Discuta as notícias e acompanhe os campeonatos do bom e velho futebol

 Farofas
  •  195798 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Imagem

    Começou no fim de semana a Copa Chile, 2º torneio de futebol mais importante do país.

    O que tornou especial a estreia dessa edição é que seu jogo inaugural foi disputado a 670 km da costa chilena, num arquipélago no qual a história do náufrago Robinson Crusoé foi inspirada.

    O arquipélago Juan Fernández, hoje habitado por menos de mil pessoas, foi escolhido pela federação chilena há 7 meses pra abrir o torneio.

    Tanta antecedência foi necessária pra preparação: só 3 companhias aéreas chegam até lá, com aviões com capacidade pra apenas 8 pessoas.

    Imagem

    A ilha principal de Juan Fernández hoje se chama Robinson Crusoé, nome adotado em 1966, baseado no romance escrito pelo inglês Daniel Defoe.

    Uma das inspirações de Defoe foi a história do marinheiro escocês Alexander Selkirk, que, no século XVIII, passou 4 anos isolado na ilha.


    Imagem
    Ilustração do livro Robinson Crusoé, de Daniel Defoe, na edição publicada pela Companhia das Letras. Desenho mostra um homem remando sobre uma jangada, levando consigo alguns mantimentos, um gato e um cachorro

    Pra representar o arquipélago, foi montada uma seleção de Juan Fernández.

    Já o adversário seria o Santiago Wanderers, clube que, embora hoje esteja na segundona do Chile, é tradicional, já foi campeão nacional e é um time profissional, o que obviamente faz toda a diferença.


    O Wanderers combinou com a federação para enviar apenas 7 jogadores do time principal, que foram de navio. Ao todo, foram 6 dias de viagem, somando ida e volta.

    O técnico da equipe, o uruguaio Francisco Palladino, chegou de avião algumas horas antes da partida.

    E o resultado?

    O Wanderers teve dificuldade e bateu a seleção de Juan Fernández por um apertado placar de 2 a 1. O desempate veio a apenas 4 minutos do fim.

    Quase toda a população do arquipélago esteve no estádio de campo sintético San Juan Batista, a metros do mar.

    Entre os jogadores enviados pelo time profissional, estava um velho conhecido dos são-paulinos, o argentino-paraguaio Marcelo Cañete.

    Mas os grandes heróis da partida estavam do outro lado, como o pescador Ramón Salas, que saiu do banco, entrou no 2º tempo e se sentiu vencedor.

    Salas acidentalmente deu um tiro na própria perna enquanto pescava, há alguns anos, conta o jornal El País. Distante do continente, quase morreu. Sobreviveu e se recuperou milagrosamente.

    O gol de Juan Fernández foi marcado por seu irmão, Osvaldo.

    Após o jogo, representantes do Wanderers foram conhecer Guillermo Martínez Yáñez. Com 94 anos, é o habitante mais velho do arquipélago. E é wanderino: apesar do nome, o Santiago Wanderers é de Valparaíso.

    A região de Valparaíso é responsável pela administração de Juan Fernández.

    Imagem

    Mucamo  isso

     Farofas
  •  195798 posts
  •  

    Avatar do usuário

    creio que tópicos que envolvem futebol + ficção não tem mais espaço por aqui

    o q rende cliques são discussões de balancetes financeiros e dividas trabalhistas

     Lakitus
  •  45769 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Bora fazer uma em Noronha também
    Farofas, Mucamo  isso

     Farofas
  •  195798 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Lakitus escreveu: Bora fazer uma em Noronha também
    lá tem estádio, mas acho q a CBF não ia aceitar por ter as linhas pretas
    ImagemImagemImagemImagemImagem


    O visual lembra qualquer campo de várzea arrumado, mas o local é, oficialmente, um “estádio”. No caso, o Estádio Distrital Salviano José de Souza Neto, o “Pianão”, numa homenagem ao melhor jogador da história da ilha, morto num acidente automobilístico em 2000. Esta é o único estádio de futebol oceânico do Brasil.

    Reformado naquele mesmo ano, o campo, que faz parte da administração da ilha, só voltaria a receber melhorias em 2017, com novos refletores e tela de alambrado, num investimento de R$ 30 mil. Não há arquibancada. No máximo, alguns troncos de coqueiros improvisados. E apesar da alcunha distrital, não está entre os 39 estádios pernambucanos catalogados pela CBF – segundo a última versão do documento, de 2016. Como dimensões oficiais (105m x 68m), o único campo noronhense fica na Vila do Trinta, entre a Vila dos Remédios, a principal, e o Porto de Santo Antônio.
    Mucamo  isso

     Mucamo
  •  29610 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Bom tópico. Outro dia do nada eu tava conversando sobre futebol aleatoriamente e lembrei daquele tópico daquele time que fica lá no canto da Rússia. Que quase subia para a champions. Aí falei dele e tal.

    Assuntos aleatórios que o cara usa numa roda de conversa.
    Farofas  isso

     Farofas
  •  195798 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Mucamo escreveu: Bom tópico. Outro dia do nada eu tava conversando sobre futebol aleatoriamente e lembrei daquele tópico daquele time que fica lá no canto da Rússia. Que quase subia para a champions. Aí falei dele e tal.

    Assuntos aleatórios que o cara usa numa roda de conversa.
    Sim, o SKA-Khabarovsk.

    https://forum.lolesporte.com/viewtopic.php?f=6&t=84839

    Infelizmente os times da Russia seguem banidos pela UEFA. meu sonho era ver esse time jogando a Conference League e forçando os adversários a viajarem durante 24h + escalas para chegar no estádio deles
    Mucamo  isso

     Rlim
  •  41402 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Pensei que era a Ilha de Páscoa.

    Nem sabia que o Chile tinha essas outras ilhas.

     Farofas
  •  195798 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Rlim escreveu: Pensei que era a Ilha de Páscoa.

    Nem sabia que o Chile tinha essas outras ilhas.
    Ilha de Pascoa sediou jogo em 2020

    Imagem

    lha de Páscoa, também conhecida como Ilha Rapa Nui: uma das províncias do Chile, porém localizada a mais de 3700 quilômetros da costa chilena. Essa afastada e pequena (conta com cerca de 5000 habitantes) e conhecida por suas enigmáticas estátuas de pedra possui uma autonomia com constituição própria, uma língua secundária e uma seleção de futebol. Mas não se trata de uma seleção comum, mas sim uma vinculada a CONIFA, uma confederação formada por regiões autônomas, etnias e países não federados a FIFA. As seleções da CONIFA possuem um status diferentes, pois além de disputar apenas os campeonatos continentais e mundiais da Federação, as equipes podem disputar o campeonato nacional de seu país, e assim aconteceu com Rapa Nui.

    Em 2009, a Ilha, considerada o destino turístico mais isolado do mundo, se aproximou do continente para disputar a Copa Chile, campeonato equivalente a nossa Copa do Brasil. Em uma ação para dar visibilidade ao futebol da região, a Federação Chilena de Futebol colocou o Colo Colo, um dos três grandes do país para enfrentar o esquadrão do Oceano Pacífico. Vale ressaltar que antes dessa histórica partida, Ilha de Páscoa tinha disputado apenas duas partidas, ambas contra o território ultramarino chileno de Juan Fernandes e em ambas foi derrotada, sendo a primeira por 5 x 4 e a segunda por um sonoro 16 x 0.

    No dia 5 de agosto, o estádio Hanga Roa, localizado na cidade que dá nome ao campo, e único município do território, estava mais lotado que nunca, o país inteiro estava com os olhos virados para o pequeno território do Pacífico. Antes da partida, a seleção fez a tradicional dança polinésia do Hakka para intimidar os “Albos”, porém a diferença entre o nível das duas equipes, sendo a seleção formada somente por atletas amadores, deu uma vitória fácil para o Colo Colo, ganhando por 4 x 0, mas não impedindo o povo Rapa Nuii de fazer história.



    Rlim  isso

    MENSAGENS RECENTES

    Olha esse Q1 do Hulk, inacreditável :lolsu[…]

    @TRIPA_SECA pagou full price? Esses tempos tava […]

    https://twitter.com/TumultoBR/status/17908290515[…]

    https://twitter.com/EdRaposo_/status/1791429914517[…]



    O melhor conteúdo: seguro, estável e de fácil manutenção, desde 2012