O seu lugar para falar asneiras e discutir assuntos variados

  • 1
  • 879
  • 880
  • 881
  • 882
  • 883
  • 1107

 Zeppelin
  •  4993 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Confesso que não entendi a associação.

    Países Protestantes são mais associados a educação musical que Católicos pela própria história e desmembramentos de ambas as religiões. Na verdade, o que faz a Hungria ser um pivô nesse tipo de educação está muito associado ao compositor e educador Zoltán Kodály [inspiração de Heitor Villa-Lobos aqui no Brasil].

    Junto com outro compositor húngaro, Béla Bartók, fez viagens pelo centro da Europa visitando vilas e aldeias e coletando as músicas típicas daquelas localidades. Por aqui, Villa-Lobos fez o mesmo rodando pelo interior do Brasil - do Norte ao Sul.

    Estamos falando aqui de um período antes do impacto das Guerras Mundiais e é curioso notar que naquele momento o Nacionalismo, não só político como cultural, era a ideia que centrava as discussões gerais em quase tudo. Ter uma identidade nacional era a moda - algo que a cultura brasileira parece nunca ter superado.

    Obras resultantes dessa pesquisa cultural que me referi:



    Essa obra foi composta um ano após o início da Primeira Guerra.

     Sudit
  •  66777 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Mas acho que o pais mais musical é a Itália, heim?

    Minha avó contava que durante a 2a guerra os italianos eram bem curiosos pq viviam cantando, enquanto as mulheres cozinhavam os homens ficavam cantando e tocando instrumentos para alegrar o clima.

     Piccolo_san
  •  62134 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Zeppelin escreveu:
    Confesso que não entendi a associação.

    Países Protestantes são mais associados a educação musical que Católicos pela própria história e desmembramentos de ambas as religiões. Na verdade, o que faz a Hungria ser um pivô nesse tipo de educação está muito associado ao compositor e educador Zoltán Kodály [inspiração de Heitor Villa-Lobos aqui no Brasil].

    Junto com outro compositor húngaro, Béla Bartók, fez viagens pelo centro da Europa visitando vilas e aldeias e coletando as músicas típicas daquelas localidades. Por aqui, Villa-Lobos fez o mesmo rodando pelo interior do Brasil - do Norte ao Sul.

    Estamos falando aqui de um período antes do impacto das Guerras Mundiais e é curioso notar que naquele momento o Nacionalismo, não só político como cultural, era a ideia que centrava as discussões gerais em quase tudo. Ter uma identidade nacional era a moda - algo que a cultura brasileira parece nunca ter superado.

    Obras resultantes dessa pesquisa cultural que me referi:



    Essa obra foi composta um ano após o início da Primeira Guerra.

    Na verdade quis responder ao V-Brake.

     Mucamo
  •  29546 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Musica classica é bom demais

     Zeppelin
  •  4993 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Piccolo_san escreveu: Na verdade quis responder ao V-Brake.
    No meio do caminho pensei nisso, mas aí já tava com meio texto escrito, né? :lol:

     Piccolo_san
  •  62134 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Zeppelin escreveu:
    Piccolo_san escreveu: Na verdade quis responder ao V-Brake.
    No meio do caminho pensei nisso, mas aí já tava com meio texto escrito, né? :lol:
    Eu queria comentar uma coisa sobre a sua notícia também mas acabei esquecendo e postei só sobre o V-Brake.

    Eles tem um movimento Hip-Hop bastante interessante também. Aí quis associar com o que você postou sobre os húngaros estudarem música clássica nas escolas.

     Zeppelin
  •  4993 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Piccolo_san escreveu:
    Zeppelin escreveu:
    Piccolo_san escreveu: Na verdade quis responder ao V-Brake.
    No meio do caminho pensei nisso, mas aí já tava com meio texto escrito, né? :lol:
    Eu queria comentar uma coisa sobre a sua notícia também mas acabei esquecendo e postei só sobre o V-Brake.

    Eles tem um movimento Hip-Hop bastante interessante também. Aí quis associar com o que você postou sobre os húngaros estudarem música clássica nas escolas.
    Eles possuem educação musical obrigatória. Isso não é o mesmo que estudar música clássica nas escolas. Só deixando esse adendo.

    Imagino que, naturalmente, a música de concerto [clássica/erudita] deva definitivamente fazer parte do conteúdo ensinado, mas não se resume apenas a isso.

    Bônus:

     Zeppelin
  •  4993 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Sudit escreveu: Mas acho que o pais mais musical é a Itália, heim?

    Minha avó contava que durante a 2a guerra os italianos eram bem curiosos pq viviam cantando, enquanto as mulheres cozinhavam os homens ficavam cantando e tocando instrumentos para alegrar o clima.
    Pensando em Europa, iria de Alemanha [Compositores], Itália [Ópera], Espanha [Guitarra] e Áustria [Viena].

    Coloquei uma palavra-chave para cada um dos países também.

     Mucamo
  •  29546 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Zeppelin escreveu:
    Piccolo_san escreveu:
    Zeppelin escreveu:
    Piccolo_san escreveu: Na verdade quis responder ao V-Brake.
    No meio do caminho pensei nisso, mas aí já tava com meio texto escrito, né? :lol:
    Eu queria comentar uma coisa sobre a sua notícia também mas acabei esquecendo e postei só sobre o V-Brake.

    Eles tem um movimento Hip-Hop bastante interessante também. Aí quis associar com o que você postou sobre os húngaros estudarem música clássica nas escolas.
    Eles possuem educação musical obrigatória. Isso não é o mesmo que estudar música clássica nas escolas. Só deixando esse adendo.

    Imagino que, naturalmente, a música de concerto [clássica/erudita] deva definitivamente fazer parte do conteúdo ensinado, mas não se resume apenas a isso.

    Bônus:

    Muuito bom, velho

    :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

     Sudit
  •  66777 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Zeppelin escreveu:
    Sudit escreveu: Mas acho que o pais mais musical é a Itália, heim?

    Minha avó contava que durante a 2a guerra os italianos eram bem curiosos pq viviam cantando, enquanto as mulheres cozinhavam os homens ficavam cantando e tocando instrumentos para alegrar o clima.
    Pensando em Europa, iria de Alemanha [Compositores], Itália [Ópera], Espanha [Guitarra] e Áustria [Viena].

    Coloquei uma palavra-chave para cada um dos países também.
    Mas ai que está... se vc pega o grosso da era da música classica, quase todos eram catolicos.
    Italianos, alemães, austriacos... e tudo com influencia direta da igreja catolica, que incentivava a música.

    Talvez os compositores russos eram ortodoxos, não sei... mas os compositores históricos eram catolicos.

     Sudit
  •  66777 posts
  •  

    Avatar do usuário

    O que discordo é dizer que países protestantes sempre estiveram mais associados a educação musical, quando não foi isso que aconteceu.
    A igreja catolica foi a maior incentivadora da educação musical na história.

    Se olhar superficialmente, se vai pensar que os germanicos são protestantes, portanto é a igreja e cultura protestante que incentivava a música.
    Quando na realidade nem todos os alemães são protestantes, Bavária históricamente é catolica.
    Austria é um país germanico mas nunca foi protestante, sempre foi um país católico.

    Mesmo que haja músicos na história de todas as religiões, os países e regiões católicas sempre foram as que mais desenvolveram e incentivaram essa arte, com apoio direto da igreja.

     Zeppelin
  •  4993 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Sudit escreveu:
    Zeppelin escreveu:
    Sudit escreveu: Mas acho que o pais mais musical é a Itália, heim?

    Minha avó contava que durante a 2a guerra os italianos eram bem curiosos pq viviam cantando, enquanto as mulheres cozinhavam os homens ficavam cantando e tocando instrumentos para alegrar o clima.
    Pensando em Europa, iria de Alemanha [Compositores], Itália [Ópera], Espanha [Guitarra] e Áustria [Viena].

    Coloquei uma palavra-chave para cada um dos países também.
    Mas ai que está... se vc pega o grosso da era da música classica, quase todos eram catolicos.
    Você estaria respondendo o meu post sobre educação em países Protestantes e Católicos? :rimbuk2:
    Afinal, 3 dos 4 países que mencionei aí são Católicos. :lol:
    Mas só respondendo isso mais amplamente:
    Italianos, alemães, austriacos...
    Você se refere aqui aos compositores em si?
    e tudo com influencia direta da igreja catolica, que incentivava a música.
    É indiscutível que a participação financeira do Clero é importante. Nunca coloquei isso em cheque.
    Talvez os compositores russos eram ortodoxos, não sei... mas os compositores históricos eram catolicos.
    Vamos listar então (aqui apelo apenas ao que me vem na memória) e provavelmente vou incluir um monte de compositor mais desconhecido (estou assumindo aqui que por "clássico" você se refere a música "erudita" de maneira geral).
    Católicos:

    Giovanni Pierluigi da Palestrina
    Claudio Monteverdi
    Giovanni Battista Pergolesi
    John Dowland
    Franz Liszt
    Franz Schubert
    Antonio Vivaldi
    Joseph Haydn


    "Seculares":

    Wolfgang Amadeus Mozart
    Ludwig van Beethoven
    Frédéric Chopin
    Johannes Brahms
    Claude Debussy
    Richard Wagner

    Protestantes:

    Martin Luther
    Johann Sebastian Bach
    Carl Philipp Emanuel Bach
    Georg Friedrich Händel
    Johann Pachelbel

     Zeppelin
  •  4993 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Sudit escreveu: O que discordo é dizer que países protestantes sempre estiveram mais associados a educação musical, quando não foi isso que aconteceu.
    Como já desviei o tópico demais, não quero prolongar isso ainda mais, mas acho que entendi o problema: você está convergindo produção musical [mecenato católico sempre foi muito influente] com educação musical em massa. De maneira geral, posso resumir meu argumento da seguinte forma: qual doutrina começou a introduzir missas e hinos para a população, não apenas os monges, cantarem e falarem? Na minha lista acima há um compositor chamado Palestrina - ele é uma resposta ao fenômeno protestante.

     Tigass
  •  22135 posts
  •  

    Avatar do usuário

    79,9% dos espectadores saem de episódio de "Falcão Negro e o Soldado Invernal" após o show fazer propaganda pró-BLM:

    https://boundingintocomics.com/2021/04/ ... messaging/

    Imagem
    Zeppelin, Gus, 4718  isso

     Tigass
  •  22135 posts
  •  

    Avatar do usuário

     UltraRS
  •  11815 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Gus escreveu: Imagem

    Até os cachorros daquela época eram mais machos

    Imagem
    4718, Gus  isso
    • 1
    • 879
    • 880
    • 881
    • 882
    • 883
    • 1107

    MENSAGENS RECENTES

    Eurocopa 2024

    https://twitter.com/mantosdofutebol/status/1781070[…]

    https://twitter.com/stateoffelipe/status/178106669[…]

    Love for one night - no joke! Live Women Finest[…]

    a cara de alegria de sair da marques de sao vicent[…]



    O melhor conteúdo: seguro, estável e de fácil manutenção, desde 2012