O seu lugar para falar asneiras e discutir assuntos variados
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 10

 overday
  •  22837 posts
  •  

    Avatar do usuário

    songohan2 escreveu: Problema que esse voto impresso, que eu acho boa ideia no papel (com perdão do trocadilho), mas no Brasil, ainda mais no momento atual, vai dar merda.

    O que vai ter de tiozão e maluco retardado (de qualquer lado) falando VOTEI NO BOLSONARO E OLHA SÓ, SAIU PT NO PAPEL!!! (e o cara só votou errado mesmo, seja na malícia ou na burrice). Ou vice versa, 'OLHA LÁ, VOTEI NO PT E SAIU BOLSONARO, FORA VOTO IMPRESSO!!'.

    E aí vai ter puta caos nas zonas eleitorais.

    Será que não tem outro método? Sei lá, usando blockchain?
    Mas aí teria que ter uma formalização de que falsa acusação de fraude é crime eleitoral, se o cara gritar lá da urna "NO PAPEL NÃO SAIU A MESMA COISA QUE EU TO DIGITANDO" teria que ter um procedimento do tipo o presidente da seção perguntar "nesse caso vamos chamar o juiz eleitoral para vir aqui conferir e você deve ficar aguardando, mas se ao chegar for comprovado que isso não está ocorrendo, você estará cometendo um crime e será encaminhado para responder sobre isso, tem certeza que devo chamar?" ou algo assim.

     songohan2
  •  28335 posts
  •  

    Avatar do usuário

    overday escreveu:
    Mas aí teria que ter uma formalização de que falsa acusação de fraude é crime eleitoral, se o cara gritar lá da urna "NO PAPEL NÃO SAIU A MESMA COISA QUE EU TO DIGITANDO" teria que ter um procedimento do tipo o presidente da seção perguntar "nesse caso vamos chamar o juiz eleitoral para vir aqui conferir e você deve ficar aguardando, mas se ao chegar for comprovado que isso não está ocorrendo, você estará cometendo um crime e será encaminhado para responder sobre isso, tem certeza que devo chamar?" ou algo assim.
    Ué, o Bolsonaro tá falando em fraude eleitoral há meses, sem provas e nada aconteceu. :lolsuper: :lolsuper:


    Se a pessoa for presa, aí sim que o tumulto é pior. Pode ter certeza que o tumulto vai acontecer. Estamos no Brasil, porra.
    Mucamo  isso

     overday
  •  22837 posts
  •  

    Avatar do usuário

    songohan2 escreveu: Mas que isso é engraçado, é:






    Rip jovem panos :lol: :lol: :lol:
    Pergunta: torna mais segura ou menos segura?
    Respostas: sim e não

    -- "Desculpe, que horas são mesmo?"
    -- "Batata frita".

     overday
  •  22837 posts
  •  

    Avatar do usuário

    songohan2 escreveu:
    overday escreveu:
    Mas aí teria que ter uma formalização de que falsa acusação de fraude é crime eleitoral, se o cara gritar lá da urna "NO PAPEL NÃO SAIU A MESMA COISA QUE EU TO DIGITANDO" teria que ter um procedimento do tipo o presidente da seção perguntar "nesse caso vamos chamar o juiz eleitoral para vir aqui conferir e você deve ficar aguardando, mas se ao chegar for comprovado que isso não está ocorrendo, você estará cometendo um crime e será encaminhado para responder sobre isso, tem certeza que devo chamar?" ou algo assim.
    Ué, o Bolsonaro tá falando em fraude eleitoral há meses, sem provas e nada aconteceu. :lolsuper: :lolsuper:


    Se a pessoa for presa, aí sim que o tumulto é pior. Pode ter certeza que o tumulto vai acontecer. Estamos no Brasil, porra.
    Ele tá dizendo isso aos quatro ventos justamente porque sabe que não tem como provar nem que sim e nem que não aí fica naquela "é a sua palavra contra a minha".

    O que eu tô dizendo é que na hipótese de ter esse voto impresso, o cara tem uma chance de "denunciar" a fraude: ali na hora, dizendo que o que tá no papel não é a mesma coisa que tá na tela. Se ele tem segurança no que tá dizendo e não tem nada a esconder, vai esperar chegar o juiz eleitoral e vai provar ali na hora que teve a fraude. Mas se ele estiver mentindo e o que tá no papel for a mesma coisa da tela, aí obviamente que ele não vai pagar pra ver, sabendo que vai ser desmentido e que vai ter que responder por isso. Isso unibiria os espertinhos que iriam ficar tumultuando seções eleitorais dizendo que o voto impresso não condiz com a urna eletrônica por saber que não vai acontecer nada com eles.

     songohan2
  •  28335 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Aliás, como comprovaria na hora que o cara tá mentindo?

    Tem registro da hora do voto na urna?

    E se a urna realmente tiver alterada e o cara nem estiver causando?

    Eu tenho medo de o Governo gastar uma puta grana nisso e no fim, só gerar tumulto anyway.

    Prefiro que procurem por outras opções de segurança. Se o voto impresso fosse barato, eu diria pra mandar ver, mesmo com os tumultos. Mas teria que testar em eleições menores, não dá pra usar eleição de presidente de 2022 como teste, muita loucura.

     songohan2
  •  28335 posts
  •  

    Avatar do usuário

    > inibir os espertinhos no Brasil


    Eu duvido muito, viu :lolsuper:
    Ainda mais nessa polarização maluca.


    Obs: eu tô comentando sobre como tá sendo ventilado na mídia/Bolsonaro e sua trupe, né. A tua ideia é meio que irrelevante para a discussão de como está sendo ventilada no congresso :lagrimas:

     overday
  •  22837 posts
  •  

    Avatar do usuário

    songohan2 escreveu: Aliás, como comprovaria na hora que o cara tá mentindo?

    Tem registro da hora do voto na urna?

    E se a urna realmente tiver alterada e o cara nem estiver causando?

    Eu tenho medo de o Governo gastar uma puta grana nisso e no fim, só gerar tumulto anyway.

    Prefiro que procurem por outras opções de segurança. Se o voto impresso fosse barato, eu diria pra mandar ver, mesmo com os tumultos. Mas teria que testar em eleições menores, não dá pra usar eleição de presidente de 2022 como teste, muita loucura.
    Pela proposta ali, o voto só é computado depois que o eleitor confirma que tá ok. Se não tá ok ele pode cancelar e tentar de novo, voltando a ocorrer é que ele poderia provar ao mostrar que digita uma coisa e aparece outra no papel. Depois que ele dá o ok dele e o voto é computado aí não tem mais como chiar, se quer reclamar tem que ser antes de confirmar, pra poder mostrar o que tá acontecendo.

     songohan2
  •  28335 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Mas a tua proposta não é a que tá sendo discutida no congresso né :lol: daí tô comentando sobre o que temos de concreto.

    Manda email pra deputados aí.


    E mesmo assim, acho que geraria tumulto. Vc diz que o mesário que vai confirmar a votação final. E teria como ele dar um cancelar e meter um louco com outro voto por cima?

    Pq vc falou que o votante apertaria o verde (confirma) e depois veria o papel e depois o mesário confirmaria o voto.

    Se vc diz que apertou verde, o voto ainda não estaria oficialmente registrado? Como seria essa confirmação no terminal por parte do mesário? O que estaria na tela da urna? Os candidatos votados, que foi como vc descreveu como estaria a tela depois do votante apertasse o verde? Daí o mesário veria essa tela com os candidatos votados?

     FooFighters
  •  8259 posts
  •  

    O modelo que você descreveu é praticamente igual ao do voto impresso, inclusive, essa idéia é bem anterior ao Bolsonaro.

    Acho que a única parte que não está inclusa é de você envolver o presidente pro cara confirmar. Acredito que a idéia é deixar o próprio eleitor confirmar de acordo com o papel impresso e já era.

     FooFighters
  •  8259 posts
  •  

    songohan2 escreveu: Aliás, como comprovaria na hora que o cara tá mentindo?

    Tem registro da hora do voto na urna?

    E se a urna realmente tiver alterada e o cara nem estiver causando?

    Eu tenho medo de o Governo gastar uma puta grana nisso e no fim, só gerar tumulto anyway.

    Prefiro que procurem por outras opções de segurança. Se o voto impresso fosse barato, eu diria pra mandar ver, mesmo com os tumultos. Mas teria que testar em eleições menores, não dá pra usar eleição de presidente de 2022 como teste, muita loucura.
    IHMO, a idéia de que voto impresso é caro é uma falácia.

    Boa parte das urnas atuais já tem módulo para "plugar" a impressora. É só colocar a impressora lá e pronto. (ao contrário do que dizem que teria que comprar um monte de urnas denovo).

    O próprio boletim de urna já é impresso de cada urna ao final da eleição.

     FooFighters
  •  8259 posts
  •  

    songohan2 escreveu: Problema que desse voto impresso, que eu acho boa ideia no papel (com perdão do trocadilho), é que no Brasil, ainda mais no momento atual, vai dar merda.

    O que vai ter de tiozão e maluco retardado (de qualquer lado) falando VOTEI NO BOLSONARO E OLHA SÓ, SAIU PT NO PAPEL!!! (e o cara só votou errado mesmo, seja na malícia ou na burrice). Ou vice versa, 'OLHA LÁ, VOTEI NO PT E SAIU BOLSONARO, FORA VOTO IMPRESSO!!'.

    E aí vai ter puta caos nas zonas eleitorais. Tudo isso ainda custando o olho da cara, pq é caro demais pra implementar isso.

    Será que não tem outro método? Sei lá, usando blockchain?
    Blockchain nas urnas eletrônicas resolve o problema?

    Não. Blockchain serve para garantir que, uma vez registrada uma informação, ela nunca mais seja alterada. Mas se você não souber que a informação está correta no momento em que ela for registrada, de nada adianta garantir que ela não será alterada posteriormente.

    Quando você faz uma compra com bitcoins no seu computador, a blockchain garante que uma vez que você transferiu aquelas moedas para a loja, você nunca mais poderá alegar que não transferiu, e portanto não poderá gastar as mesmas moedas para fazer outra transação. O propósito da blockchain é esse. É para isso que ela foi criada, e não para te proteger de criminosos que queiram roubar seu dinheiro. Se o seu computador estiver infectado com malware, ele pode muito bem registrar na blockchain uma transação incorreta, que transfira o dinheiro para um criminoso em vez de transferir para a loja.

    Com votação, a situação se agrava, pois a transação na blockchain precisa ser sigilosa. Você inclui seu voto em um registro imutável mas, para proteger o sigilo, você depois não deve ser capaz de verificar o destinatário. Como verificar que seu voto foi destinado ao candidato correto? Ao contrário do roubo de bitcoins, que você acabaria percebendo, aqui você jamais saberia que seu voto foi desviado.

    Imagine agora o problema inverso: de alguma maneira, você conseguiu inserir o registro corretamente e de forma sigilosa mas, depois de algum tempo, alguém descobre como quebrar o método que foi utilizado para garantir esse sigilo. Como a informação está registrada para sempre na blockchain, agora você nunca mais pode alegar que não votou naquele candidato.

    https://urnaeletronica.info/faq/

     overday
  •  22837 posts
  •  

    Avatar do usuário

    songohan2 escreveu: Mas a tua proposta não é a que tá sendo discutida no congresso né :lol: daí tô comentando sobre o que temos de concreto.

    Manda email pra deputados aí.


    E mesmo assim, acho que geraria tumulto. Vc diz que o mesário que vai confirmar a votação final. E teria como ele dar um cancelar e meter um louco com outro voto por cima?

    Pq vc falou que o votante apertaria o verde (confirma) e depois veria o papel e depois o mesário confirmaria o voto.

    Se vc diz que apertou verde, o voto ainda não estaria oficialmente registrado? Como seria essa confirmação no terminal por parte do mesário? O que estaria na tela da urna? Os candidatos votados, que foi como vc descreveu como estaria a tela depois do votante apertasse o verde? Daí o mesário veria essa tela com os candidatos votados?
    Então, sinceramente eu nem sei como é a proposta que está lá em debate, como essa discussão tá rolando eu tentei fazer esse exercício mental de bolar uma forma de implementar isso sem ver o que já estão propondo, só pra ver se as ideias seriam semelhantes. Na página anterior até postaram um vídeo, que não sei se é exatamente o que está sendo proposto lá em Brasília, mas até que a ideia geral ficou semelhante à minha. É um pouco mais rebuscada, contempla um "add-on" pra urna eletrônica, eu fui mais na linha de utilizar o que já existe para diminuir custos (já que esse é um dos argumentos contra o voto impresso: o eventual aumento nos custos da eleição).
    Vc diz que o mesário que vai confirmar a votação final. E teria como ele dar um cancelar e meter um louco com outro voto por cima?
    Você tá dizendo o mesario cancelar o voto do cara e depois ele mesario ir lá e botar outro voto no lugar? Não seria isso, a minha ideia é que hoje quando o mesario habilita lá lá urna com o número do título do cara, a urna fica "travada" para aquele eleitor, ela só libera pro próximo quando o cara vota em todos os cargos, aperta o verde e vê aquele "FIM" na tela. A minha ideia seria que esse "FIM" não aparece quando o eleitor aperta o verde na urna, e sim quando o presidente apertar o verde no terminal que fica na mesa dele. O eleitor vota todos os cargos, aparece lá o resumo na tela, aí o presidente pergunta "tá tudo ok? Você confirma que o que tá aí no papel é o que você votou/o que está na tela da urna?", se ele falar que sim o voto impresso é depositado, depois disso o presidente aperta o verde no terminal dele e pronto, aparece "FIM", libera pro próximo eleitor. Se o cara falar que não, que o voto impresso tá errado, o presidente cancela aqueles votos, ainda não registrados, e aí o eleitor faz o procedimento de novo. Depois que o fim da votação tá registrado o mesario não consegue "desfazer" o que foi salvo e fazer outra coisa por cima, assim como já é hoje.
    Se vc diz que apertou verde, o voto ainda não estaria oficialmente registrado? Como seria essa confirmação no terminal por parte do mesário? O que estaria na tela da urna? Os candidatos votados, que foi como vc descreveu como estaria a tela depois do votante apertasse o verde? Daí o mesário veria essa tela com os candidatos votados?
    Pelo que eu imaginei, digamos que a eleição fosse municipal. O eleitor digita lá números de vereador e de prefeito. Aparece só na tela da urna:

    SEUS VOTOS:
    VEREADOR: FULANO
    PREFEITO: BELTRANO

    E ao mesmo tempo isso seria impresso pela urna. No terminal do mesario ele não vê nada, só veria algo do tipo "confirmar votos com eleitor", e perguntaria "ô seu Zezinho,o senhor confirma que o que está na tela é a mesma coisa que está no papel? É isso mesmo que o senhor votou?", nesse ponto o eleitor diria que sim, depositaria o papel na urna "física" e aí o presidente aperta o verde lá no terminal da sua mesa, sem qualquer visão do que apareceu na urna e no papel impresso. Só nesse momento é que o voto seria de fato gravado na urna eletrônica, depois que o papel estivesse dentro da urna física, e aí o restante é como já ocorre hoje, aparece FIM na urna, o cara pega o comprovante de votação e vai embora.

     overday
  •  22837 posts
  •  

    Avatar do usuário

    FooFighters escreveu: Acho que a única parte que não está inclusa é de você envolver o presidente pro cara confirmar. Acredito que a idéia é deixar o próprio eleitor confirmar de acordo com o papel impresso e já era.
    Essa minha ideia do presidente confirmar seria pra ter alguém isento que garantiria que o voto só seria registrado na urna eletrônica depois que a cédula de papel estivesse dentro da sua respectiva urna, pra não ter chance de discrepância entre elas. Mas esse modelo aí do vídeo funciona também, onde o cara nem bota a mão no papel e, ao confirmar, isso já realiza as duas ações: o depósito do papel e a confirmação eletrônica. É até mais eficiente, mas eu fui mais pela linha do "funcionar com o que já existe hoje" pelos custos, por isso eu nem considerei o desenvolvimento desse hardware extra mais rebuscado rs...

     songohan2
  •  28335 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Ah sim, o mesário então confirmaria apertando um botão remotamente. Entendi :rimbuk2:

    Agora tô com sono de responder, mas a princípio parece uma ideia melhor do que a que tá rolando no congresso, na real a ideia é quase a mesma, mas teoricamente esse add on aí que vc disse diminuiria mesmo a chance de tumulto acho.

     Wukong SSJ
  •  9333 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Urna eletrônica é tranquilo até de hackear.

    O problema é que são inúmeras urnas espalhadas pelo Brasil, complicado acessar muitas.

    No geral não precisa tanto do voto impresso, considerando que a diferença do presidente eleito pode ser milhões de votos.

    Porém ter voto impresso só melhora as coisas, o único problema é de onde vai sair o dinheiro pra isso ser feito. Se sair de um local como orçamento de deputados / senadores, seria só wins.

     Mucamo
  •  29544 posts
  •  

    Avatar do usuário

    songohan2 escreveu: Problema que desse voto impresso, que eu acho boa ideia no papel (com perdão do trocadilho), é que no Brasil, ainda mais no momento atual, vai dar merda.

    O que vai ter de tiozão e maluco retardado (de qualquer lado) falando VOTEI NO BOLSONARO E OLHA SÓ, SAIU PT NO PAPEL!!! (e o cara só votou errado mesmo, seja na malícia ou na burrice). Ou vice versa, 'OLHA LÁ, VOTEI NO PT E SAIU BOLSONARO, FORA VOTO IMPRESSO!!'.

    E aí vai ter puta caos nas zonas eleitorais. Tudo isso ainda custando o olho da cara, pq é caro demais pra implementar isso.

    Será que não tem outro método? Sei lá, usando blockchain?
    Sim. Haverá esse problema.

    A ideia do @overday carece de praticidade. No caso, um maluco que votou no PT e com o papel na mão disser que votou no Bolsonaro, o que aconteceria? Qual a solução? Anular o voto? Não se anula voto no terminal do mesario. E nem haverá essa possibilidade. Mesario nao manda em nada.

    Isso traria mais problemas do que seria uma solução.

     Mucamo
  •  29544 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Continua sem praticidade.

    Juiz eleitoral chegar na sessão? Tá de brincadeira? As sessões são gigantes. Não tem como juiz eleitoral comparecer a CADA SESSÃO se isso ocorrer. Iria paralisar eleições por horas.

    Continuo vendo sem aplicação. Se o voto é computado quando o mesario da OK, para que chamar juiz eleitoral? Isso daria um problema gigantesco em varias sessões.

    O cidadão diria que ta saindo errado o dele. Vai esperar juiz? Isso sistemática atrasados demais.

    A proposta atual pelo menos nao teria contar o do eleitor com o comprovante.

     4718
  •  27543 posts
  •  

    Avatar do usuário

    BOLSONARO TEM RAZÃO!!!!!!!

     Mortal Kombat
  •  25994 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Eu acho que o grande problema nem seja a questão das urnas e sim depois que esses dados chegam no TSE, ninguém me garante que eles possam mudar ou não na hora da divulgação.

     Alt F4
  •  1835 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Eu nem acho o projeto de voto impresso um absurdo.

    Mas tem que ser muito "siga o mestre" e baba ovo pra achar que já teve alguma fraude nas urnas eletrônicas. As tais evidências do Bolsonaro são cômicas e brincadeiras de mau gosto.
    • 1
    • 2
    • 3
    • 4
    • 5
    • 10

    MENSAGENS RECENTES

    Poha Yuri Não pode perder um desse

    da uma depressao ver jogo nesse buraco que o bra[…]

    Lixo de Real passando. Infelizmente City é[…]

    Esse jogo vai terminar 1x1.



    O melhor conteúdo: seguro, estável e de fácil manutenção, desde 2012