Está querendo discutir por horas a fio? Aqui pode ser o seu lugar!
  • 1
  • 19
  • 20
  • 21
  • 22
  • 23
  • 25

 V-Brake
  •  36049 posts
  •  

    Avatar do usuário

    panqueca verde escreveu: Tem muito filipino onde eu trabalho. Todos falam inglês bem o que me surpreendeu, então da pra se comunicar de boa.

    Eu não ouvi um falando mal desse cara. todo mundo fala que ele é um líder forte e que está limpando o país :lol:
    Inglês é lingua oficial lá e eu acho q teve um tempo q os EUA tavam mandando então a cultura é bem inglesada, imagino

     Bruceexx
  •  14299 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Farofas escreveu: Que há em comum entre as Filipinas de Duterte e o Brasil sob Bolsonaro?

    Eleito pelo voto, com a máscara de antissistema, o presidente Rodrigo Duterte desencadeou um banho de sangue. Que há em comum com Bolsonaro? Como enfrentar a ameaça?

    Imagem

    Alguns dias antes das eleições, Walden Bello, um sociólogo e ativista filipino que conhece o Brasil, e participou ativamente dos Fóruns Sociais Mundiais, escreveu uma carta aos brasileiros. Bello comparava a então provável eleição de Jair Bolsonaro aos dois anos de mandato do atual presidente de seu país, Rodrigo Duterte. A mensagem tinha claro sentido de alerta.

    Bello descrevia a situação das Filipinas em tintas fortes. Lá, dizia ele, Duterte inaugurou um fascismo particular, que tem características distintas do fenômeno clássico. Ele é menos ideológico, mais pragmático. No início de seu governo, por exemplo, o presidente ofereceu três ministérios sociais aos comunistas. Este fascismo não constituiu um movimento de massas. Ao contrário, apoia-se na busca, por largas camadas da população, de um pai brutal, um homem que prometa colocar ordem – ainda que por meio da violência – num ambiente que parece caótico, inseguro e corrupto. Este fascismo, em certos aspectos, pode ser mais intenso que o original.

    Ao contrário de Hitler e Mussolini, que restringiram gradualmente as liberdades políticas, para só mais tarde praticar o terror de Estado em massa, nas Filipinas a limitação dos direitos civis veio mais tarde. Mas os maiores massacres atingem os usuários e comerciantes de drogas, e começaram antes mesmo de o presidente tomar posse. São executados por uma polícia corrupta e por milícias dos chamados “vigilantes”.

    Em dois anos, pelo menos vinte mil pessoas foram assassinadas, num país que tem a metade da população do Brasil. Uma matéria no New York Times conta o drama de mães da periferia de Manilla, a capital. Alguém incluiu o nome dos filhos delas nas listas de futuras vítimas dos esquadrões da morte, que circulam de boca em boca ou pelas redes sociais. Para escapar, os garotos dormem a cada dia numa casa diferente. Alguns de seus colegas deixaram a cidade, e passaram a residir, como nômades, em acampamentos na zona rural.

    Há diversas semelhanças entre as Filipinas e o Brasil. Elas começam na colonização de extrema violência, feita por Estados coloniais (no caso deles, a Espanha) e pelos padres católicos a partir do século XVI. As Filipinas não eram, até então, um país, mas uma constelação de povos tribais – também chamados de “índios” sem Estado, administração ou política institucionalizada. A colônia espanhola encarregou cada ordem religiosa de governar um povo. A conversão foi feita a ferro e fogo, deixando marcada na tradição cultural a naturalização da violência. Há outra coincidência, mais recente, intrigante, merecedora de investigação. Os grandes parceiros de Duterte, no terreno da cooperação militar, são os Estados Unidos de Trump e Israel de Benjamin Netanyahu – os dois governos que mais demonstraram entusiasmo com a eleição de Bolsonaro, e se apressam a cooperar com ele.

    Mas as identidades mais marcantes têm a ver com o ambiente político, social e cultural que permitiu a emergência dos líderes fascistas. Há um enorme desgaste das instituições. A democracia é vista como uma farsa, uma fachada sob a qual prosperam os negócios escusos e se tomam as decisões que realmente importam. A desigualdade é indecente. A elite política, corrupta, é detestada. Valores defendidos hipocritamente por ela, como os direitos humanos e a liberdade individual, sofrem desgaste idêntico.

    A ascensão de Duterte, nesse cenário de desmoralização, tem muitos paralelos com a de Bolsonaro. O presidente filipino elegeu-se fazendo o papel do durão, de homem que zombava do refinamento corrupto das elites (a quem chamava de “coños”, algo como “bucetas”) e mesmo dos costumes americanizados cultivados por elas. Mas, esperto, escolhe um grupo mais fraco como alvo. Nas Filipinas, os usuários de drogas, que foram associados à criminalidade. No Brasil, os homessexuais, as feministas, os índios e quilombolas, os nordestinos. Nenhum grande traficante jamais foi preso ou incomodado por Duterte. Mas é como se os usuários, ou os pequenos comerciantes, pudessem ser sacrificados como bodes expiatórios de um modo de vida visto como ofensivo à “normalidade” a que as massas estão submissas.

    Durante quase dois anos, a popularidade de Duterte manteve-se nas alturas, em torno dos 80%. Amparado por ela, ele passou a reprimir também o ativismo político – ou a terceirizar a perseguição a este. No início de 2017, o Partido Comunista foi sacado do governo e remetido diretamente a uma lista de organizações terroristas. A presidente ds Suprema Corte foi afastada. Quase 95% dos membros do antigo partido liberal bandearam para a base de apoio a Duterte. Há autocensura da imprensa e militarização do governo. Segundo cálculos de um Tribunal dos Povos contra Rodrigo Duterte, realizado no exterior 169 ativistas fotam mortos e 509 estão presos ilegalmente.

    Pobre Brasil: estaremos condenados a viver todas as agruras de que padecem as Filipinas? Claro que não, pois a política é o campo da disputa, do indeterminado, não das certezas. Os riscos são grandes, mas há, para começar, diferenças grandes entre os dois países. No terreno econômico, Bolsonaro enfrentará um cenário muito mais difícil, e seu viés ultra-liberal será um permanente fator de desgaste, junto às maiorias. Já Duterte beneficia-se do crescimento geral da Ásia, da demanda chinesa por componentes eletrônicos (as Filipinas têm uma pauta de exportações muito menos primária que a do Brasil .. ), de uma taxa de desemprego próxima a zero. Ainda assim, turbulências recentes (em especial o aumento dos gêneros de primeira necessidade) fizeram seu apoio popular despencar.

    No Brasil há, além disso, a memória dos primeiros avanços contra a desigualdade, que teria elegido Lula, fossem as eleições livres. mas Filipinas, o crescimento econômico foi sempre acompanhado de mais desigualdade e pobreza.

    Mas os desacertos políticos dos últimos anos foram tantos, e tão graves, que não custa prestar atenção aos três conselhos que Walden Bello oferece a seus amigos brasileiros. Primeiro: não se refugiam na ilusão da suposta volta à normalidade institucional, a política dos velhos tempos. Ela é associada pelas maiorias ao domínio oligárquico. Busquem o novo, baseados inclusive na experiência brasileira anterior: políticas de renda cidadã muito mais ousadas, construção de serviços públicos de excelência, formas novas de democracia intensamente participativa. O resgate da democracia depende, muito provavelmente, de sua reinvenção,

    Segundo: dirijam-se aos de baixo, a estes que, em muitos casos, desiludiram-se com a esquerda, por se sentirem abandonados por ela. Parte deles aderiu a Bolsonaro, mas é o que Gramsci chamava de um consenso apenas passivo, que pode ser rompido. Terceiro: não desprezem o anseio popular por segurança. Ele é legítimo, em especial nas periferias; e cria monstros, mas só quando não apenas a direita oferece respostas efetivas (ainda que ilusórias e brutais).

    Os tempos muito duros que virão podem ser, também, uma oportunidade para nos reconstruirmos. O processo será duríssimo, penoso, muitas vezes terrível. Que seja, ao menos, também uma oportunidade para refletirmos, desapegarmos do que fomos, nos reconstruirmos.

    https://jornalggn.com.br/noticia/que-ha ... -bolsonaro
    Tenha dignidade em algum momento da sua vida mano, o cara é ESQUERDISTA RAIZ como Mao Tsé Tung e Pol Pot

    Tu devia tá feliz :lol:

    Imagem

    Imagem

     Bruceexx
  •  14299 posts
  •  

    Avatar do usuário

    panqueca verde escreveu: Tem muito filipino onde eu trabalho. Todos falam inglês bem, o que me surpreendeu, então da pra se comunicar de boa.

    Eu não ouvi um falando mal desse cara. todo mundo fala que ele é um líder forte e que está limpando o país :lol:
    Paranoia e histeria da mídia. Eles moldam a opinião do povão, mas quando um candidato fora da Janela de Overton ganha.. fazem esse sujeito parecer a pior pessoa da face da terra.

     Farofas
  •  194831 posts
  •  

    Avatar do usuário

    O modus operandi ñ falha nunca

    alguém de extrema direita fez merda no governo : "aaain esse ai é esquerdista XD"

    Já temos na lista:


    Macri
    Duterte
    FHC


    bolsa de cocô vai ser o próximo, ai os minions vão migrar pro Amoedo

     rhel
  •  624 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Farofas escreveu:O modus operandi ñ falha nunca

    alguém de extrema direita fez merda no governo : "aaain esse ai é esquerdista XD"

    Já temos na lista:


    Macri
    Duterte
    FHC


    bolsa de cocô vai ser o próximo, ai os minions vão migrar pro Amoedo
    Lula também era de direita.
    Bliss  isso

     abdulzido
  •  5082 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Bruceexx escreveu:
    Mucamo escreveu: O cara é de esquerda. Bugou o Farofas agora. Esquerda fazendo isso. Só falta dizer que ta deturpando Marx
    Só buga pra quem é analfabeto político ou aqueles idiotas com camisa do Che Guevara e que adoram usar alcool, cocaína, bala ou ecstasy. Não sei da onde tiraram que a esquerda quer liberar drogas, isso é pauta dos liberais.

    Mao, Stalin e tantos outros socialistas eram bem repressores, até porque, drogados dão muita despesa pro sistema de saúde.
    foi você que bugou mesmo, liberais são de esquerda, assim como o duterte. Provavelmente você confundiu o espectro de esquerda com socialismo(que por sua vez sempre é confundido com comunismo) e autoritárismo.

    Pela sua visão, obama ou justin trudeau, considerados liberais e de esquerda em seus paises, deveriam ser de extrema direita devido a grande diferença de seus posicionamentos com a duterte, a própria mídia que tanto chamam de "esquerdista" também deveria apoiá-lo, mas o que vemos é totalmente o contrário, quem mais demonstra interesse e flerta com as políticas de duterte é a própria direita.

    A resposta é simples, espectro político não está ligado ao nível de autoritárismo. No ambiente democrático, a esquerda é conhecida como social-democrata, que mistura políticas de liberalismo, com inclusao e proteção dos mais desfarecidos. Desde a queda do "comunismo" no século passado, a direita ficou sem seu arqui-rival, criando conspirações e discursos retóricos para assosiar os sociais democratas aos males do socialismo.

    Imagem

     Bruceexx
  •  14299 posts
  •  

    Avatar do usuário

    abdulzido escreveu:
    Bruceexx escreveu:
    Mucamo escreveu: O cara é de esquerda. Bugou o Farofas agora. Esquerda fazendo isso. Só falta dizer que ta deturpando Marx
    Só buga pra quem é analfabeto político ou aqueles idiotas com camisa do Che Guevara e que adoram usar alcool, cocaína, bala ou ecstasy. Não sei da onde tiraram que a esquerda quer liberar drogas, isso é pauta dos liberais.

    Mao, Stalin e tantos outros socialistas eram bem repressores, até porque, drogados dão muita despesa pro sistema de saúde.
    foi você que bugou mesmo, liberais são de esquerda, assim como o duterte. Provavelmente você confundiu o espectro de esquerda com socialismo(que por sua vez sempre é confundido com comunismo) e autoritárismo.

    Pela sua visão, obama ou justin trudeau, considerados liberais e de esquerda em seus paises, deveriam ser de extrema direita devido a grande diferença de seus posicionamentos com a duterte, a própria mídia que tanto chamam de "esquerdista" também deveria apoiá-lo, mas o que vemos é totalmente o contrário, quem mais demonstra interesse e flerta com as políticas de duterte é a própria direita.

    A resposta é simples, espectro político não está ligado ao nível de autoritárismo. No ambiente democrático, a esquerda é conhecida como social-democrata, que mistura políticas de liberalismo, com inclusao e proteção dos mais desfarecidos. Desde a queda do "comunismo" no século passado, a direita ficou sem seu arqui-rival, criando conspirações e discursos retóricos para assosiar os sociais democratas aos males do socialismo.

    Imagem
    :lolsuper: :lolsuper:

    Social democrata é socialista reformista, champz. Foi criada por um marxista alemão, inclusive..

    Socialismo é o meio de transição entre Capitalismo e Comunismo, ao menos para o Marx.

    A esquerda jacobina era completamente autoritária, e a direita era monarquista na época, mas isso mudou por causa dos novos movimentos que surgiram.

    Liberalismo foi a primeira esquerda, mas hoje é direita. Inclusive feminismo foi derivado do LIBERALISMO.. Hoje a esquerda se "orgulha" disso, mas o sufragismo era completamente burguês. Pautas de INDIVIDUALISMO não é esquerda nos dias de hoje, quiçá nem naquela época seria bem aceito por eles.

    Falar que esquerda é democrática, liberal ou "aceita" oposição é de um desconhecimento histórico.. :lolsuper:

    Tua definição de esquerda hippie left-lib paz e amor não precede.
    Editado pela última vez por Bruceexx em 19/11/2018, 16:08, em um total de 1 vez.

     Bruceexx
  •  14299 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Farofas escreveu: O modus operandi ñ falha nunca

    alguém de extrema direita fez merda no governo : "aaain esse ai é esquerdista XD"

    Já temos na lista:


    Macri
    Duterte
    FHC


    bolsa de cocô vai ser o próximo, ai os minions vão migrar pro Amoedo
    FHC EXTREMA DIREITA

    Mussolini se revira no túmulo.. :xis:

    Deve ser daqueles esquerdistas que mamam o fascista Getúlio Vargas só por causa da CLT.

     abdulzido
  •  5082 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Bruceexx escreveu:
    abdulzido escreveu:
    Bruceexx escreveu:
    Mucamo escreveu: O cara é de esquerda. Bugou o Farofas agora. Esquerda fazendo isso. Só falta dizer que ta deturpando Marx
    Só buga pra quem é analfabeto político ou aqueles idiotas com camisa do Che Guevara e que adoram usar alcool, cocaína, bala ou ecstasy. Não sei da onde tiraram que a esquerda quer liberar drogas, isso é pauta dos liberais.

    Mao, Stalin e tantos outros socialistas eram bem repressores, até porque, drogados dão muita despesa pro sistema de saúde.
    foi você que bugou mesmo, liberais são de esquerda, assim como o duterte. Provavelmente você confundiu o espectro de esquerda com socialismo(que por sua vez sempre é confundido com comunismo) e autoritárismo.

    Pela sua visão, obama ou justin trudeau, considerados liberais e de esquerda em seus paises, deveriam ser de extrema direita devido a grande diferença de seus posicionamentos com a duterte, a própria mídia que tanto chamam de "esquerdista" também deveria apoiá-lo, mas o que vemos é totalmente o contrário, quem mais demonstra interesse e flerta com as políticas de duterte é a própria direita.

    A resposta é simples, espectro político não está ligado ao nível de autoritárismo. No ambiente democrático, a esquerda é conhecida como social-democrata, que mistura políticas de liberalismo, com inclusao e proteção dos mais desfarecidos. Desde a queda do "comunismo" no século passado, a direita ficou sem seu arqui-rival, criando conspirações e discursos retóricos para assosiar os sociais democratas aos males do socialismo.

    Imagem
    :lolsuper: :lolsuper:

    Social democrata é socialista reformista, champz. Foi criada por um marxista alemão, inclusive..

    Socialismo é o meio de transição entre Capitalismo e Comunismo, ao menos para o Marx.

    A esquerda jacobina era completamente autoritária, e a direita era monarquista na época, mas isso mudou por causa dos novos movimentos que surgiram.

    Liberalismo foi a primeira esquerda, mas hoje é direita. Inclusive feminismo foi derivado do LIBERALISMO.. Hoje a esquerda se "orgulha" disso, mas o sufragismo era completamente burguês. Pautas de INDIVIDUALISMO não é esquerda nos dias de hoje, quiçá nem naquela época seria bem aceito por eles.

    Falar que esquerda é democrática, liberal ou "aceita" oposição é de um desconhecimento histórico.. :lolsuper:

    Tua definição de esquerda hippie left-lib paz e amor não precede.
    novamente tu se perde ao se apegar ao passado e definições históricas de um espetro em constante transformação, utilizando de interpretações arbitrárias e desatualizadas para negar a realidade que está na sua frente.
    Seu conceito sobre os espetros políticos é tão inocente quanto dizer que a NK é uma democracia por causa do nome. Não que você esteja errado em si, fazer uma analise histórica sobre o início de cada "lado" dessa falsa dicotomia e todas as mudanças que sofreram com um tempo é importante, infelizmente parece que você ainda está esperando umas grande mudança no periodo atual para que ele se torne passado e saia um novo "volume" do seu livro descrevendo como ele foi.

    E sim, liberal é de esquerda hoje em dia, "direita" só neoliberal, que apoia até mesmo ditadura caso tenha livre mercado.


    fique com um trundeauzinho ultra esquerdista revolucionário anti liberdades individuais

    Imagem

    Imagem

     Touro Mecânico
  •  13487 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Sonho da porra um encontro entre Trump, Duterte e Bonoro na ONU. Pena que o Dutertão da massa seja socialista :chorar:

     Bruceexx
  •  14299 posts
  •  

    Avatar do usuário

    abdulzido escreveu:
    Bruceexx escreveu:
    abdulzido escreveu:
    Bruceexx escreveu:
    Mucamo escreveu: O cara é de esquerda. Bugou o Farofas agora. Esquerda fazendo isso. Só falta dizer que ta deturpando Marx
    Só buga pra quem é analfabeto político ou aqueles idiotas com camisa do Che Guevara e que adoram usar alcool, cocaína, bala ou ecstasy. Não sei da onde tiraram que a esquerda quer liberar drogas, isso é pauta dos liberais.

    Mao, Stalin e tantos outros socialistas eram bem repressores, até porque, drogados dão muita despesa pro sistema de saúde.
    foi você que bugou mesmo, liberais são de esquerda, assim como o duterte. Provavelmente você confundiu o espectro de esquerda com socialismo(que por sua vez sempre é confundido com comunismo) e autoritárismo.

    Pela sua visão, obama ou justin trudeau, considerados liberais e de esquerda em seus paises, deveriam ser de extrema direita devido a grande diferença de seus posicionamentos com a duterte, a própria mídia que tanto chamam de "esquerdista" também deveria apoiá-lo, mas o que vemos é totalmente o contrário, quem mais demonstra interesse e flerta com as políticas de duterte é a própria direita.

    A resposta é simples, espectro político não está ligado ao nível de autoritárismo. No ambiente democrático, a esquerda é conhecida como social-democrata, que mistura políticas de liberalismo, com inclusao e proteção dos mais desfarecidos. Desde a queda do "comunismo" no século passado, a direita ficou sem seu arqui-rival, criando conspirações e discursos retóricos para assosiar os sociais democratas aos males do socialismo.

    Imagem
    :lolsuper: :lolsuper:

    Social democrata é socialista reformista, champz. Foi criada por um marxista alemão, inclusive..

    Socialismo é o meio de transição entre Capitalismo e Comunismo, ao menos para o Marx.

    A esquerda jacobina era completamente autoritária, e a direita era monarquista na época, mas isso mudou por causa dos novos movimentos que surgiram.

    Liberalismo foi a primeira esquerda, mas hoje é direita. Inclusive feminismo foi derivado do LIBERALISMO.. Hoje a esquerda se "orgulha" disso, mas o sufragismo era completamente burguês. Pautas de INDIVIDUALISMO não é esquerda nos dias de hoje, quiçá nem naquela época seria bem aceito por eles.

    Falar que esquerda é democrática, liberal ou "aceita" oposição é de um desconhecimento histórico.. :lolsuper:

    Tua definição de esquerda hippie left-lib paz e amor não precede.
    novamente tu se perde ao se apegar ao passado e definições históricas de um espetro em constante transformação, utilizando de interpretações arbitrárias e desatualizadas para negar a realidade que está na sua frente.
    Seu conceito sobre os espetros políticos é tão inocente quanto dizer que a NK é uma democracia por causa do nome. Não que você esteja errado em si, fazer uma analise histórica sobre o início de cada "lado" dessa falsa dicotomia e todas as mudanças que sofreram com um tempo é importante, infelizmente parece que você ainda está esperando umas grande mudança no periodo atual para que ele se torne passado e saia um novo "volume" do seu livro descrevendo como ele foi.

    E sim, liberal é de esquerda hoje em dia, "direita" só neoliberal, que apoia até mesmo ditadura caso tenha livre mercado.


    fique com um trundeauzinho ultra esquerdista revolucionário anti liberdades individuais

    Imagem

    Imagem
    "conceitos passados" falácia dos progressistas e left-libs. Esse é da turma que diz que a URSS não foi comunismo :ironico: :ironico:

    Liberalismo CLÁSSICO É DIREITA. Adam Smith, Lock, Bentham e tantos outros liberais CLÁSSICOS seriam considerados "lacaios" de capitalistas pelo próprio Marx .

    "Neoliberal" é outro conceito deturpado pra se referir a conservadores-liberais como Reagan e a Thatcher.

    Talvez você se refira aos "liberals" americanos, esses são centro-esquerda mesmo. Sociais-democratas e socialistas, querem estado controlando economia e armas pra população, nada a ver com liberal raiz ;)

     Bom Caráter
  •  8884 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Duterte encoraja matar bispos católicos das Filipinas porque 'não servem para nada'
    'Esses bastardos não servem para nada. A única coisa que sabem fazer é criticar', afirmou o presidente

    Por Agência EFE

    06/12/2018 07h40 Atualizado há 3 horas
    Imagem
    Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, durante encontro em Singapura, em 14 de novembro — Foto: Bullit Marquez/ AP Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, durante encontro em Singapura, em 14 de novembro — Foto: Bullit Marquez/ AP

    O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, atacou de novo os bispos católicos ao afirmar que eles "são inúteis" e encorajou matá-los, em um país onde 85% da população é católica.

    "Os bispos de vocês, matem-nos. Esses bastardos não servem para nada. A única coisa que sabem fazer é criticar", disse Duterte na noite de quarta-feira (5) em discurso em Manila.

    Em um ato posterior, o presidente afirmou que a Igreja Católica é a instituição "mais hipócrita do mundo" e garantiu que 90% dos seus sacerdotes são gays.

    A Conferência dos Bispos Católicos das Filipinas recusou responder aos comentários de Duterte.

    Há apenas duas semanas, o presidente insultou bispos e sacerdotes católicos, com os quais trava uma batalha verbal há mais de um ano, ao declarar aos filipinos que não deveriam ir à igreja para "fazerem papel de idiotas".

     Farofas
  •  194831 posts
  •  

    Avatar do usuário

    mas mas mas Dutreta ñ é ditador =(

     abdulzido
  •  5082 posts
  •  

    Avatar do usuário

    O conservador que tava praticando cunheta enquanto via ele matar "traficantes" e drogados deve estar assim agora :chocado:

     PedroFross
  •  4145 posts
  •  

    Avatar do usuário

    A maioria do país é católico.
    Vai da treta isso

    Enviado de meu LG-K350 usando o Tapatalk

     Bom Caráter
  •  8884 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Hoje ele botou mais lenha na fogueira

    'Mate-os': Duterte perde a paciência com 'tolos inúteis' na Igreja Católica © REUTERS / Kim Kyung-Hoon

    O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, está deixando todos saberem que ele está farto da oposição da Igreja Católica às suas políticas, ridicularizando seus líderes como "idiotas inúteis" que adoram um deus "estúpido".

    Imagem

    https://br.sputniknews.com/asia_oceania ... te-bispos/

     Kar
  •  34197 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Aposto que ele tava falando de bispos comunistas, equivalente a nossa CNBB.

     Touro Mecânico
  •  13487 posts
  •  

    Avatar do usuário



    Já mandei esse vídeo no grupo da família
    • 1
    • 19
    • 20
    • 21
    • 22
    • 23
    • 25

    MENSAGENS RECENTES

    Mina linda pode ser Agora essas minas aí […]

    https://twitter.com/futebol_info/status/17733774[…]

    nossa, vai sair alguma coisa boa esse ano ag[…]



    O melhor conteúdo: seguro, estável e de fácil manutenção, desde 2012