O seu lugar para falar asneiras e discutir assuntos variados

 Rlim
  •  40622 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Tópico dedicado a um dos melhores canais do YT brasileiro. Com muito conteúdo interessante sobre aviação.
    Comecemos com a explicação sobre um dos acidentes mais bizarros da história da aviação.

    Em 1994 um piloto russo teve a brilhante ideia de levar seus dois filhos crianças pra dentro da cabine, permitindo que brincassem com o manche.

    Devido a força exercida por um deles, o avião saiu do piloto automático sem a tripulação perceber.

    O resto é história.

    Video complementar

    Transcrição dos últimos minutos na cabine
    O horário mostrado refere-se ao tempo marcado no gravador de dados do voo e não ao horário local ou GMT.

    2258 Eldar (filho de Kudrinsky): Por que ele está virando?
    2259 Kudrinsky (comandante): Está virando sozinho?
    2260 Eldar: Sim...
    2261 Kudrinsky: Eu não sei por que ele está virando.
    2266 Eldar: Será que ele está saindo do curso?
    2267 Piskarev (co-piloto): Estamos entrando em movimentação circular (holding pattern).
    2268 Kudrinsky: Sério?
    2269 Piskarev: Com certeza.
    2270 Makarov: Rapazes...

    O avião entra em um ângulo de inclinação de 45°. A força g aumenta fazendo com que Kudrinsky encontre dificuldades para voltar ao seu assento.

    2272 Kudrinsky: Segura, segura o manche, segura.
    2275 Makarov: A velocidade...
    2276 Piskarev: O outro jeito!
    2277 Kudrinsky: Do outro jeito, vire a esquerda.
    2281 Piskarev: Esquerda!
    2281 Kudrinsky: Esquerda... do outro jeito!
    2282 Piskarev: Esquerda!
    2284 Eldar: Estou virando para a esquerda...
    2284 Piskarev: Para a direita!
    2285 Kudrinsky: À direita
    2288 Piskarev: Você não pode ver, ou o quê?

    Neste momento os dois tripulantes ainda não haviam conseguido retornar aos seus assentos e tentavam em vão instruir Eldar de forma confusa e desesperada. Os alarmes de perda de altitude, desligamento total do piloto automático e de excesso de velocidade começaram a soar conjuntamente.

    2291 Piskarev: Vire à direita. Vire à direita! Vire à direita!
    2297 Kudrinsky: DIREITA!
    2298 Piskarev: Esquerda! Lá está o chão!
    2303 Kudrinsky: Eldar, sai daí... desce daí... desce daí Eldar.
    2314 Piskarev: Manetes em idle!

    O co-piloto consegue assumir a aeronave e tirá-la da posição de mergulho, porém, ainda atordoado, exagera ao puxar o manche. A aeronave então começa a subir quase que verticalmente com o nariz empinado.

    Kudrinsky ainda encontrava dificuldades para voltar a sua poltrona. Desesperado, grita sem parar para o filho sair de seu assento.

    2319 Kudrinsky: Eldar, saia! Saia, Eldar, saia... saia, Eldar, saia, saia... saia... [ofegante] saia! Eu disse para sair!
    2334 Piskarev: Potência máxima! Potência máxima! Potência máxima!

    Kudrinsky consegue retornar aos controles do avião.

    2336 Kudrinsky: Está em potência máxima, entendi.
    2337 Piskarev: Potência máxima!
    2338 Kudrinsky: Entendi.
    2340 Piskarev: Potência máxima.
    2346 Kudrinsky: Eu dei-lhe potência máxima.
    2348 Piskarev: Qual é a velocidade?
    2354 Kudrinsky: [ofegante] Força total!
    2365 Piskarev: A velocidade está muito alta.
    2367 Kudrinsky: Alta, né?
    2368 Piskarev: Sim, não é?
    2369 Kudrinsky: Eu desliguei...
    2371 Piskarev: Estamos saindo, estamos saindo! Direita! Para a direita! A velocidade está alta, reduza a potência.
    2377 Kudrinsky: Feito.
    2382 Piskarev: Devagar! Droga, de novo não...
    2388 Kudrinsky: Não vire para a direita, a velocidade [ininteligível]
    2392 Piskarev: [ininteligível]
    2393 Kudrinsky: Nós vamos sair em um segundo. Tudo está bem. Delicadamente... [ininteligível] Delicadamente. Puxe delicadamente.
    2400 [Som de impacto, fim da gravação]
    Editado pela última vez por Rlim em 12/07/2020, 20:23, em um total de 3 vezes.

     Touro Mecânico
  •  13499 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Já vi esse vídeo aí, que cagada. Acho que já vi praticamente todos os vídeos sobre acidentes, bom canal.

     Rlim
  •  40622 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Esse da JAL é foda.

    Primeiro porque os pilotos lutaram até o final durante muito tempo pra tentar salvar o avião.

    Segundo porque milagrosamente sobreviram 4 pessoas, e olha que o impacto foi direto na montanha.

    Um milagre inacreditável.






    Editado pela última vez por Rlim em 12/07/2020, 20:18, em um total de 1 vez.
    Bruceexx  isso

     Rlim
  •  40622 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Esse acidente foi foda, pois foi relativamente perto da minha casa. Trabalhei durante anos a algumas quadras do local, além de ficar internado uma vez num hospital muito próximo.

    Lembro bem da cobertura do acidente em 1996.

    Minha vizinha chorando pra caralho porque a tv mostrava os corpos cobertos pelos sacos plásticos pretos, além de muito sangue descendo na valeta da rua.

    Lembro que esse acidente praticamente acabou com os Fokker 100 no Brasil, ganharam uma fama muito ruim. Um ano depois teve outro caso também com a TAM onde uma bomba explodiu, fez um buraco na fuselagem que sugou um passageiro.
    Editado pela última vez por Rlim em 12/07/2020, 20:18, em um total de 1 vez.

     Bruceexx
  •  14323 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Canal top. Fico imaginando como foram os últimos momentos do JAL 123, maioria dos passageiros se despedindo dos parentes e a luta dos pilotos pra manter o avião. Audio de caixa sempre é sinistro, mas esse sei lá.. :chorar4:



    Inclusive, o Rammstein fez um album inspirado nele:

    https://whiplash.net/materias/curiosida ... stein.html

    Editado pela última vez por Bruceexx em 12/07/2020, 20:17, em um total de 1 vez.

     Rlim
  •  40622 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Já esse da Varig é um dos maiores absurdos também. O cara simplesmente errou as coordenadas completamente.

    Por mais que a carta não fosse tão clara e tivesse problemas de fato, o Garcez fez uma merda inacreditável e ainda insistiu no erro até o fim.

    Milagrosamente só morreram 12.

     Bruceexx
  •  14323 posts
  •  

    Avatar do usuário



    Cair na mata nessa época devia ser praticamente sentença de morte
    Editado pela última vez por Bruceexx em 12/07/2020, 20:26, em um total de 1 vez.
    Rlim  isso

     Rlim
  •  40622 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Sobre o Air France AF447 que caiu no Atlântico em 2009:


     Rlim
  •  40622 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Pessoal se puderem, coloquem os vídeos em spoilers pra não ficar muito pesado pra abrir o tópico.

     Atleti Azzurri d'Italia
  •  11569 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Rlim escreveu:
    Esse da JAL é foda.

    Primeiro porque os pilotos lutaram até o final durante muito tempo pra tentar salvar o avião.

    Segundo porque milagrosamente sobreviram 4 pessoas, e olha que o impacto foi direto na montanha.

    Um milagre inacreditável.






    Dizem que mais pessoas sobreviveram. As equipes japonesas deram como certeza que não haveriam sobreviventes, e deixaram para ir ao local do acidente no dia seguinte.

    Os sobreviventes informaram que muitas pessoas sobreviveram ao acidente, mas ficaram gravemente feridas, e foram morrendo conforme as horas iam passando.
    Rlim, Bruceexx  isso

     Sudit
  •  66777 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Que bizarro, nao entendi pq nao conseguiram nivelar no inicio, estavam todos fora da cabine?

     Rlim
  •  40622 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Sudit escreveu: Que bizarro, nao entendi pq nao conseguiram nivelar no inicio, estavam todos fora da cabine?
    Você diz o da Aeroflot?

    Parece que não perceberam de imediato. Segue explicação da Wikipedia.
    Segundo dados de manutenção, o Airbus A-310 estava com sua manutenção em dia, e era pilotado por duas tripulações experientes. A análise dos dados das caixas pretas revelou a causa do acidente.

    Durante aquela viagem, o comandante Yaroslav Kudrinsky levou seus filhos Yana e Eldar a bordo. Em um trecho do voo no qual o Airbus voava sob o comando do piloto automático, o comandante conduziu seus filhos até a cabine e os convidou a sentar em sua poltrona. Depois disso, ele os incentivou a movimentar o manche da aeronave. Yana simulou uma curva com a aeronave (previamente programada pelo comandante através do piloto automático), e, depois disso, Eldar, de 15 anos, realizou a mesma manobra. No entanto, Eldar exerceu uma força suficiente no manche para desconectar parcialmente o piloto automático. Sem perceber isso, a tripulação continou o voo sob o comando parcial do piloto automático, que havia tornado manual o controle dos ailerons. Assim, a aeronave se inclinou a 45 graus, de forma que sua asa direita afundou.

    Com a queda repentina a uma grande velocidade, a força G fez com que os ocupantes da cabine ficassem presos aos seus assentos. Alarmes na cabine indicaram o desligamento do piloto automático e o risco iminente de perda de sustentação. No último instante, um dispositivo automático da aeronave conseguiu corrigir a posição e atitude da aeronave, o que permitiria a uma tripulação experiente corrigir a altitude e a rota da mesma.

    O co-piloto, num esforço desesperado, conseguiu tirar a aeronave da queda. Mas ao realizar a manobra para fazê-la subir, fez com que a mesma perdesse sustentação e iniciasse um violento mergulho em parafuso. O comandante conseguiu retomar seu lugar e iniciou os procedimentos juntamente com o co-piloto para recuperar o controle da aeronave, mas ela estava voando abaixo do limite de segurança para aquela região e, com isso, colidiu com um morro de 600 metros.

    Os investigadores descobriram que o filho do comandante exerceu uma força no manche suficiente para desligar parcialmente o piloto automático. As aeronaves russas anteriormente operadas pela Aeroflot possuíam alarmes sonoros para informar o desligamento total do piloto automático, mas não para informar o desligamento parcial do mesmo. A tripulação russa não foi instruída quanto à possibilidade de desligamento parcial do piloto automático, de forma que demoraria a entender o que estava ocorrendo com a aeronave.

    A descoberta dos corpos dos filhos do comandante nos destroços da cabine confirmou as informações transcritas das caixas pretas. O acidente causou uma crise no alto escalão da Aeroflot, que, temendo o vazamento da história e seus efeitos negativos, tentou em vão ocultar a história. Quase um mês após o acidente, a imprensa russa obteve a informação de que o filho do comandante estava pilotando a aeronave.
    Sudit  isso

     Bruceexx
  •  14323 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Eu pensava que os caras do Legacy eram os principais responsáveis pela queda do 1907
    Atleti Azzurri d'Italia escreveu:

    os melhhores videos
    Piloto frio da porra nesse Varig
    que tenham todos um bom final :omg3:

     camaleão
  •  15709 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Conheci por causa de seu topico
    meu youtube agora é só flow e aviões & Musica

    bom user, bom topico
    Rlim, Bruceexx  isso

     camaleão
  •  15709 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Eu curti demais esse video aqui abaixo
    o piloto do avião que fez o resgate foi simplesmente um gênio

    eu não consigo mensurar o tamanho da capacidade intelectual e emocional de alguém fazer o que ele fez
    Rlim, Bruceexx  isso

     Rlim
  •  40622 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Bruceexx escreveu:
    O mais ironico desse de Tenerife é que o maior acidente da história da aviação aconteceu no solo.

     Rlim
  •  40622 posts
  •  

    Avatar do usuário

    camaleão escreveu: Eu curti demais esse video aqui abaixo
    o piloto do avião que fez o resgate foi simplesmente um gênio

    eu não consigo mensurar o tamanho da capacidade intelectual e emocional de alguém fazer o que ele fez
    Já assisti esse também. Impressionante a capacidade de triangulação e cálculo que os caras fazem em pleno vôo.

    Absurdo, e isso numa época que a eletronica embarcada era bem mais rudimentar que hoje.

     camaleão
  •  15709 posts
  •  

    Avatar do usuário

    e a confiança absurda do piloto perdido nele

    sem condições essa história
    fiquei com vontade de ver o filme
    mas ele diz não ser tão fiel

    MENSAGENS RECENTES

    ta tudo sob controle galera nao tem nada com o que[…]

    >>> Irã x Israel

    começou :ohnoes:

    MERCADO TEMPORADA 2024

    https://twitter.com/futebol_info/status/17807008[…]



    O melhor conteúdo: seguro, estável e de fácil manutenção, desde 2012