O seu lugar para falar asneiras e discutir assuntos variados
  • 1
  • 279
  • 280
  • 281
  • 282
  • 283
  • 286

 Metta World Peace
  •  5448 posts
  •  

    Avatar do usuário

    FooFighters escreveu: Relendo agora entendi o esquema do boleto.

    Um dinheiro "sujo" que tava na conta de um laranja paga os boletos das pessoas, dando um ar de operação idônea.

    Depois eles ficam com mesma quantia em dinheiro vivo e "limpo", usando várias notas das transportadoras, lotéricas e supermercados.

    Daí podem repassar esse dinheiro vivo pra quem quiser.

    E o dinheiro é "limpo".
    Sim. Ele explicou que o boleto funciona como um cheque ao portador porque qualquer podia pagar. Para ele era muito bom porque não se exigia o nome da pessoa que paga o boleto, então não tem rastreio. No final da matéria ele propõe como solução exigir o nome de quem paga para evitar a lavagem de dinheiro, porque assim vai rastrear.

     Turin
  •  23566 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Foda que isso do boleto não vejo muito solução.

    Se só o titular puder pagar, vai perder a função do boleto. Consigo imaginar dezenas de situações em que isso seria uma merda, e as pessoas teriam que realizar o pagamento por outros meios. Nada ilícito, mas questões de pura praticidade.

    E se tivesse que registrar o nome do pagador, seria meio inútil. Seria só usar laranjas. Ou o próprio titular finge que paga. Sei lá, me parece que contornariam fácil. Acabaria sendo uma burocracia inútil.

    A ideia de bancarizacao e virtualização da moeda me parece muito mais promissora, até pq vejo como um caminho natural.

     Metta World Peace
  •  5448 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Concordo que a bancarização e virtualização da moeda é melhor para rastrear. O problema é ainda assim dá para lavar dinheiro e fazer evasão de dividas. O problema não é só no Brasil, é no mundo inteiro. Os países podem ser rigorosos no controle financeiro, mas se existem países que pode lavar dinheiro a vontade, quebra um pouco esse controle.
    O ideal é que esses paraísos fiscais acabem, o que é difícil acontecer, visto que a elite econômica não tem interesse em acabar com isso.
    Na prática, é o que já sabemos, a base da pirâmide sendo tributado sem dó e quem tem grana lavando dinheiro e mandando para fora.
    Mucamo, Turin  isso

     Turin
  •  23566 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Mas uma coisa que fiquei pensando é como o crime compensa né?
    Esses caras ganharam uma dinheirama absurda, num nível surreal, viveram uma puta vida, tranquila.
    Mesmo sendo pegos, vão ficar uns 2 ou 3 anos no máximo dos máximos preso (não sei se tao presos ainda ou não).
    Devolveram uma parte da grana mas obviamente ainda têm uma reserva absurda. Até banco eles tinham porra :lolsuper:

    Agora até aula dão pra polícia :lolsuper:
    Bela aposentadoria de malandro

     FooFighters
  •  8264 posts
  •  

    Nem tão presos, tão soltos e tão dando palestras pro MPF em todo o Brasil.

    Parece que na própria reportagem falava que eles tão meio que fazendo as mesmas coisas.

    Um em Montevidéu e outro não sei onde.

     Mucamo
  •  29581 posts
  •  

    Avatar do usuário

    FooFighters escreveu: Nem tão presos, tão soltos e tão dando palestras pro MPF em todo o Brasil.

    Parece que na própria reportagem falava que eles tão meio que fazendo as mesmas coisas.

    Um em Montevidéu e outro não sei onde.
    Estão em prisão domiciliar. Inclusive um deles ate corre na rua ao lado da sua casa porque lá ele pode ir.

     Mucamo
  •  29581 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Turin escreveu: Mas uma coisa que fiquei pensando é como o crime compensa né?
    Esses caras ganharam uma dinheirama absurda, num nível surreal, viveram uma puta vida, tranquila.
    Mesmo sendo pegos, vão ficar uns 2 ou 3 anos no máximo dos máximos preso (não sei se tao presos ainda ou não).
    Devolveram uma parte da grana mas obviamente ainda têm uma reserva absurda. Até banco eles tinham porra :lolsuper:

    Agora até aula dão pra polícia :lolsuper:
    Bela aposentadoria de malandro
    Já disse isso aqui, compensa e muito.

    Futuramente eles serão remunerados por essas palestras para grandes bancos e empresas. Obviamente agora o Estado nao os paga porque estão na colaboração premiada.

    Mas desde a época do doleiros da lava jato eu já disse aqui que compensa.

    Olha aquele Fernando Baiano, do MDB. A prisão do cara é ficar em regime domiciliar numa casa gigantesca, luxo do caramba, tem tudo, e até o cara abriu UMA ACADEMIA DENTRO DE CASA E DÁ AULAS particulares la dentro.

    Tem outro que esta numa prisão domiciliar num condomínio fechado de casas multimilionárias que tem tudo la dentro. Campo, quadra, golfe, etc.

    Os caras presos vivem melhor que eu.

    A MAS VOCE TEM DIREITO DE IR E VIR XD

    Enfia na bunda esse direito. Qual o sentido de ter direito é nao dinheiro para ir onde quiser?

    Vamos ate ser rigorosos e dizer que esses caras vão ficar 8 anos em domiciliar. Cara, num instante passa e serão livres e ricos.

    Eu continuarei pobre

     Metta World Peace
  •  5448 posts
  •  

    Avatar do usuário

    O que vai acontecer é que eles vão voltar a lavar dinheiro. É improvável que tenha outros doleiros com o mesmo nível de contato que eles têm, tipo, os caras devem ter acesso direto a autoridades bancárias de vários países, autoridades policiais de todos esses países e tem um know how que poucos devem ter. Mesmo se eles não quiserem, eles vão ser cooptados para isso. É que nem tráfico de drogas, pode prender traficante que o tráfico vai existir porque existe demanda.
    Vai continuar existindo rico querendo mandar dinheiro para fora e lavar dinheiro. Esses doleiros são valiosos demais para ficar parado "curtindo a aposentadoria".

    Só lembro de um cara que foi pego na lava jato, estava cumprindo prisão domiciliar e foi pego no esquema do desvio de dinheiro da saúde aqui no RJ. :lolsuper:

    Crime financeiro não tem recuperação do criminoso, eles voltam a delinquir.
    Mucamo  isso

     darksanitario
  •  3145 posts
  •  

    Eu assisti a uma dessas palestras que eles deram aqui no trabalho.
    Muito legal isso, até engraçado.

    Eles disseram que no esquema eles chegaram a ter 50-60 empregados com carteira assinada ( :lolsuper: ), pra ficar movimentando dinheiro de um lugar pra outro. Era tipo Wolf of Wall Street mesmo, eles pagavam bem os funcionários, bancavam happy hour em restaurantes caros, davam ajuda financeira pra resolver problemas pessoais. Os funcionários tinham os doleiros como heróis.

    E "nenhum" dos empregados entendia direito o que a empresa fazia. Eles vestiam o funcionário com roupas caras, colocavam eles em hotéis luxuosos com uma mala pra entregar pra quem se identificasse corretamente (executivos de empreiteiras, representantes de políticos ou civis querendo movimentar dinheiro sem o estado enxer o saco), só isso. Aí ficavam 2-3 dias aproveitando os serviços do hotel (piscina, comida), porque se ficassem no hotel apenas um dia alguém poderia achar suspeito.

    Disseram na palestra que até hoje os funcionários os procuram pra pedir emprego e dinheiro, aí eles tem que explicar que era tudo ilegal, que eles estão presos, que o esquema acabou, e que eles não têm condição de conseguir nenhum trabalho pra ninguém. Eu fiquei imaginando uma carta de recomendação assinada pelos doleiros :lolsuper:
    Mucamo escreveu:Estão em prisão domiciliar. Inclusive um deles ate corre na rua ao lado da sua casa porque lá ele pode ir.
    Um deles teve que interromper a palestra pra recarregar a tornozeleira eletrônica :lolsuper:
    Turin escreveu:Mas uma coisa que fiquei pensando é como o crime compensa né?
    Esses caras ganharam uma dinheirama absurda, num nível surreal, viveram uma puta vida, tranquila.
    Mesmo sendo pegos, vão ficar uns 2 ou 3 anos no máximo dos máximos preso (não sei se tao presos ainda ou não).
    Devolveram uma parte da grana mas obviamente ainda têm uma reserva absurda. Até banco eles tinham porra :lolsuper:

    Agora até aula dão pra polícia :lolsuper:
    Bela aposentadoria de malandro
    Sim. A vida deles agora é viajar o Brasil dando aula pra órgãos de controle e agentes do sistema financeiro. Quando terminar a cota de horas/aula acordadas com o MPF, eles vão achar um nicho pra dar consultoria ou capacitação.

    Disseram na palestra que quando o MPF lhes ofereceu o acordo, eles tinham centenas de milhares de USDs escondidos, que nenhum órgão de controle nunca ia achar esse dinheiro. Eles tinham duas opções: i) ficar com todo o dinheiro, passar 15-20 anos presos (o que não é tanto no Brasil, em uns 8 anos já deviam passar pro regime semi-aberto ou aberto), mas sair da cadeia ricos e com a vida garantida, mas continuar com a ficha suja por conta do dinheiro parado; ii) entregar todo o dinheiro pras autoridades, passar pouco tempo no semi-aberto ou aberto, ensinar pras autoridades como o esquema funcionou, e sair disso tudo com a ficha limpa.

    Foi dito que optaram pelo ii) pra poder passar tempo com a família ("Doleiro também tem família!"), que eles tinham filhos pequenos, queriam ver os filhos crescerem, todo mundo merece uma nova chance etc. Mas no fundo deu pra ver que eles estavam tão arrependidos quanto o Phoenix. Eles muito provavelmente escolheram a alternativa secreta iii), de devolver uma parte do dinheiro pras autoridades mas deixar uma parte guardada pra pegar depois, quando ninguém tiver olhando.

    É claro que eles ainda têm dinheiro guardado em algum paraíso fiscal, nunca que eles entregaram tudo pro MPF. E todo mundo que assistiu às palestras que eles deram sabe disso, e é bem possível que eles sejam monitorados o resto da vida. O problema é que esse esquema é muito bem feito, esses doleiros mesmo só foram pegos por "acidente": a polícia uruguaia prendeu um terceiro por alguma coisa boba, nada a ver com lavagem de dinheiro (mais um paralelo com o filme do Scorsese), e só a partir da colaboração desse terceiro que chegaram nos doleiros.

    O procurador do MP foi bem transparente: não fosse a delação desse terceiro, os doleiros não iam ser pegos; e se eles não tivessem colaborado, ia ser muito difícil provar o que eles estavam fazendo. O esquema é muito bem feito, e está em constante evolução. A cada passo que os órgãos de controle dão pra fechar o cerco, esse pessoal já está outros cinco passos na frente. Esse modelo que eles apresentaram na palestra e foi reproduzido na reportagem era o estado da arte há 5-10 anos, hoje devem ter esquemas mais sofisticados (subs, superchats, apoia.se :bigode:).

    Logo, sim, é bem provável que eles ainda tenham dinheiro guardado. Difícil é eles serem pegos, mesmo todo mundo sabendo disso.
    Mucamo, Turin, FooFighters e 3 outros  isso

     Introspectivo
  •  32369 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Muito dinheiro + pouco ou nenhum risco da sua integridade física + legislação merdaleira

    Quem pararia ?
    UltraRS  isso

     Mucamo
  •  29581 posts
  •  

    Avatar do usuário

    darksanitario escreveu: Eu assisti a uma dessas palestras que eles deram aqui no trabalho.
    Muito legal isso, até engraçado.

    Eles disseram que no esquema eles chegaram a ter 50-60 empregados com carteira assinada ( :lolsuper: ), pra ficar movimentando dinheiro de um lugar pra outro. Era tipo Wolf of Wall Street mesmo, eles pagavam bem os funcionários, bancavam happy hour em restaurantes caros, davam ajuda financeira pra resolver problemas pessoais. Os funcionários tinham os doleiros como heróis.

    E "nenhum" dos empregados entendia direito o que a empresa fazia. Eles vestiam o funcionário com roupas caras, colocavam eles em hotéis luxuosos com uma mala pra entregar pra quem se identificasse corretamente (executivos de empreiteiras, representantes de políticos ou civis querendo movimentar dinheiro sem o estado enxer o saco), só isso. Aí ficavam 2-3 dias aproveitando os serviços do hotel (piscina, comida), porque se ficassem no hotel apenas um dia alguém poderia achar suspeito.

    Disseram na palestra que até hoje os funcionários os procuram pra pedir emprego e dinheiro, aí eles tem que explicar que era tudo ilegal, que eles estão presos, que o esquema acabou, e que eles não têm condição de conseguir nenhum trabalho pra ninguém. Eu fiquei imaginando uma carta de recomendação assinada pelos doleiros :lolsuper:
    Mucamo escreveu:Estão em prisão domiciliar. Inclusive um deles ate corre na rua ao lado da sua casa porque lá ele pode ir.
    Um deles teve que interromper a palestra pra recarregar a tornozeleira eletrônica :lolsuper:
    Turin escreveu:Mas uma coisa que fiquei pensando é como o crime compensa né?
    Esses caras ganharam uma dinheirama absurda, num nível surreal, viveram uma puta vida, tranquila.
    Mesmo sendo pegos, vão ficar uns 2 ou 3 anos no máximo dos máximos preso (não sei se tao presos ainda ou não).
    Devolveram uma parte da grana mas obviamente ainda têm uma reserva absurda. Até banco eles tinham porra :lolsuper:

    Agora até aula dão pra polícia :lolsuper:
    Bela aposentadoria de malandro
    Sim. A vida deles agora é viajar o Brasil dando aula pra órgãos de controle e agentes do sistema financeiro. Quando terminar a cota de horas/aula acordadas com o MPF, eles vão achar um nicho pra dar consultoria ou capacitação.

    Disseram na palestra que quando o MPF lhes ofereceu o acordo, eles tinham centenas de milhares de USDs escondidos, que nenhum órgão de controle nunca ia achar esse dinheiro. Eles tinham duas opções: i) ficar com todo o dinheiro, passar 15-20 anos presos (o que não é tanto no Brasil, em uns 8 anos já deviam passar pro regime semi-aberto ou aberto), mas sair da cadeia ricos e com a vida garantida, mas continuar com a ficha suja por conta do dinheiro parado; ii) entregar todo o dinheiro pras autoridades, passar pouco tempo no semi-aberto ou aberto, ensinar pras autoridades como o esquema funcionou, e sair disso tudo com a ficha limpa.

    Foi dito que optaram pelo ii) pra poder passar tempo com a família ("Doleiro também tem família!"), que eles tinham filhos pequenos, queriam ver os filhos crescerem, todo mundo merece uma nova chance etc. Mas no fundo deu pra ver que eles estavam tão arrependidos quanto o Phoenix. Eles muito provavelmente escolheram a alternativa secreta iii), de devolver uma parte do dinheiro pras autoridades mas deixar uma parte guardada pra pegar depois, quando ninguém tiver olhando.

    É claro que eles ainda têm dinheiro guardado em algum paraíso fiscal, nunca que eles entregaram tudo pro MPF. E todo mundo que assistiu às palestras que eles deram sabe disso, e é bem possível que eles sejam monitorados o resto da vida. O problema é que esse esquema é muito bem feito, esses doleiros mesmo só foram pegos por "acidente": a polícia uruguaia prendeu um terceiro por alguma coisa boba, nada a ver com lavagem de dinheiro (mais um paralelo com o filme do Scorsese), e só a partir da colaboração desse terceiro que chegaram nos doleiros.

    O procurador do MP foi bem transparente: não fosse a delação desse terceiro, os doleiros não iam ser pegos; e se eles não tivessem colaborado, ia ser muito difícil provar o que eles estavam fazendo. O esquema é muito bem feito, e está em constante evolução. A cada passo que os órgãos de controle dão pra fechar o cerco, esse pessoal já está outros cinco passos na frente. Esse modelo que eles apresentaram na palestra e foi reproduzido na reportagem era o estado da arte há 5-10 anos, hoje devem ter esquemas mais sofisticados (subs, superchats, apoia.se :bigode:).

    Logo, sim, é bem provável que eles ainda tenham dinheiro guardado. Difícil é eles serem pegos, mesmo todo mundo sabendo disso.
    Sonho da poxa. Imagina trabalhar assim. Ficar 3 dias num hotel contido pago. Depois entregar uma e xau.

    Sonho.

     X-MAN
  •  18846 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Pior que agora que destruíram a lava jato nunca mais se prende caras desse nível

     Rlim
  •  41056 posts
  •  

    Avatar do usuário

     Paum cum Çalãmi
  •  9902 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Brasil poderia dar um default na dívida que nem a Rússia para abaixar o indicador também.

     Paum cum Çalãmi
  •  9902 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Apenas uma lista de palpites para o Nobel de Economia na semana que vem:

    Daron Acemoglu pelas evidências empíricas que suportam a tese institucionalista em Economia do Desenvolvimento (ganha com certeza o Nobel, é só não morrer antes, mas as chances devem ser baixas para este ano, já que Economia do Desenvolvimento levou no ano passado)

    Stephen Berry pelo método de estimação de demanda a partir de bases agregadas (outro que ganha com certeza o Nobel, é só não morrer antes)

    Joshua Angrist e David Card por métodos empíricos que são referências para a Economia aplicada hoje (aqui são dois nomes incertos, eles não inventaram os métodos, apenas popularizaram, o grande trabalho empírico do Card é a evidência de que aumento no salário mínimo não aumenta o desemprego e o Angrist pelo artigo que estima o impacto de servir ao exército na Guerra do Vietnã)

    Li por aí que a Claudia Goldin é potencial Nobel , mas não conheço o trabalho dela, parece ser uma das referências em desigualdade de gênero na Economia do Trabalho.

     Rlim
  •  41056 posts
  •  

    Avatar do usuário

     Paum cum Çalãmi
  •  9902 posts
  •  

    Avatar do usuário



    Robert Wilson: "You have won the Nobel Prize"
    Paul Wilson: "yeah, wow"

     v00d00
  •  4007 posts
  •  

    Avatar do usuário

    https://br.noticias.yahoo.com/argentino ... 39838.html

    Argentinos ricos fogem de impostos e migram para Uruguai

    Há três meses, Catalina Jack, economista argentina de 37 anos com dois mestrados, embarcou em uma balsa rápida em Buenos Aires rumo ao Uruguai. Ela conseguiu um emprego em uma empresa de software e agora olha o mundo de uma casa que alugou perto do balneário de Punta del Este.

    Seu irmão e sua família haviam se estabelecido nas proximidades algumas semanas antes. Duas dúzias de amigos já mudaram ou estão mudando.

    “Eu preferia continuar trabalhando na Argentina”, disse. “Hoje, acho que não tem lugar para mim lá. Não tenho dúvidas de que as pessoas que saem são as que pagam mais impostos, as mais produtivas e as mais qualificadas.”

    Depois que Luis Lacalle Pou foi eleito presidente do Uruguai em novembro passado, o primeiro líder que não é de esquerda em 15 anos, anunciou planos para atrair imigrantes qualificados e investimentos para energizar o país com 3,5 milhões de habitantes.

    O que ele não sabia era quão profundamente a Covid-19 e a crise econômica afetariam a Argentina ou como o excepcional sistema de saúde pública do Uruguai colocaria o país entre as nações com melhores resultados no combate à pandemia. O número de mortos no país é de apenas dezenas.

    O resultado é um fluxo de cérebros e riqueza da vizinha Argentina. Carlos Enciso, embaixador do Uruguai, disse à Rádio Montecarlo que 100 argentinos por semana têm se candidatado no consulado de Buenos Aires para residência no Uruguai.

    A responsável pela autoridade tributária argentina, Mercedes Marco del Pont, disse à agência de notícias Telam que, em 2020, quase metade dos 504 argentinos que estabeleceram residência fiscal no exterior – uma tendência liderada ricos – escolheram o Uruguai.

     Rlim
  •  41056 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Imagem
    • 1
    • 279
    • 280
    • 281
    • 282
    • 283
    • 286

    MENSAGENS RECENTES

    https://twitter.com/_rodrigomattos_/status/1786722[…]

    Quero ver a CBF se virar nos 30 pra alocar no seu […]

    https://twitter.com/_rodrigomattos_/status/1786723[…]

    https://twitter.com/AFaria_Fox/status/178657296284[…]



    O melhor conteúdo: seguro, estável e de fácil manutenção, desde 2012