O seu lugar para falar asneiras e discutir assuntos variados
  • 1
  • 186
  • 187
  • 188
  • 189
  • 190
  • 286

leonardo3567
  •  14561 posts
  •  

esses dias ajudei uns caras que trampam nessa area de Data Science na empresa onde trabalho, tinham feito um codigo bem porco

123olivera4
  •  755 posts
  •  

leonardo3567 escreveu: esses dias ajudei uns caras que trampam nessa area de Data Science na empresa onde trabalho, tinham feito um codigo bem porco
    Onde trabalho existe literalmente uma rivalidade do pessoal de data science com os programadores. Geralmente, o pessoal de ds não tem experiência com engenharia de software e trabalha com linguagens interpretadas. Por exemplo, para um estatístico aprender R e Python é um pulo, agora C++ e Java o pessoal nem tenta. Por outro lado, o cientista de dados que consegue fazer esse meio de campo de engenharia de software com estatístico é super valorizado

leonardo3567
  •  14561 posts
  •  

123olivera4 escreveu:
    leonardo3567 escreveu: esses dias ajudei uns caras que trampam nessa area de Data Science na empresa onde trabalho, tinham feito um codigo bem porco
    Onde trabalho existe literalmente uma rivalidade do pessoal de data science com os programadores. Geralmente, o pessoal de ds não tem experiência com engenharia de software e trabalha com linguagens interpretadas. Por exemplo, para um estatístico aprender R e Python é um pulo, agora C++ e Java o pessoal nem tenta. Por outro lado, o cientista de dados que consegue fazer esse meio de campo de engenharia de software com estatístico é super valorizado
    É os dois que ajudei sao bem inteligentes porem nao correm atras, pro tipo de programas que eles fazem tinham de conhecer mais afundo, principalmente o Python que pode virar uma tartaruga se for codificado de forma ineficiente

Eu ate pensei em correr atras e cair de cabeca nessa area, mas tenho medo de gastar meu tempo e $$ e dar um flopao

123olivera4
  •  755 posts
  •  

leonardo3567 escreveu:
    123olivera4 escreveu:
    É os dois que ajudei sao bem inteligentes porem nao correm atras, pro tipo de programas que eles fazem tinham de conhecer mais afundo, principalmente o Python que pode virar uma tartaruga se for codificado de forma ineficiente

Eu ate pensei em correr atras e cair de cabeca nessa area, mas tenho medo de gastar meu tempo e $$ e dar um flopao
    Eu tive a experiência de colocar em um sistema da empresa um algoritmo de Machine learning em produção e fui crucificado ao longo dos code reviews haha. Sofri muito com java mas no final aprendi bastante ! Tive que aprender java generics, java reflections e ,finalmente , aprender a diferença entre uma interface e uma classe abstrata.

Mas entenda o lado do cara de ciência de dados, ele geralmente odeia ficar lutando com detalhes de implementação. Ele quer gerar alguma análise que vai agregar valor ou montar um protótipo para o programador implementar. Por mim, eu trabalharia somente com MATLAB/R, e nunca encostava em outra linguagem.

No reddit tinha um rant sobre isso :lolsuper:
    Why can't you guys comment your fucking code?

FooFighters
  •  8290 posts
  •  

Por isso algumas empresas tem o Data Scientist e o Machine Learning Enginer.

O Data Scientist é o cara mais preocupado com os métodos, verificar se o modelo dele é bom, melhorar o modelo e etc.

Já o Machine Learning Engineer é o cara que coloca o modelo em produção, verifica como o modelo tá performando e etc.

FooFighters
  •  8290 posts
  •  

leonardo3567 escreveu:
    123olivera4 escreveu:

Data Scientist precisa se preocupar com performance também.

Existe o caso emblemático do Netflix Prize que o modelo era tão complexo que era muito tenso de colocar em produção.

Ou seja, o modelo podia ser bem "assertivo" mas demorava pra cacete pra processar as coisas e então acabaram desprezando esse modelo em prol de um mais performático.

Klimt
  •  6086 posts
  •  

Oreiro é horrível.

Só que essa pataquada aí é do Ricardo Hausmann lá de Harvard.

Mas óbvio que esses caras nunca vão falar um A que seja pro Hausmann.

Turin
  •  23675 posts
  •  

Eu tava vendo isso aqui:

"O novo presidente da França, Emmanuel Macron, está apostando em políticas liberais para reformar o país. Cumprindo uma medida de campanha, o líder do movimento En Marche prevê um corte de impostos de até 10 bilhões de euros para o orçamento de 2018. A redução no gasto público é ainda maior: 16 bilhões de euros. "

Parece algo lógico do ponto de vista econômico E político.

Se um governo precisa de 6 bilhões, em geral se pensa que ele tem 2 formas: aumentar a arrecadação em 6 bilhões ou diminuir as despesas em 6 bilhões.
    A primeira ninguém gosta, pq implica em aumento de imposto. A segunda ninguém gosta pq implica em 'corte de direitos'. Muitas vezes são opções inviáveis politicamente.

Mas, de repente, a soma de redução de impostos + 'corte de direitos' seja palatável pela sociedade e, portanto, uma boa jogada política, principalmente se fossem coisas diretamente relacionadas.

Por exemplo: 'vamos reduzir a tributação sobre combustíveis e privatizar a Petrobrás' parece algo até viável politicamente no Brasil. Por que nunca se usa esse tipo de abordagem? :rimbuk2:

samukaits
  •  1442 posts
  •  

Klimt, conhece o fundo quant da Kadima?

A lâmina do fundo para quem se interessar: http://www.kadimaasset.com.br/download/ ... 017_09.pdf

Política de investimento:
    A estratégia predominante utilizada pelo Fundo é a quantitativa, na qual modelos matemático-estatisticos desenvolvidos pela equipe da Kadima Asset Management pretendem capturar boas oportunidades de operação sistematicamente observadas no mercado, utilizando-se de diversos indicadores de preços e fundamentos.

O desempenho histórico é 151% CDI.

FooFighters
  •  8290 posts
  •  

samukaits escreveu: Klimt, conhece o fundo quant da Kadima?

A lâmina do fundo para quem se interessar: http://www.kadimaasset.com.br/download/ ... 017_09.pdf

Política de investimento:
    A estratégia predominante utilizada pelo Fundo é a quantitativa, na qual modelos matemático-estatisticos desenvolvidos pela equipe da Kadima Asset Management pretendem capturar boas oportunidades de operação sistematicamente observadas no mercado, utilizando-se de diversos indicadores de preços e fundamentos.

O desempenho histórico é 151% CDI.
    Sharpe de 0.95, interessante

FooFighters
  •  8290 posts
  •  

Butcher escreveu:
    FooFighters escreveu: Ainda sobre correlação e causalidade, um post do Samuel Pessoa que fala um pouco disso.

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/sa ... ento.shtml

Eu estaria sendo pretensioso demais ao dizer que o José Luis Oreiro, que é Doutor em Economia, não sabe diferença entre correlação e causalidade?
    argumento à autoridade bom
    Argumento à autoridade aonde? :lolsuper: :lolsuper:

Você tá vendo coisas onde não tem velho

123olivera4
  •  755 posts
  •  

Ontem, um professor me deu de presente esse livro
    Imagem

Alguém conhece ?
    • 1
    • 186
    • 187