear, tem que ser algo industrializável, e que primordialmente, que o seu produto nao pode ser a junção de dois que já existam.
    Eita, você tem razão, o que eu penso não é patenteável, apenas a marca...


    Muito bom o seu post.

     Jordanes do Mar Jônico
  •  33757 posts
  •  

    Avatar do usuário

    X-MAN escreveu:
    Jordanes do Mar Jônico escreveu: capacidade de execução é mais importante do que a idéia em si. vc ja tem ao menos um Minimal viable product que te permita mostrar a idéia já tendo demanda? acho uma bosta isso, e linguajar startupeiro idem, preferi executar e mostrar pros investidores meus resultados financeiros, e no final preferi não aceitar $$ de um seed e de um venture para empresas menores pq esses caras acham que vao ter parte majoritaria e te tratar com empregado.
    Eu ainda não tenho isso pronto Baldão, pq é um projeto que eu preciso de pessoas de outras áreas, tipo um programador, alguém do direito, pra se juntar a mim e definir como vamos fazer isso viável pra aí sim gerar esse produto minimamente viável aí de nome gourmet
    Jordanes do Mar Jônico escreveu: é crucial vc entender que pra patentear, tem que ser algo industrializável, e que primordialmente, que o seu produto nao pode ser a junção de dois que já existam.
    Eita, você tem razão, o que eu penso não é patenteável, apenas a marca...


    Muito bom o seu post.
    não sei te explicar o por que, mas deve ter relação com o TRIPS e TRIMS da WTO, pra não sair a rodo nego achando que vai descobrir o novo Band-aid, e pra não atolar de pedido de patente que não tem muito mérito de propriedade intelectual. Tipo, todo mundo tem o direito de pegar um skate e juntar com um overcraft e criar um veiculo mortífero, não faz sentido um cara deter o direito único de fazer algo que o inventor não teve mérito algum.

    ja ouvi um caso de um cara de maresias que inventou uma gaiola específica para capturar e armazenar cobras, e ganha 30k mensais do exército brasileiro por sei lá quantos anos de royalties, e ele não inventou uma xinforinfola 100% nova, mas a inovação que ele trouxe não era algo adaptavel sem processo industrial, e achavam inovador ao ponto dele ganhar a patente
    X-MAN  isso

     X-MAN
  •  18752 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Balder respondeu aí na verdade a pergunta do camaleão

    MENSAGENS RECENTES

    Dando uma de queonarrivus aqui. Não joguei[…]

    Mais uma vez os mendigos vai passar a rola suja na[…]

    Nem parece que o adversário impõe […]



    O melhor conteúdo: seguro, estável e de fácil manutenção, desde 2012