O seu lugar para falar asneiras e discutir assuntos variados
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 289

 helex
  •  17277 posts
  •  

    Soparalokos7 escreveu: Julgando pelos posts de economia que eu Leio aqui te aconselho a acompanhar o monkeystocks em que os caras colocam um macaco pra decidir onde investir

    Vai te ajudar mais

    Eu fechei agora a planilha de 2020 e eu saí com 75% de lucro

    Mas foi um ano bizarro (peguei magalu a 20 e vendi quando chegou em 60)

    O que eu recomendo se vc quer começar a investir é não ir pra bolsa, seguir com tesouro direto e coisas desse tipo

    Aí vc vai estudando e quando tiver um patrimônio mais consolidado vc diversifica
    Cara, eu decidi surfar a onda mesmo. Renda fixa eu já conhecia, é muito tranquilo. Pior que tem "mentor" que ganha grana ajudando pessoas a aplicar no tesouro direto, coisa mais simples do mundo. O site do Tesouro já é super esclarecedor, tem que ser bem burro pra não entender, mas parece que muitas pessoas ficam super nervosas qdo vai mexer com dinheiro, ficam travadas e não conseguem entender nada. Ficam em shok kkkk.

    Dai nos primeiros meses eu achava que era bem facil mexer com ação, mas era efeito dunning kruger. Mas conforme tô aprendendo mais, mais eu to gostando.

     Pvn
  •  5402 posts
  •  

    Avatar do usuário

    helex escreveu:
    Channer escreveu: Num tem investimento melhor que comprar lotes pra revender, ou construir casas pra alugar.
    Fale mais
    Também sempre quis ter mais conhecimento sobre isso.

    Uma casa nova que está sendo vendida por 250k, por exemplo, teve quanto de custo total para o investidor? Evidente que tem variações do valor do terreno em função da localização, materiais, etc, mas queria recomendações de canais que falem sobre.

    Alugar não tenho certeza. Daí imagino que seja melhor ter FII.

     Explorador
  •  3593 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Sobre aluguel: pagava aluguel até um tempo atrás. O cara acabou vendendo o ap por um preço X.
    Mesmo dinheiro X na minha carteira de fii rende mais.

    Por isso não comprarei casa até ter certeza que é nquele lugar q vou morrer.

     Explorador
  •  3593 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Agora fazer casa tem q ter know how né. Mais lucro mas mais coisa envolvida.

     Turin
  •  23546 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Porra, fiz um textao mais cedo, relatando minha incipiente experiência com investimentos. Mas o trabalho chamou antes de eu acabar o post. Acabei perdendo. Mais tarde tento refazer. Tô pegando muito gosto pela coisa.
    Channer escreveu: Num tem investimento melhor que comprar lotes pra revender, ou construir casas pra alugar.
    Esse tipo de empreendimento com imóveis, incluindo tbm compra de imóveis para restaurar e revender, nao vejo bem como investimento. Vejo esse negócio como um trabalho - que pode ser bastante rentável, mas é um trabalho.

    Isto é, tu pode construir casas para alugar/vender, mas esteja preparado para muito trabalho. Desde a primeira parte do negócio, que é fazer a busca pelo terreno/imóvel, lidar com toda a gigante burocracia, depois fazer o projeto, tocar a obra, lidar com pedreiro, escolher e comprar material etc. No fim, ainda tem que vender. Tudo isso demanda esforço, tempo e conhecimento.

    Claro que tu pode contratar um corretor, uma construtora, um advogado, um arquiteto, um despachante etc, etc, mas aí vai embora quase todo o lucro :lol:

    É um negócio sem dúvidas lucrativo. Mas não acho que se enquadre exatamente no mesmo conceito dos demais citados no tópico

     Turin
  •  23546 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Ah, especificamente sobre lotes, não sei bem como funciona. Se daria retorno comprar um lote, deixar parado, esperar desenvolver e vender.

    Mas lembrei que uma amiga minha comprou um no fim de 2018. Ela é arquiteta e a ideia era construir uma casa, mobiliar e vender. Mas se arrependeu quando parou para ver o investimento de tempo e dinheiro. Percebeu que pra ela que é fucking arquiteta, valia mais a pena dedicar tempo ao próprio trabalho do que a um trabalho diferente.
    Enfim, quer vender, mas não tá conseguindo. Enquanto isso, tá pagando condomínio e IPTU, tá com o dinheiro parado (custo de oportunidade) teve despesas com a aquisição, etc.
    Ou seja, pra vender hj, no caso dela, perderia dinheiro.

    A moral é que dinheiro não cai do céu. Não existe investimento mágico e garantido. Se fizer errado, perde dinheiro.

     helex
  •  17277 posts
  •  

    @Turin hoje, por exemplo, tinha uma certa expectativa de alta por causa da vacinação. No início do pregão, altas de 5%, 6%, 7%...que ao final do dia ficaram em 1%, 1,5%...ou seja, foi só uma euforiazinha. Essas coisas o cara começa a captar melhor conforme for pegando experiência. Basicamente as chances boas são causadas por euforia ou pânico, pois o preço da ação descola do valor real dela, e nesse desajuste que você consegue fazer boas compras ou boas vendas
    Turin  isso

     Maze
  •  1156 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Boa @Turin , mexer com imóveis é um trabalho. Ter casas de aluguel ou kitnets exigem que você esteja na obra todo dia antes de ficar pronto e depois aguentando inquilino e etc.

    Eu ainda vou ter uns investimentos em imóveis, mas pra daqui alguns anos, agora eu vou aproveitar que os juros tão baixos e a inflação tá parecendo que vai aumentar pra comprar uma casa pra morar junto com a minha muie porque tá compensando mais do que alugar..

    E de investimentos, faz mais ou menos uns 6 meses que eu percebi que não faz nenhum sentido ser stock picker e ficar acompanhando essas coisas, o tempo perdido VS o retorno do meu pouco dinheiro não vale a pena. A não ser que você trabalhe no mercado financeiro, é difícil justificar todo o tempo gasto pra no final das contas ter um rendimento igual ao de um ETF.
    Na pandemia teve FII que eu comprei por 60 reais e hoje vale 110, mas eu investi 5k, não vou ficar rico nem se acertar 10 dessas, então to simplificando as coisas. Tenho uns 6 FIIs que consigo acompanhar todo trimestre, e vou começar a aportar em SPY, ETF da bolsa americana. A maior parte vai ser destinada ao TD IPCA+ 2035, fundo de previdência privada pra aproveitar os 12% de isenção de IR e ocasionalmente para alguma LCI/LCA.
    Turin, helex  isso

     Turin
  •  23546 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Sobre minha experiência com investimentos:

    Desde sempre era um assunto sobre o qual me interessava muito, mas não tinha tempo para estudar nem coragem para entrar na bolsa.
    Com a pandemia, sobrou um tempo e comecei a ler sobre o assunto. Além disso, com as taxas de juros da renda fixa atual, tá impossível olhar pro dinheiro parado na poupança/nuconta rendendo uma miséria e não fazer algo em relação a isso.

    Naturalmente, fui me dando conta de quão bosta/arriscados eram os investimentos que eu fazia até ali, e que não faz nenhum sentido ter 'medo' da bolsa :lol:

    Enfim, ali por julho coloquei uma grana em fundos de investimentos pela Warren. Hoje, não é um investimento que eu cogito fazer (na real, pretendo sacar este ano o que coloquei), mas foi um primeiro passo importante para tomar 'coragem' para investir e um incentivo para estudar mais. Botei 1/3 em fundos de renda fixa e o resto em fundos de ações, se não me engano. Rendeu bem até (12% a carteira inteira), então não foi tão ruim.

    Depois, aos poucos comecei a estudar ações e fiis. Decidi focar em FIIs (basicamente julguei que eu me sentiria mais confortável com um ativo mais estável e 'mais fácil de analisar'). Em ações, inicialmente aportei só em itsa, taee e oibr (da última, comprei 100 ações só, como 'custo de aprendizagem').
    Passados alguns meses, olhei pra carteira de novo. Itsa, taee e oibr com alta de 20~35%. Já os FIIs, dando uma sorte do caralho, pq peguei uns fiis de papel/CRI que dispararam, eu consegui 12% de ganho na carteira no período - e ainda tem imposto quando for vender.

    Enfim, me dei conta que eu to em fase de crescimento patrimonial, não de investir em fiis para dividendos/estabilidade. Por isso, comecei a focar em ações - a ideia é aportar o que tenho em caixa ainda, depois vender fiis/fundos de investimentos e levar a maior parte para ações também.

    No momento, minha carteira tá assim:

    Imagem
    ("outros" é dólar/euro. Lembram que eu falei que fazia uns investimentos bostas? Pelo menos eu dava sorte :lolsuper: )
    helex, Rlim  isso

     Kaa
  •  1696 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Até pouco tempo atrás, pouco mais de um ano, estava 100% em fundos. Ações, Renda Fixa e Multimercados...

    Mas com essa tx de juros é um disparate tu pagar 2% de administração e mais x% de performance num fundo, e as vezes ainda tomar na cabeça tipo tiver um Alaska do Bredda... então já faz um tempo que estou migrando diretamente para os ativos.

    E tbm tô 100% alocado em RV, ativos de valor e dividendos, quase 1k/mês de renda passiva. Posso deixar a grana lá por anos, e RF com essa tx de juros não rola...

     Turin
  •  23546 posts
  •  

    Avatar do usuário

    helex escreveu: @Turin hoje, por exemplo, tinha uma certa expectativa de alta por causa da vacinação. No início do pregão, altas de 5%, 6%, 7%...que ao final do dia ficaram em 1%, 1,5%...ou seja, foi só uma euforiazinha. Essas coisas o cara começa a captar melhor conforme for pegando experiência. Basicamente as chances boas são causadas por euforia ou pânico, pois o preço da ação descola do valor real dela, e nesse desajuste que você consegue fazer boas compras ou boas vendas
    Sim, eu acho muito legal estudar e tentar (e falhar) prever o mercado financeiro, o comportamento e tal.
    Aos poucos, a gente vai sacando alguma coisa, consegue fazer alguns negócios bons.

    No mesmo exemplo, hoje em um grupo do forum no whats eu 'previ' que os preços das cias aéreas, shoppings e outras supostamente beneficiadas pela vacina não teriam grande valorização hoje. O meu raciocínio era no sentido de que a vacina já tava precificada. O mercado inteiro já sabia que a vacina estava quase chegando. Se a vacina fosse negada, teríamos um puta baque negativo, pq isso não seria esperado.
    Acho que até que acertei. Pegando o exemplo da azul: hoje ela subiu menos de 2%, chegando a R$38. Em novembro ela estava na faixa de 22, 23. Em março a junho ela ficou entre 10 e 20. Ou seja, a real valorização veio antes, com a expectativa de que viria a vacina. Hoje foi só a confirmação, que pouco significou para efeitos imediato de cotação.
    Maze escreveu: E de investimentos, faz mais ou menos uns 6 meses que eu percebi que não faz nenhum sentido ser stock picker e ficar acompanhando essas coisas, o tempo perdido VS o retorno do meu pouco dinheiro não vale a pena. A não ser que você trabalhe no mercado financeiro, é difícil justificar todo o tempo gasto pra no final das contas ter um rendimento igual ao de um ETF.
    Na pandemia teve FII que eu comprei por 60 reais e hoje vale 110, mas eu investi 5k, não vou ficar rico nem se acertar 10 dessas, então to simplificando as coisas. Tenho uns 6 FIIs que consigo acompanhar todo trimestre, e vou começar a aportar em SPY, ETF da bolsa americana. A maior parte vai ser destinada ao TD IPCA+ 2035, fundo de previdência privada pra aproveitar os 12% de isenção de IR e ocasionalmente para alguma LCI/LCA.
    Sim, eu entendo perfeitamente essa sensação. Em alguns momentos eu fiquei meio viciadinho em querer olhar informações de empresas/fiis e cheguei a mesma conclusão. São muitas horas para uma rentabilidade muito baixa. A rigor, o retorno financeiro pelo tempo que eu passo estudando esse tipo de coisa é ridiculamente pequeno perto do retorno que eu tenho trabalhando.

    MAAS, eu também vejo por outro lado: tenho tratado como um hobby. É algo que tem me divertido bastante e to curtindo dedicar um tempo a isso. Então, tento equilibrar as coisas, e não deixar interferir no meu tempo de trabalho, que é de onde vem o dinheiro mesmo. Pelo menos é um hobby que pode ser lucrativo - e não algo que suga meu dinheiro (graças a deus parei de correr de kart :lol: )

    Enfim, me sinto um completo iniciante na área. A impressão que tenho é que faço tudo errado, mas tenho dado um pouco de sorte até :lol:

    O que me conforta é saber que a maior parte dos profissionais do mercado perdem para macacos. Então vou me divertindo :incrivel:

     Explorador
  •  3593 posts
  •  

    Avatar do usuário

    BOA!!

    minha carteira é pra ser isso, sempre compro o que está pra trás:

    -20% REITS
    -20% FII
    essa é a perda fixa da carteira, onde invisto em coisas "garantidas" para se algo der ruim.

    -20%STOCKS
    -20%AÇÕES
    -20%CRIPTOMOEDAS
    stocks é mais B&H mas tenho mico tmb.cripto B&H, nas ações daqui sou mais agressivo comprando micos, ações da vez e pá, faço opções etc.

    sim é sardinhagem pura e estou nem aí... como o turin falou vou fazendo o que me diverte, ficar só no "trabalhar mais fazendo a mesma coisa pra ganhar mais" é um saco. enquanto tiver ganhando do buffet e aparentemente da maioria dos gestores br(wtf?) to tranquilão.

     Channer
  •  5975 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Não vou quotar todo mundo pra não ficar um superquote, mas já tive experiência com investimentos no mercado financeiro (trade, swing, FII e atualmente Home Broker e Swing Trade) nada muito grande, mas é um dinheiro que não quero gastar e deixo ali tentando render algo, depois que o CDI passou a não valer a pena joguei quase numa carteira pra tentar valorizar algo acima da inflação.

    Não sou expert, mas nada superou um investimento que fiz há 10 anos num lote em um bairro pouco valorizado aqui da cidade, há 2 anos fui ver o valor do mesmo, estavam pegando R$ 60.000, havia pagado uns R$ 3.500 na época.

    Há um tempo trabalhei com um cara que ficou pouco tempo da empresa, que havia pego um dinheiro de herança que ganhou, coisa de R$ 500.000 e comprou dois lotes perto a uma faculdade (UFMS) e construiu 6 casas, dessas tipos "kitnet" mas bem planejada, com garagem e tudo, colocou pra alugar por R$ 1.500,00 cada na época (hoje não sei quanto ele cobra). Todas foram alugadas por estudantes de medicina, se não me engano, que vieram do interior.

    Repito que não sou expert, mas não conheço nada que vc invista hoje R$ 500.000 pra tirar R$ 9.000 por mês, sei que precisa descontar ai impostos, entre outras coisas (não sei se ele já inclui no valor), mas mesmo assim me parece um negócio muito mais vantajoso que investir no mercado financeiro com a grande instabilidade financeira que o país tem, ainda mais atualmente.

     Explorador
  •  3593 posts
  •  

    Avatar do usuário

    pow 3500 num terreno :lolsuper: se deu bem hein.. nunca vi isso nem 10 anos atrás.
    hoje impossível comprar um terreno sem comprometer uma boa parte do seu dinheiro(a menos que seja milionário).

    única coisa que eu sei é que os rendimentos dos meus FIIs superam os alugueis aqui da região.
    por exemplo: uma casa de 200k cara aluga por 1200, com 200k cara consegue 1300/1400 com fiis bem conservadores. e as cotas tendem a subir de acordo com o valor do imóvel.

    agora se vc consegue fazer uma casa de 200k com bem menos que isso já que "manja" das construções aí é teu trabalho né.

    tem um canal de youtube voltado pra isso mas nunca vi um vídeo: "viver de kitnet". mas definitivamente não acredito em molezas nos dias de hoje.

     helex
  •  17277 posts
  •  

    Maze escreveu: Boa @Turin , mexer com imóveis é um trabalho. Ter casas de aluguel ou kitnets exigem que você esteja na obra todo dia antes de ficar pronto e depois aguentando inquilino e etc.

    Eu ainda vou ter uns investimentos em imóveis, mas pra daqui alguns anos, agora eu vou aproveitar que os juros tão baixos e a inflação tá parecendo que vai aumentar pra comprar uma casa pra morar junto com a minha muie porque tá compensando mais do que alugar..

    E de investimentos, faz mais ou menos uns 6 meses que eu percebi que não faz nenhum sentido ser stock picker e ficar acompanhando essas coisas, o tempo perdido VS o retorno do meu pouco dinheiro não vale a pena. A não ser que você trabalhe no mercado financeiro, é difícil justificar todo o tempo gasto pra no final das contas ter um rendimento igual ao de um ETF.
    Na pandemia teve FII que eu comprei por 60 reais e hoje vale 110, mas eu investi 5k, não vou ficar rico nem se acertar 10 dessas, então to simplificando as coisas. Tenho uns 6 FIIs que consigo acompanhar todo trimestre, e vou começar a aportar em SPY, ETF da bolsa americana. A maior parte vai ser destinada ao TD IPCA+ 2035, fundo de previdência privada pra aproveitar os 12% de isenção de IR e ocasionalmente para alguma LCI/LCA.
    Você está certo quando fala que gasta muito tempo pra pouco retorno. Mas quando você troca o tempo que fica em redes sociais, esportes, ou qualquer coisa que tem retorno ZERO, aí vale a pena. E, pelo menos pra mim, eu acho muito massa ir conhecendo as empresas, a história de cada uma, quais as conexões existentes entre elas, com que outros países elas negociam. Isso tudo dá a nós um belo hábito de enxergarmos as coisas de maneira mais ampla, panorâmica e detalhada. Esse hábito depois tu carrega pra outros campos da vida e tira proveito disso.

    Quando eu tinha 13 anos, lá em casa, pela primeira vez, assinamos um pacote de TV que tinha ESPN e SporTV. Com isso, meus finais de semana eram 500% futebol. Dava umas 7, 8 partidas por fds. Fora os outros esportes. Aí fui envelhecendo e vendo que era mó tempo gasto sem retorno. Mas, hoje em dia, conheço muito sobre cidades random da Europa, suas atividades econômica, cultura, etc por causa de ter ficado assistindo uns Silvios Lancelotti da vida comentando na TV. Beleza, isso também "não leva a nada"(aí tem uma outra discussão sobre propósitos da vida hahuahu), mas pra mim é bem prazeroso adquirir conhecimento. Vez ou outra e quando menos se espera pinta uma oportunidade pra você usar esse "conhecimento aleatório". Até Sherlock holmes já resolveu enigma usando uma informação que ele considerada fútil :bigode:

    Desculpa a Suditada aí, me emocionei

     helex
  •  17277 posts
  •  

    Channer escreveu: Não vou quotar todo mundo pra não ficar um superquote, mas já tive experiência com investimentos no mercado financeiro (trade, swing, FII e atualmente Home Broker e Swing Trade) nada muito grande, mas é um dinheiro que não quero gastar e deixo ali tentando render algo, depois que o CDI passou a não valer a pena joguei quase numa carteira pra tentar valorizar algo acima da inflação.

    Não sou expert, mas nada superou um investimento que fiz há 10 anos num lote em um bairro pouco valorizado aqui da cidade, há 2 anos fui ver o valor do mesmo, estavam pegando R$ 60.000, havia pagado uns R$ 3.500 na época.

    Há um tempo trabalhei com um cara que ficou pouco tempo da empresa, que havia pego um dinheiro de herança que ganhou, coisa de R$ 500.000 e comprou dois lotes perto a uma faculdade (UFMS) e construiu 6 casas, dessas tipos "kitnet" mas bem planejada, com garagem e tudo, colocou pra alugar por R$ 1.500,00 cada na época (hoje não sei quanto ele cobra). Todas foram alugadas por estudantes de medicina, se não me engano, que vieram do interior.

    Repito que não sou expert, mas não conheço nada que vc invista hoje R$ 500.000 pra tirar R$ 9.000 por mês, sei que precisa descontar ai impostos, entre outras coisas (não sei se ele já inclui no valor), mas mesmo assim me parece um negócio muito mais vantajoso que investir no mercado financeiro com a grande instabilidade financeira que o país tem, ainda mais atualmente.
    Não tem muito a ver com investimento, mas já que tô numa noite de Sudit(não estou dormindo com ele, antes que questionem) vou contar uma breve história. Meu pai comprou um terreno há uns 20 anos. Pagou tipo 30 mil(não sei exatamente, mas é a cerca disso). Nunca construiu nada lá. Daí rolou que invadiram o terreno lá, que é uma área vazia, e ele também não tava pagando iptu, e aí ele simplesmente dropou o terreno. Eis que um dia, décadas depois, um advogado liga pra ele e conta que um grupo de pessoas que tem terrenos adjacentes estão querendo demarcar o território ali e aí precisa regularizar e coisa e tal. No Final das contas acabou recuperando o terreno e agora tá vendendo por 500k

     Turin
  •  23546 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Channer escreveu:
    Não sou expert, mas nada superou um investimento que fiz há 10 anos num lote em um bairro pouco valorizado aqui da cidade, há 2 anos fui ver o valor do mesmo, estavam pegando R$ 60.000, havia pagado uns R$ 3.500 na época.
    Sem querer contestar, mas trazendo um contraponto, existem investimentos que alcançaram rentabilidade parecida no período. Tem uma meia dúzia de ações que tiveram crescimento nesse nível em uma década no Brasil, por exemplo.
    Isso sem contar despesas que um imóvel tem, tipo despesas de registro e regularização, IPTU, taxa de iluminação, IRPF, blá-blá-blá.
    Óbvio que o negócio é bom, mas não é necessariamente imbatível.
    Channer escreveu: Há um tempo trabalhei com um cara que ficou pouco tempo da empresa, que havia pego um dinheiro de herança que ganhou, coisa de R$ 500.000 e comprou dois lotes perto a uma faculdade (UFMS) e construiu 6 casas, dessas tipos "kitnet" mas bem planejada, com garagem e tudo, colocou pra alugar por R$ 1.500,00 cada na época (hoje não sei quanto ele cobra). Todas foram alugadas por estudantes de medicina, se não me engano, que vieram do interior.

    Repito que não sou expert, mas não conheço nada que vc invista hoje R$ 500.000 pra tirar R$ 9.000 por mês, sei que precisa descontar ai impostos, entre outras coisas (não sei se ele já inclui no valor), mas mesmo assim me parece um negócio muito mais vantajoso que investir no mercado financeiro com a grande instabilidade financeira que o país tem, ainda mais atualmente.
    Aqui entra o que eu disse no meu post anterior. A rentabilidade é ótima, inegável. Mas não dá pra desconsiderar o trabalho. Ele não investiu apenas 500k para lucrar 1.5k por mês. Ele investiu 500k mais dezenas/centenas de horas de trabalho na construção e administração do negócio para tirar 1.5k.

    Não to dizendo que o negócio é ruim. Acredito que é muito bom sim. Mas a comparação justa a ser feita não é com o mercado financeiro, mas com negócios em que tu invista 500k + centenas de horas de dedicação.

    Negócios lucrativos existem aos monte. Posso citar a loja de biquínis da minha tia em que ela investe 20k por mês e tira 50k de faturamento. A rigor, é mais lucrativo do que os kitnetes do teu conhecido. Mas ela trabalha 8h por dia.

    No fim, a relação tempo de trabalho X retorno tbm é fundamental. E o fato é que poucos são experts em qualquer coisa. O jeito é investir tempo e dedicação aos nossos próprios negócios, onde somos experts, e deixar os investimentos para o tempo que sobrar
    Channer  isso

     Ghaleston
  •  12551 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Comofas pra ser aceito em uma corretora? Já fiz conta na clear, XP, easy e até agora não recebi nenhum login e senha. Tô louco pra começar a investir, e este ano será o ano de investir

     Mortal Kombat
  •  25994 posts
  •  

    Avatar do usuário

    O patrimônio da minha família tirando o ramo de farmácia, meus avós investiram tudo em imóveis, os comerciais são disparado os melhores praticamente não dá encheção de saco com inquilino, agora as casas alugadas de vez em quando tem perturbação de inquilino principalmente na questão de vazamento.

    Um ponto que a gente tem que botar que na época que eles começaram a comprar imóveis era bem mais barato e mais fácil comprar, então eles acabaram valorizando bastante.

    E outra encheção de saco é a questão do IPTU todo começo de ano, fora ter que tirar tudo e pagar, eles morrem por volta de 10/12.000 reais todo ano só com IPTU.
    • 1
    • 2
    • 3
    • 4
    • 5
    • 289

    MENSAGENS RECENTES

    :omg3: caralho empatou Leverkusen insano

    https://youtu.be/faktWQBgxJY https://youtu.be/ptT[…]

    SPFC 2024 - CARPINISMO - CAMPEÃO SUPERCOPA

    tinha o Gareca que jogou pau a pau com a Farn&cced[…]



    O melhor conteúdo: seguro, estável e de fácil manutenção, desde 2012