O seu lugar para falar asneiras e discutir assuntos variados

 camaleão
  •  15599 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Uma evolução tão considerável que muitos desenvolvedores lhe estão a chamar de revolucionária. De forma simples, esta Inteligência Artificial consegue criar quase tudo aquilo que lhe pedes.



    O GPT-3 é um sistema baseado em aprendizado de máquina desenvolvido para escrever textos de forma automatizada. Esta versão mais recente foi alimentada com um pacote de dados de 45 TB de texto — uma quantidade de informações muito maior do que qualquer outra IA já foi sujeitada. Isto permite que o GPT-3 consiga escrever praticamente qualquer conteúdo baseado em texto, incluindo histórias de ficção, linhas de código de programação, e até mesmo textos jurídicos que utilizam de jargão legal.

    Entre algumas das aplicações que já utilizam o GPT-3, uma das mais interessantes foi criada pelo programador Sharif Shameem, que utilizou a IA para criar um programa gerador de layouts para sites que entrega para o usuário todo o código JSX a partir de uma descrição. Por exemplo, o usuário só precisaria escrever “quero uma página com uma tabela com os países de maior população do mundo e um botão no final da tabela” e a IA irá gerar todo o código que você precisa para criar essa página em um site da internet.
    V-Brake  isso

     camaleão
  •  15599 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Outro uso bem interessante está no Dragon Model, que utiliza o GPT-3 para criar um game de aventura textual, onde a IA cria uma situação, espera pela ação do jogador e então reage a essa ação com uma nova situação, criando uma narrativa interativa textual coerente em um mundo de fantasia medieval que se assemelha a um jogo do RPG Dungeons & Dragons. E a IA é tão avançada que já se mostrou capaz até mesmo de criar todo um sistema complexo de magia — incluindo a lógica por trás do funcionamento dele — e explicar este sistema para o jogador.

    Imagem

     camaleão
  •  15599 posts
  •  

    Avatar do usuário

    assim como outras IA geradoras de texto que foram treinadas analisando enormes bancos de dados de palavras escritas por pessoas reais, ela possui uma tendência a apresentar algumas das piores características humanas, como preconceitos, racismo e sexismo.

    Isto pode ser visto claramente em um programa que utiliza a IA para gerar tweets a partir de palavras chaves. Ao pedir para gerar tweets a partir de palavras como “judeus”, “mulheres” ou “holocausto”, é possível ver alguns resultados incrivelmente ofensivos criados pelo algoritmo, como “#blacklivesmatter is a harmful campaign” (#vidasnegrasimportam é um movimento nocivo, em português) ou “A holocaust would make so much environmental sense” (um holocausto faria muito sentido na questão ambiental, em português).

     camaleão
  •  15599 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Tem uma lista de espera para poder testá-la..
    e parece que em 2021 vai sair a GPT-4 com muitos mais dados e tal

    Por enquanto aqui no Brasil, tem um cara no youtube mostrando as evoluções dela que estão soltando



    Ele coloca uns clickbait lixosos nos títulos e thumbnail, para tentar crescer o canal, mas o conteúdo é muito daora




    Daora nesse último vídeo ele mostrando que a IA criou uma afirmação dizendo:
    “Music is the most advanced form of mathematics”

     UltraRS
  •  11781 posts
  •  

    Avatar do usuário

    ela possui uma tendência a apresentar algumas das piores características humanas, como preconceitos, racismo e sexismo.
    Vai ser cancelada
    LL SCCP  isso

     Galt
  •  12750 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Essa porra eh brilhante.

     Salieri
  •  46322 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Tinha visto isso esses dias, negócio é absurdo mesmo.

    E pra que diabos estou estudando JavaScript e React então?

    :suando:

     Clone
  •  15345 posts
  •  

    Avatar do usuário

    ArnaldoCésarCoelho escreveu: Prefiro a GAN
    Na verdade, o G de GPT-3 parece ser o mesmo generative das GANs ( Generative Adversary Networks ).

    Não sei se usa o msm conceito de adversary loss das GAN, não olhei qual arquitetura utilizam, provavelmente deve ser CNN ou RNN, que geralmente é usado para tarefas de processamento natual de linguagem.

    Vou dar uma olhada depois, pq realmente GAN é a coisa mais interessante que surgiu na área de Deep Learning / IA recentemente.

    Imagem
    Editado pela última vez por Clone em 01/08/2020, 14:56, em um total de 1 vez.

     V-Brake
  •  36049 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Ela já está sendo alimentada corretamente

     camaleão
  •  15599 posts
  •  

    Avatar do usuário

    UltraRS escreveu:
    ela possui uma tendência a apresentar algumas das piores características humanas, como preconceitos, racismo e sexismo.
    Vai ser cancelada
    Quem cancela os canceladores?

     camaleão
  •  15599 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Galt escreveu: Essa porra eh brilhante.
    Eu já fico bobo com coisa bem mais “simples” como as assistentes virtuais tipo Alexa..
    Fico imaginando implementando essas IA como nossas assistente pessoais...
    Mas sei que vai demorar pacas (ou não..)

     Kar
  •  34197 posts
  •  

    Avatar do usuário

    camaleão escreveu: assim como outras IA geradoras de texto que foram treinadas analisando enormes bancos de dados de palavras escritas por pessoas reais, ela possui uma tendência a apresentar algumas das piores características humanas, como preconceitos, racismo e sexismo.

    Isto pode ser visto claramente em um programa que utiliza a IA para gerar tweets a partir de palavras chaves. Ao pedir para gerar tweets a partir de palavras como “judeus”, “mulheres” ou “holocausto”, é possível ver alguns resultados incrivelmente ofensivos criados pelo algoritmo, como “#blacklivesmatter is a harmful campaign” (#vidasnegrasimportam é um movimento nocivo, em português) ou “A holocaust would make so much environmental sense” (um holocausto faria muito sentido na questão ambiental, em português).

    Mensagem apagada pela moderação
    Mucamo  isso

     camaleão
  •  15599 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Salieri escreveu: Tinha visto isso esses dias, negócio é absurdo mesmo.

    E pra que diabos estou estudando JavaScript e React então?

    :suando:
    Foo Lang III escreveu:

    Concordo 100% com ele.
    Tem essa discussão nos comentários dos vídeos que postei tb

    Para a profissão do programador acabar, praticamente todas as outras tem que acabar primeiro :lol:

    E bem interessante a questão dos parâmetros levantadas por ele:
    a GPT-3 tem 175 bilhões de parâmetros... (100x mais que a GPT-2)
    a GPT-4 deve vir na casa dos trilhões se pá

    Aonde seria esse limite é uma ótima questão

     V-Brake
  •  36049 posts
  •  

    Avatar do usuário

    camaleão escreveu:
    Galt escreveu: Essa porra eh brilhante.
    Eu já fico bobo com coisa bem mais “simples” como as assistentes virtuais tipo Alexa..
    Fico imaginando implementando essas IA como nossas assistente pessoais...
    Mas sei que vai demorar pacas (ou não..)
    Essas assistentes virtuais são o esforço de milhares de 'pequenos escravinhos' q ficam avaliando as frases q o pessoal manda via alexa e alimentando o tensorflow, ou qq biblioteca famosinha de aprendizado de máquina :lol:

    O q é bem legal, aliás o q eu acharia mais top era q alguma ML fizesse toda a documentação do zero, se tem uma coisa horrível de fazer é documentação :suando:

     camaleão
  •  15599 posts
  •  

    Avatar do usuário

    V-Brake escreveu:
    camaleão escreveu:
    Galt escreveu: Essa porra eh brilhante.
    Eu já fico bobo com coisa bem mais “simples” como as assistentes virtuais tipo Alexa..
    Fico imaginando implementando essas IA como nossas assistente pessoais...
    Mas sei que vai demorar pacas (ou não..)
    Essas assistentes virtuais são o esforço de milhares de 'pequenos escravinhos' q ficam avaliando as frases q o pessoal manda via alexa e alimentando o tensorflow, ou qq biblioteca famosinha de aprendizado de máquina :lol:

    O q é bem legal, aliás o q eu acharia mais top era q alguma ML fizesse toda a documentação do zero, se tem uma coisa horrível de fazer é documentação :suando:
    Eu não manjo de programação, então não sei o que quis dizer com documentação.
    ainda mais por ML (imagino que seja machine learning)

    mas essa IA não faria isso?
    Ou teriam que implementá-la em algo externo?

    Porque nos videos vi a galera usando até no excel..
    A criação das planilhas com diferenciação de cores pra mim é algo absurdo..
    Parece muito com o tony stark pedindo mapeamento e possibilidades pra JARVIS :lolsuper:


    Quanto a Alexa, eu descobri ontem tb que você pode criar skills pra ela.. muito daora.

    Tu acha que a tecnologia vai focar totalmente nesse lado de evoluir IA, ML e afins?

    Vejo gente falando que tem uma sensação que a tecnologia parou de evoluir... Mas ai vejo essas poras e fico imaginando saltos gigantescos

    Acho que a biotecnologia tb deve crescer muito rápido logo logo

     V-Brake
  •  36049 posts
  •  

    Avatar do usuário

    camaleão escreveu:
    V-Brake escreveu:
    camaleão escreveu:
    Galt escreveu: Essa porra eh brilhante.
    Eu já fico bobo com coisa bem mais “simples” como as assistentes virtuais tipo Alexa..
    Fico imaginando implementando essas IA como nossas assistente pessoais...
    Mas sei que vai demorar pacas (ou não..)
    Essas assistentes virtuais são o esforço de milhares de 'pequenos escravinhos' q ficam avaliando as frases q o pessoal manda via alexa e alimentando o tensorflow, ou qq biblioteca famosinha de aprendizado de máquina :lol:

    O q é bem legal, aliás o q eu acharia mais top era q alguma ML fizesse toda a documentação do zero, se tem uma coisa horrível de fazer é documentação :suando:
    Eu não manjo de programação, então não sei o que quis dizer com documentação.
    ainda mais por ML (imagino que seja machine learning)

    mas essa IA não faria isso?
    Ou teriam que implementá-la em algo externo?

    Porque nos videos vi a galera usando até no excel..
    A criação das planilhas com diferenciação de cores pra mim é algo absurdo..
    Parece muito com o tony stark pedindo mapeamento e possibilidades pra JARVIS :lolsuper:


    Quanto a Alexa, eu descobri ontem tb que você pode criar skills pra ela.. muito daora.

    Tu acha que a tecnologia vai focar totalmente nesse lado de evoluir IA, ML e afins?

    Vejo gente falando que tem uma sensação que a tecnologia parou de evoluir... Mas ai vejo essas poras e fico imaginando saltos gigantescos

    Acho que a biotecnologia tb deve crescer muito rápido logo logo
    Hj em dia, qdo a gente fala de AI, quase sempre as ideias convergem pra ML (machine learning ou aprendizado de máquina).

    Boa parte dessas ferramentas atuais q criam ou respondem coisas pra vc, como a Alexa, são (em geral) baseadas em aprendizado de máquina, que basicamente consiste na máquina reconhecer padrões e responder de acordo com o q é "treinado".

    Por exemplo, algo q está crescendo mto hj em dia é interpretação de textos. Vc pega um motor de aprendizado de máquina (como tensorflow) e injeta dados da amazon de avaliação de produtos, com as estrelas e o comentário. Quanto mais dados vc vai injetando, melhor ele vai interpretando o texto e relacionando com a avaliação.

    Aí chega um ponto em q a máquina "lê" o texto, e através de palavras chaves ou orações, ele pode te falar se a crítica foi positiva ou negativa. Esse é só um exemplo, ML pode ser usado pra qualquer coisa, como tá sendo usado nesse GPT-3 pra criar código automaticamente.

    Esse é o futuro sim, o ideal é q a máquina faça todo trabalho braçal mais simples q a gente faça e as pessoas possam se focar em coisas mais complexas.

    E sobre a documentação, é pq pra qm trabalha com programação, dps de fazer um código, as boas práticas pedem q vc documente o código, explique como ele funciona. E essa parte é bem chatinha de fazer heheh.
    camaleão  isso

    MENSAGENS RECENTES

    https://twitter.com/futebol_info/status/17733774[…]

    nossa, vai sair alguma coisa boa esse ano ag[…]

    Depois de 20h no Starfield, o jogo finalmente fico[…]



    O melhor conteúdo: seguro, estável e de fácil manutenção, desde 2012