O seu lugar para falar asneiras e discutir assuntos variados
  • 1
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16

moullet
  •  1261 posts
  •  

Eu li o relatório da operação carne fraca todo, as 353 páginas. Disponibilizei aqui porque , realmente, nossa imprensa é muito fraca, ainda mais quando se trata de traduzir tecnicalidades para o público leigo. Me irrito até não poder mais quando leio jornalismo que vai discutir leishmaniose ou zika, por exemplo. Mas então, vamos lá, bem resumidamente, o que me chamou mais atenção.

- Não sei de onde veio a história do papelão e tô com preguiça, agora, de saber. Mas não tem uma menção a papelão nenhum no relatório. Ou seja, parem de falar de papelão, por favor.

- O relatório faz sim referência, erradamente, a ácido ascórbico como se fosse carcinogênico ( na verdade, ele repete uma alegação de uma pessoa a respeito.) . Ácido ascórbico é usado legalmente como conservante.

- O relatório mostra um esquema que foi denunciado por UM funcionário do MAPA no Paraná, que abriu a boca após ter sido perseguido por não concordar com o esquema de subornos de fiscais por frigoríficos. Quando a polícia investiga o caso, uma coisa vai levando a outra, e o que começa como uma denúncia bem circunscrita de um pedacinho de um estado, vai ficando claro que é todo um esquema nacional de corrupção de fiscais por diversos frigoríficos , desde bem pequenos até os gigantes globais BRF ( Sadia, perdigão e diversas subsidiárias) e JBS/ Friboi, maior holding mundial da indústria da carne. (Ou seja, é simplesmente inverídico alegar que todos os frigoríficos foram inspecionados mas só acharam problemas nesses. O que a investigação mostra é que achou MUITO mais problema em mais estados do que quando começou).

- O problema do ácido ascórbico não é ele ser usado como conservante e sim ele ser usado para MASCARAR que um lote de carne estava vencido

- o problema de uso de cabeça de porco ( as pessoas ficam com nojo, mas esse não é o problema legal) é que não é permitido usar em processados a menos que isso esteja claro. É mais uma questão de fraude do consumidor.

- Há gravações de pessoas falando na maior naturalidade sobre como aproveitar, em embutidos, carne vencida há TRÊS MESES.

- O problema da salmonellose maior não é de que a carne tenha chegado na itália contaminada- ela foi devolvida. O problema são os funcionários discutindo como iriam "reutilizar", DEPOIS DE CHEGAR DE VOLTA , no porto, aqui. Cogitam usar em ração ou em embutido, daí dias depois dizem que já venderam por ali mesmo.

- São impactantes as gravações mostrando como se afastavam diversos fiscais que faziam o seu trabalho de maneira séria. Tem uma sequência toda de empresários falando de uma médica veterinária que é criteriosa nos exames laboratoriais, a chamando de vaca, puta* , etc, e discutindo tecnicamente o que fazer com os produtos para burlar os exames.
    (*valhei-nos Carol Adams)

- A BRF simplesmente manter uma pessoa DENTRO DO MAPA com escrivaninha, computador, login e senha do sistema para emitir certificados. Apenas.

- O uso , na produção da carne e subprodutos, de animais que já chegam no abatedouro mortos por conta do transporte. Mesmo se abstraíssemos do que isso revela da crueldade no transporte desses animais, é algo que é proibido por normas sanitárias, porque desde o momento da morte já começa a decomposição, ou seja, o animal está na estrada decompondo e sua carne ainda vai ser usada horas/ dias depois para o processamento e venda

- algo grave que NINGUEM parece ter reportado: a alta funcionária do MAPA "ganhou" uma passagem da BRF pra Europa para aprender sobre abate em maiores velocidades do que as permitidas no Brasil. Voltou da viagem, puf, a norma do Brasil sobre velocidade de abate permitiu abate 20% mais rápido. Eu sei que isso é super técnico, mas o que ocorre é que mundialmente tem uma crítica a sistemas que aumentam a velocidade de abate de frangos tanto porque uma parcela vai entrar vivo no banho que escalda ( ou seja, vai ser fervido VIVO) quanto por conta de segurança do trabalhador. No relatório tão lá correndo para não ficar na cara que uma empresa privada influenciou o MAPA a mudar uma norma.

Há outras questões que não tenho tempo de relatar, mas queria compartilhar e dizer ainda que como alguem que é amiga de veterinários e estudantes de veterinária e alguem que estuda acompanha as investigações de irregularidades em matadouros em todo o mundo, nada disso propriamente me supreendeu. Na verdade, a crueldade é muito mais grave do que tudo isso. Mas é importante saber o que se come, e é importante saber que o grande compromisso dessa indústria é com o seu lucro. Também não é grande novidade. Mas deveria ser nosso direito saber de onde vem a nossa comida. E aí usar essas informações para escolhas do que comer.
    Facebook, mas achei um bom post.
    Gentleman  isso

Jaiminho
  •  10573 posts
  •  

tô nem aí pra essa caralha toda, vou entrar operando nesses frigoríficos que tão subvalorizados

vem comigo, @Pedro

Jaiminho
  •  10573 posts
  •  

Vou comprado mesmo. Que o lol me proteja

Tato
  •  6742 posts
  •  

Acabei de comer um bife no almoço

Devo me preocupar?

Jaiminho
  •  10573 posts
  •  

olha a pizza aí galera

https://economia.uol.com.br/noticias/re ... o-caso.htm

até aqui no foro já tá esfriando.. ontem ngm postou nada

Will-lliW
  •  8941 posts
  •  

O que acho engraçado é que ninguém reclamou no passado das várias operações da PF nos mesmos moldes contra o leite adulterado, inclusive envolvendo marca grande...não teve esse alarde todo interno.

O que deve ter de peixe grande sendo prejudicado com esse papo da carne não ta escrito...

Bender mlk top
  •  37436 posts
  •  

Tato escreveu: Acabei de comer um bife no almoço

Devo me preocupar?
    to comendo 3 pedaços de bife enqt escrevo
    Farofas  isso

Farofas
  •  205848 posts
  •  

Investidores processam JBS nos EUA para tentar reaver perdas com 'Carne Fraca'

Os ADRs da JBS, que são títulos negociados na bolsa de Nova York, perderam cerca de 10% do seu valor em uma semana; escritório de advocacia estuda ação contra BRF.

http://g1.globo.com/economia/agronegoci ... raca.ghtml

Pedro
  •  8459 posts
  •  

Will-lliW escreveu: O que acho engraçado é que ninguém reclamou no passado das várias operações da PF nos mesmos moldes contra o leite adulterado, inclusive envolvendo marca grande...não teve esse alarde todo interno.

O que deve ter de peixe grande sendo prejudicado com esse papo da carne não ta escrito...
    antigamente a PF não fazia espetáculo, agora que ela ta na mídia não quer sair mais então qualquer operaçãozinha vai ser espetacularizada e causar prejuízos pro país

o que fizeram nessa da carne foi absurdo, parece que querem foder com o país mesmo

Bom Caráter
  •  8884 posts
  •  

Pedro escreveu:
    Will-lliW escreveu: O que acho engraçado é que ninguém reclamou no passado das várias operações da PF nos mesmos moldes contra o leite adulterado, inclusive envolvendo marca grande...não teve esse alarde todo interno.

antigamente a PF não fazia espetáculo, agora que ela ta na mídia não quer sair mais então qualquer operaçãozinha vai ser espetacularizada e causar prejuízos pro país

o que fizeram nessa da carne foi absurdo, parece que querem foder com o país mesmo
    Enquanto governo brasileiro discute efeitos da 'Carne Fraca', China e União Europeia garantem outros fornecedores

Governo do Brasil perdeu o timing para estancar os prejuízos causados pela Operação Carne Fraca e agora vai ter de correr para driblar os concorrentes. Austrália já volta a exportar para a China após anos de embargo e Irlanda já mira a fatia brasileira do mercado na União Europeia. Ao lado de Hong Kong, os três somam 35% do mercado nacional de exportação de carnes. Está ameaçado o crescimento de 0,5% esperado para o Brasil.

Pedro
  •  8459 posts
  •  

eles mandaram muito mal

esse tipo de coisa tem que ter responsabilidade

vai lá, prende quem tem que prender, processa quem tem que processar mas evita fazer espetáculo na mídia

isso é o óbvio po, é interesse nacional

que diferença faz se sai na mídia ou não? a polícia federal precisa da mídia pra prender quem ta fazendo algo errado?

não, não precisa

foram muito amadores e foderam com o país a toa

Mota Offspring
  •  58918 posts
  •  

bota a carne no brasil e diminui o preço

todo mundo fica feliz

Klimt
  •  6086 posts
  •  

Pedro escreveu: eles mandaram muito mal

esse tipo de coisa tem que ter responsabilidade

vai lá, prende quem tem que prender, processa quem tem que processar mas evita fazer espetáculo na mídia

isso é o óbvio po, é interesse nacional

que diferença faz se sai na mídia ou não? a polícia federal precisa da mídia pra prender quem ta fazendo algo errado?

não, não precisa

foram muito amadores e foderam com o país a toa
    Esse tal de Fernando Henrique concorda com você, Pedrão.

Valor: E hoje tem? (sobre protagonismo além do limite de algumas instituições)

FHC: Veja, a Operação Carne Fraca. Sim, tem. Como se controla isso? Aumento a legitimidade e o poder de quem manda. O presidente Temer é como Itamar Franco, é uma consequência de um dispositivo da Constituição, não é consequência da vontade popular. Ele não vai ter o suporte popular para segurar as instituições. Nada se faz do dia para a noite, não se pode ter angústia. Essas coisas serão recompostas com o tempo. O amadurecimento das instituições, entretanto, é positivo.

Depois coloco a entrevista toda. Tem aqueles trechos bem FHC mesmo. Potencial pra xingamentos.

ai caramba
  •  38262 posts
  •  

Oxi, pq esconder dá população? Ela que compra essa merda. Ela que se envenena com esse lixo. Querem tirar o direito de saber a verdade das pessoas?

"Ain noffa, derrubou as empresas grandes de carne"

Porra, vcs ligam mais pra dinheiro do que pela moral, o conhecimento e a verdade? Que merda hein.

Butcher
  •  7779 posts
  •  

ai caramba escreveu: Oxi, pq esconder dá população? Ela que compra essa merda. Ela que se envenena com esse lixo. Querem tirar o direito de saber a verdade das pessoas?

Porra, vcs ligam mais pra dinheiro do que pela moral, o conhecimento e a verdade? Que merda hein.
    liberalóides nunca me enganaram

Klimt
  •  6086 posts
  •  

ai caramba escreveu: Oxi, pq esconder dá população? Ela que compra essa merda. Ela que se envenena com esse lixo. Querem tirar o direito de saber a verdade das pessoas?

Não, você tem toda razão.

Mas acho que não é isso que tem sido criticado, e sim erros de condução feios na operação. O que gerou efeito rebote e deu desculpa pra voltarem com papinho de abuso de autoridade. É nesse sentido que criticam, penso eu. Posso estar enganado.

De qualquer forma, vários países já anunciaram reabertura do mercado. O amor voltou.

Will-lliW
  •  8941 posts
  •  

Pedro escreveu:

Ah va....agora quem tá mais errado é a polícia em divulgar essa canalhice e não quem errou?
    E outra, tem que ver se foi a forma que a PF divulgou mesmo e não esses veículos de comunicação que temos que, conforme algum user aí já postou, fazem tudo por likes e compartilhamentos.

Quem quer foder com o país são esses empresários de estimação que cresceram durante o reinado corrupto que estava no poder!

E outra, aposto que se tivesse um filho tomando um leite adulterado com produtos cancerígenos e a PF soubesse e não divulgasse vc não acharia tão certo não divulgar....

Tem que divulgar sim porra!
    • 1
    • 12
    • 13
    • 14
    • 15
    • 16

MENSAGENS RECENTES

PALMEIRAS 2025

Segurar esse 1x0 hj é goleada

Faltam 3 pontos ainda Sabe Deus como vamos conseg[…]

deu pra entender bem a explicação,[…]